A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FÓSFORO. 1.CARACTERÍSTICAS DO P - O P é um macronutriente primário - Menos exigido pelas culturas que N e K - Mais aplicado na lavoura Baixo teor no solo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FÓSFORO. 1.CARACTERÍSTICAS DO P - O P é um macronutriente primário - Menos exigido pelas culturas que N e K - Mais aplicado na lavoura Baixo teor no solo."— Transcrição da apresentação:

1 FÓSFORO

2 1.CARACTERÍSTICAS DO P - O P é um macronutriente primário - Menos exigido pelas culturas que N e K - Mais aplicado na lavoura Baixo teor no solo Dinâmica no solo - Nutriente que mais limita a produção

3 6

4 2.Conteúdo no solo Solos brasileiros são muito pobres em P Os solos maiores teores são derivados de rocha basalto e não muito intemperizados. Os solos mais pobres são derivados de arenitos ou excessivamente intemperizados.

5

6 3. Formas de ocorrência de P no solo: a) P nos minerais primários: Mais importante: Apatitas Constituem a fonte original de P no solo. b ) P orgânico: - Representa de 25 a 75 % do total de P do solo.

7 3. Formas de ocorrência de P no solo : c) P na solução do solo: - Ocorre em concentrações muito baixas - Principal forma: ortofosfato primário( H2PO4 - ) d) P nos minerais secundários: Na solução do solo, o H2PO4 - se liga principalmente com Ferro, Alumínio e Cálcio e se precipita em novos minerais, insolúveis. - Estrengita: Fe(OH)2H2PO4 - Variscita: Al(OH)2H2PO4 - Fosfato dicálcico: Ca2HPO4 - Fosfato tricálcico: Ca3(PO4)2

8 3. Formas de ocorrência de P no solo: e) P adsorvido: - Os ìons H2PO4 - presentes na solução do solo se ligam à superfície dos colóides (adsorção). Fatores que influenciam a adsorção de P - Concentração de P na solução do solo: a adsorção aumenta com o aumento da concentração de P na solução do solo. - Teor e natureza da argila: -maior teor de argila  maior adsorção -óxidos de Fe e Al > adsorção que as argilas 1:1 - Tempo de contato com o solo: maior tempo, maior adsorção. - M.O.S. : quanto mais matéria orgânica, menor adsorção. - Saturação de P no solo: maior saturação, menor adsorção.

9 f) P fixado: FIXAÇÃO = perda da disponibilidade Com o passar do tempo, o íon fosfato se liga aos óxidos de Fe e Al por reação química (ligação covalente). O íon fosfato adsorvido não é trocável.

10 .

11 Classificação das formas de P segundo a disponibilidade P solução: Íons H2PO4 - que estão na solução do solo  P prontamente disponível P lábil: Está na fase sólida mas pode passar para a solução em curto prazo  P disponível P não lábil: Está na fase sólida e pode passar para a solução a longo prazo  P não disponível.

12

13 4. Adições de P no solo: Principal: fertilizantes Outras: Mineralização da mat. org. Decomposição das rochas

14 5. Perdas de P: Remoção pelas colheitas: remoção menor que N e K exigência varia entre 5 e 20 kg ha -1 Erosão: perdas variam entre 0 e 30 kg ha -1 Lixiviação: perdas desprezíveis em solos argilosos e muito pequena em solos arenosos.. Precipitação. Fixação: ?

15 6. Manejo do solo visando a manutenção de P Fazer calagem antes da adubação fosfatada Fazer a adubação fosfatada com frequência ou fosfatagem Aplicar adubos orgânicos com frequência Fazer rotação de culturas Adotar o sistema de plantio direto Aplicar o fosfato solúvel de forma localizada

16 7.Análise de solo para P e recomendação de adubação fosfatada Análise de solo é um dos instrumentos mais utilizados para recomendação de adubação. A recomendação baseia-se na relação existente entre teores de nutrientes no solo e rendimentos das culturas.

17 CUIDADO: Na interpretação da análise de solo verificar qual o extrator utilizado. No Brasil, os dois principais são: - Resina trocadora de íons (mais utilizada em SP) - M ehlich I

18

19 COM BASE EM EXPERIMENTOS DE CAMPO PARA DIVERSAS CULTURAS SÃO ESTABELECIDAS AS DOSES DE MAIOR RETORNO ECONÔMICO

20

21 Tipos de adubação fosfatada: a)adubação de correção(fosfatagem): tem por objetivo transformar o solo de baixa fertilidade em P em solo fértil para o elemento, procurando-se atingir determinado teor de P no solo. É feita com a aplicação de P em área total, em pré-plantio. b)Adubação de manutenção: É a aplicação do fertilizante em quantidades que visam manter o nível de fertilidade do solo, fornecendo apenas a quantidade exigida pela planta para se obter determinada produtividade. É feita com base na exigência da planta e na análise de solo. Deve ser aplicado no sulco do plantio, próximo das raízes.

