A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

População 2º EM – 2016 Jeferson.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "População 2º EM – 2016 Jeferson."— Transcrição da apresentação:

1 População 2º EM – 2016 Jeferson

2 POPULAÇÃO E CRESCIMENTO
Em 1850 a população da Terra atingia o seu primeiro bilhão e uma de cada três pessoas residia na China. Passaram-se pouco mais de cem anos até que em 1927, o segundo bilhão foi alcançado. Em 1950 a população atingiu a marca de 2,5 bilhões. 1999 – 6 bilhões. 2011 – 7 bilhões.

3

4 CORRENTES DO PENSAMENTO DEMOGRÁFICO
Pessimista – previa que a população do mundo chegaria a 8,5 bilhões de habitantes no fim do século XX; Otimista – previa para o fim do século XX uma população mundial em torno de 6,5 bilhões de habitantes. QUAL ESTAVA CORRETA?

5 CONCEPÇÕES SOBRE POPULAÇÃO
Lei de Malthus ou Malthusianismo No final do século XVIII, Thomas Robert Malthus - a razão para a existência da miséria e das enfermidades sociais seria o descompasso entre: a capacidade de produção de alimentos, que se daria numa progressão aritmética (1,2,3,4,5), em relação ao crescimento populacional que se daria numa progressão geométrica (1,2,4,8,16). ESTARIA MALTHUS CORRETO?

6 Neomalthusianismo No pós 2ª Guerra Mundial, o crescimento populacional acelerado nos países subdesenvolvidos, fez despertarem os adeptos de Malthus chamados de neomalthusianos. Segundo eles, a pobreza e o subdesenvolvimento seriam gerados pelo grande crescimento populacional, e em virtude disso seriam necessárias drásticas políticas de controle de natalidade, que se dariam através do famoso e bastante difundido, "planejamento familiar". Muitos países subdesenvolvidos adotaram essas políticas antinatalista – Laqueadura e Esterilização.

7 Reformistas ou marxistas
Consideram que é a própria miséria a responsável pelo acelerado crescimento populacional; Defendem reformas de caráter socioeconômico que possibilitem a melhoria do padrão de vida das populações dos países subdesenvolvidos; O maior contraceptivo está relacionado aos investimentos públicos nas áreas sociais, especialmente na saúde, infraestrutura e educação. Consequência: o planejamento familiar espontâneo, e com isso a redução das taxas de natalidade e crescimento vegetativo, como ocorreu em vários países hoje desenvolvidos.

8 Qual a relação da Revolução Industrial com o crescimento demográfico?
A vacina contra Varíola foi um dos maiores avanços  que permitiram  diminuição da  mortalidade. A Revolução Industrial foi uma melhora não só dos meios de produção, como a máquina a vapor, ela atingiu diversas áreas do conhecimento científico e marcou esse período com grandes descobertas e mudanças na demografia

9 Mudanças / Avanços nas áreas: - Ciência (medicina); - Higiene; - Condições sanitárias; - Vacinas (Varíola); -Migração do campo para a cidade; Esses avanços impactaram diretamente a demografia européia que diminuiu as taxas de mortalidade / aumentaram a expectativa de vida. O trabalho infantil na Rev. Ind. estimulou um aumento no nº de filhos nas famílias.

10 Transição Demográfica

11

12 Explosão demográfica É o crescimento elevado da população do mundo ou de um determinado território ou região. Pode ser causada por diferentes motivos, variando conforme o período histórico e as diferentes localidades.

13 A população mundial levou mais de 1600 anos para dobrar o seu tamanho e, depois, mais 200 anos para dobrar novamente. Posteriormente, o planeta continuou um crescimento elevado da sua população, principalmente quando saltou de 2,5 bilhões para 5 bilhões em apenas 37 anos. Por esse crescimento populacional extremamente rápido e elevado, foi criada, nos anos 1980, a expressão “explosão demográfica”.

14 Implosão demográfica É vinculado a redução das taxas de natalidade no mundo ou de um determinado território ou região. É causada pela entrada maciça da mulher no mercado de trabalho (anos 70) e o consequente planejamento familiar, favorecido pelas políticas do governo de acesso aos métodos contraceptivos.

15 DIVISÃO DAS TRÊS FAIXAS ETÁRIAS
População jovem: Desde o nascimento até 19 anos População adulta: De 20 a 59 anos População idosa: Acima de 60 anos

16 Pirâmide Etária

17

18 Retomar as características visuais das pirâmides etárias
Retomar as características visuais das pirâmides etárias. Pirâmides com a base mais estreita, como a da França, indicam uma taxa de natalidade baixa. Quando a faixa etária de adultos está mais alargada, representa uma maior quantidade de população economicamente ativa. O topo mais largo indica que a presença de idosos é significativa. O governo que possui essa estrutura de pirâmide precisa direcionar seus planos na geração de empregos, além de oferecer estrutura, principalmente de saúde, adequada aos idosos.

19

20 Explicar que as pirâmides etárias que possuem base larga, como a da Etiópia, indicam grande quantidade de crianças, predomínio de jovens e baixa expectativa de vida, menor quantidade de população economicamente ativa e de idosos. Essa estrutura populacional é característica de países subdesenvolvidos, e o governo necessita investir muito em programas de educação, de saúde para crianças e adolescentes.

21


Carregar ppt "População 2º EM – 2016 Jeferson."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google