A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dinâmica populacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dinâmica populacional"— Transcrição da apresentação:

1 Dinâmica populacional

2 Em 2016, a população mundial ultrapassou a marca de 7,4 bilhões de habitantes, distribuídos de forma desigual n os cinco continentes. A previsão é que, até 2030 esse número chegue a 8,5 bilhões.

3 Definições População absoluta é o número total de habitantes de um lugar (país, cidade, estado e etc.). Quando um determinado lugar possui um grande número de habitantes, dizemos que é “populoso” ou de grande população absoluta; e quando possui um pequeno número de habitantes, dizemos que é “não-populoso” ou de pequena população absoluta.

4 Definições População relativa é também chamada de densidade demográfica, e algumas pessoas confundem população absoluta com densidade demográfica. Densidade demográfica é a média de habitantes por km2, para obtê-la basta dividir a população absoluta pela área. Quando um lugar possui elevada densidade demográfica dizemos que é densamente povoado; e quando possui baixa densidade dizemos que é fracamente povoado.

5 Definições O crescimento natural ou crescimento vegetativo é a diferença entre os nascimentos e mortes, ou seja, entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. O Crescimento natural pode ser: Positivo: Quando o número de nascimentos é maior que o de mortes. Taxa de fecundidade pode ser entendido o número médio de filhos que uma mulher terá ao longo de sua idade reprodutiva.

6 Definições A taxa de natalidade (TN) indica a número de nascimentos por mil habitantes no período de um ano A taxa de mortalidade (TM) corresponde ao número de óbitos anuais por mil habitantes.

7 Afinal quem somos? Os povos pré-colombianos  sofreram não só fisicamente com a invasão europeia, mas também com a influência de culturas e costumes deixados aqui. Os ‘pré-colombianos’ são aqueles que já ocupavam as américas antes da ‘descoberta’ do continente pelo navegador europeu Cristóvão Colombo. Africanos, asiáticos e outras nacionalidades trouxeram diversidade, mas também porque não dizer que essa diversidade trouxe uma imensa mistura de costumes, fazendo com que o continente desenvolvesse uma rica diversidade étnica e cultural.

8 América Latina compreende os países que tem por característica principal o idioma originado do latim. São, portanto aqueles países que foram colonizados por países que tem sua língua originada no latim. América anglo-saxônica por sua vez são aqueles que foram colonizados pelos povos anglo-saxônicos, (britânicos), portanto a língua inglesa é a utilizada nos países da América do norte. 

9 Maior densidade demográfica na América
A distribuição da população na América é desigual devido as características climáticas e de relevo. A faixa litorânea é a mais povoada, onde concentram as indústrias e o comércio. Devido ao relevo plano essa região possui altas densidades demográficas. Na América Central a distribuição é relativamente homogênea, com densidades elevadas em todo o istmo. Na América do Sul, destacam-se como barreiras naturais a Floresta Amazônica, a Cordilheira dos Andes e o Deserto do Atacama. As Maiores densidades demográficas na América do Sul estão em São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires.

10 Crescimento populacional e Controle na América Anglo Saxônica
No século XIX, na América do norte, principalmente os EUA, passou por um grande período de crescimento. Assim como muitos imigrantes foram para o país. Houve uma significativa melhora nas condições de vida da população e redução das taxas de mortalidade. No século XX, alguns fatores como os cuidados no planejamento familiar, a inserção da mulher no mercado de trabalho, e o custo alto das famílias, fez com que as taxas de natalidade diminuíssem. Aliado a esse fator, houve um rigoroso controle na entrada de imigrantes.

11 Crescimento populacional América Latina
Já na América Latina, aconteceu o oposto. Quando nos países ricos o número de habitantes passou a ser controlado, nos países latino-americanos houve uma explosão demográfica. Aliado a grande taxa de natalidade as condições de higiene melhoraram tratamento de esgoto, lixo, condições médico- sanitárias, e juntamente com essas melhoras as taxas de mortalidade diminuíram.