22 8. Fertilizantes fosfatados: Composição:rochas fosfáticas, contendo fosfatos de Ca. Origem: - Vulcânica: apatitas – BRA, CAN, RUS, AFS. - Depósitos sedimentares no leito de oceanos, usualmente nas áreas costeiras que depois tornaram-se terra: Fosforitas – Norte da África, China, Oriente Médio, EUA).

23 Apatitas: Rocha fosfatada que predomina no Brasil. Ex. Fluorapatita, hidroxipatita, carbonoapatita Ca 10 (PO 4 ) 3 X 2 Principais depósitos: Tapira, Araxá, Catalão. Características: Apresentam baixa solubilidade, baixa eficiência agronômica. Servem como matéria-prima para a fabricação de fertilizantes fosfatados.

24 Fosforitas: No Brasil, são originadas de rochas metamórficas. Apresentam pouco P 2 O 5 solúvel. Exterior: origem sedimentar(animais marinhos). -Norte da África:Gafsa, Daoui,Argélia,Marrocos. -Israel: Arad -USA: Carolina do Norte -Peru: Bayóvar.

25 Classificação quanto a solubilidade Os fertilizantes fosfatados podem ser classificados quanto à sua solubilidade em água,em citrato neutro de amônio (CNA) e em ácido cítrico (AC), em análises conforme a legislação brasileira. Conhecendo-se a sua solubilidade,pode-se prever sua eficiência agronômica e a melhor forma de utilização.

26 Fertilizantes fosfatados solúveis em H2O e em solução de citrato neutro de amônio + H2O: são aqueles em que o P está prontamente disponível para as plantas(solúveis em H2O) e disponível à curto prazo (solúveis em CNA + H2O). São obtidos pelo tratamento da rocha fosfatada com ácido. Ex: superfosfato simples, superfosfato triplo, fosfatos de amônio (MAP e DAP) e P usado em formulações.

27 Esquema de obtenção dos fertilizantes fosfatados acidulados Via ácido sulfurico

28 Características dos fertilizantes fosfatados acidulados Superfosfato simples: obtido pelo tratamento da rocha fosfatada (apatita) com H2SO4. Contém 18% P2O5 solúvel em CNA + H2O; 8 a 11% de S e 16 a 19% de Ca). Superfosfato triplo: obtido pelo tratamento da rocha fosfatada (apatita) com H3PO4. Contém 42% de P2O5 solúvel em CNA + H2O e 10% de Ca. Fosfatos de amônio: obtido pela mistura do H3PO4 + NH3. MAP (Monoaminofosfato): 48 % P2O5 e 9 % N DAP (Diaminofosfato): 45 % P2O5 e 17 % N

29 Multifosfato magnesiano 110 ºC Concentrado apatítico moído + H 2 SO 4 + MgO MFM P 2 O 5 Ca Mg S total CNA+água % 18 a 24 18 a 24 11 a 14 3,5 11

30 Multifosfato Magnesiano (MFM)

31 Fertilizantes fosfatados insolúveis em H2O e solúveis em solução de ácido cítrico a 2 %: São aqueles que apresentam menor solubilidade, demorando mais tempo para ficar disponível para a planta. EX: termofosfato magnesiano (yoorin), fosfatos naturais reativos, farinha de ossos.

32 Termofosfato magnesiano Índice de basicidade = 50

33 Fosfatos naturais reativos

34

35

36 Fosfatos naturais -Atrativo : menor custo. -Problema: apresenta baixa solubilidade. -Mais usado para adubação de correção(fosfatagem).

37 Organo-fosfatados Legislação

38

39

40

41

42

43

44

45 9.FÓSFORO NA PLANTA Forma de absorção: H2P04- Forma de incorporação: H2PO4- Mobilidade na planta : Movel Funções: -Armazenamento e transferência de energia. Sintomas de deficiência: - Baixa germinação - Pouco desenvolvimento do sistema radicular - Arroxeamento das folhas velhas.

46

47

48

49 Aplicação de P à taxa variável

50

51

52

53

54

55

56


Carregar ppt "FÓSFORO. 1.CARACTERÍSTICAS DO P - O P é um macronutriente primário - Menos exigido pelas culturas que N e K - Mais aplicado na lavoura Baixo teor no solo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google