12 Crescimento populacional é sinônimo de pobreza?
É notadamente comprovado que os países subdesenvolvidos possuem uma característica em comum: o número de filhos por família geralmente alto. Assim, muitos especialistas acreditam que o crescimento demográfico é uma das causas do subdesenvolvimento da América latina. Percebendo isso, muitos países adotaram medidas de controle de natalidade, campanhas de planejamento familiar, etc. Contudo, mesmo diminuindo o crescimento demográfico, os problemas sociais persistiram.

13 Os aspectos populacionais irão definir inclusive a qualidade de vida de um povo. Nos países mais ricos, as pessoas optam por estudar, se manterem mais ocupadas com crescimento profissional, conhecendo lugares e culturas, estão estudando mais, isso reflete no número de filhos, pois quanto maior o nível de escolaridade menor o número de filhos. A mulher não só foi para o mercado de trabalho, ela conquistou cargos de responsabilidade e muitas vezes adiou a gestação.

14 No caso dos países subdesenvolvidos a questão cultural ainda interfere
No caso dos países subdesenvolvidos a questão cultural ainda interfere. Nem todos tem acesso à educação, mulheres que sem orientação engravidam muito cedo, deixam de estudar e infelizmente engrossam as taxas de natalidade. Porém de pobreza, principalmente nos países da América tem como principal razão os problemas sociais é a distribuição de riqueza desigual.

15 (UFPE – Geografia) Um estudo sobre a dinâmica e a distribuição da população de uma determinada área é realizado a partir do conhe­cimento e da compreensão dos seus indicadores demográficos. Em relação a alguns desses indicadores, analise as proposições abaixo. I. [      ] A densidade demográfica é obtida a partir da divisão da superfície territorial de um lugar pela sua população absoluta. II. [      ] A taxa de fecundidade é um indicador populacional que influencia diretamente o comportamento de um outro indicador, o da natalidade. III. [      ] A taxa de mortalidade infantil identifica o número de óbitos de crianças menores de um ano. IV. [      ] O crescimento vegetativo é calculado com base nas taxas de natalidade, mortalidade e migração. V. [      ] O superpovoamento de uma área não é identificado apenas pela densidade demográfica, mas também pelas condições socioeconômicas existentes As alternativas verdadeiras são: (A).   I e IV apenas. (B).   I, II e III apenas. (C).   I, III, IV e V apenas. (D).   II, III e IV apenas. (E).   II, III e V apenas.

16 Colonização do Continente Americano
O processo de colonização no continente americano foi promovido pelos europeus, com destaque para os espanhóis, portugueses, britânicos, holandeses e franceses, e uma das principais heranças desse processo é a língua. Nesse sentido, as nações colonizadas por países cujo tronco linguístico é o germânico (inglês), pertencem à América Anglo-saxônica. A América Latina, por sua vez, é integrada pelos países que possuem língua neolatina (francês, português e espanhol).

17 Colonização do Continente Americano
Os países considerados latinos tiveram uma colonização de exploração, ou seja, apenas forneciam riquezas oriundas da natureza (madeira, pedras preciosas, entre outros) e cultivavam produtos tropicais (cana-de-açúcar, café, borracha, entre outros). Em resultado a essa intensa exploração, os países latinos herdaram desse período um grande atraso socioeconômico que reflete nos dias atuais.

18 Os países que fazem parte da América Anglo-saxônica tiveram uma colonização de povoamento. Isso quer dizer que o interesse da metrópole era povoar e desenvolver o lugar. Nesse tipo de colonização a intenção não estava ligada à exploração de riquezas com a finalidade de enviá-las para a metrópole, e sim de abastecer os próprios habitantes. Em suma, as riquezas produzidas permaneciam no país. Essa característica foi de fundamental importância para que países como Estados Unidos e Canadá se tornassem grandes nações, sendo o primeiro a maior potência mundial.


Carregar ppt "Dinâmica populacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google