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PublicouTalita Sá Wagner Alterado mais de 7 anos atrás
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Olívia Bernardino | 2013 3290 – Necessidades Específicas de Educação (NEE) Paralisia Cerebral
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Sumário ► Paralisia Cerebral Conceito Etiologia Classificação Deficiências associadas Avaliação Intervenção Algumas dicas importantes Livros recomendados Filme a ver Olívia Bernardino | 2013
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A Paralisia Cerebral (PC) ocorre quando o cérebro está em crescimento. Pode levar a dificuldades de aprendizagem, com défice intelectual ou não, a défices sensoriais, motores ou problemas emocionais. Conceito
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Etiologia Olívia Bernardino | 2013 Ainda não é possível definir com clareza absoluta a causa mais provável da Paralisia Cerebral (PC), mas sim um conjunto de causas possíveis, isoladas ou em associação.
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Etiologia Olívia Bernardino | 2013 Predisposição familiar; Infeções virais congénitas – e.g. rubéola, sífilis ou toxoplasmose (contacto com fezes de animais, como os gatos); Acidente Vascular Cerebral (AVC); Deficiência de iodo; Malformação do cérebro do feto; Hipertiroidismo, atraso mental ou epilepsia materna; Drogas e abuso de álcool; Hemorragia do 3.º trimestre (…) Fatores Pré-natais (maternos)
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Etiologia Olívia Bernardino | 2013 Prematuridade e baixo peso à nascença; Complicações no trabalho de parto – e.g. traumatismo ou parto prolongado; Infeção do Sistema Nervoso Central (SNC); Iterícia – aspeto amarelado; Complicações na placenta – e.g. rutura das membranas; Hipoglicémia; Hipoxia e anóxia – falta ou deficiência de oxigénio nos órgãos ou tecidos; Meningite; (…) Fatores Peri-natais
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Etiologia Olívia Bernardino | 2013 Infeções virais ou bacteriológicas; Agressões do SNC (traumatismo cefálico); Meningite; Afogamento e asfixia; Convulsões neo-natais; Paragem cardíaca; (…) Fatores Pós-natais
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Classificação - Tipos Olívia Bernardino | 2013 É o tipo mais comum: a criança apresenta rigidez de movimento e incapacidade para relaxar os músculos, resultantes das lesões do córtex ou nas vias aí provenientes. Desarmonia de movimentos musculares provocados por um aumento exagerado do tónus muscular. Normalmente hipertónico. Espástico
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Classificação - Tipos Olívia Bernardino | 2013 É a falta de fixação do tónus muscular, quer em repouso, quer em movimento. As partes inferiores estão menos afetadas do que as superiores. Os músculos da boca, língua, faringe e laringe também estão afetados. Atetóstico
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Classificação - Tipos Olívia Bernardino | 2013 A criança apresenta dificuldade de equilíbrio e os seus movimentos são sem ritmo e sem direção, apresentando tremores ao realizar os movimentos, devido a lesões no cerebelo ou das vias cerebelosas. Caminha de forma instável e de braços abertos, o que provoca quedas frequentes. Também a fala é descoordenada e sem ritmo. Atáxico
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Classificação - Tipos Olívia Bernardino | 2013 A grande maioria dos casos de PC são mistos. Pode dar-se diferentes combinações dos tipos anteriores. Misto
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Classificação - Topografia Olívia Bernardino | 2013 Hemiplegia - é a manifestação mais frequente, com maior incidência no membro superior. Um lado do corpo é afetado. Topografia – refere-se à parte do corpo afetada. Na PC é muito raro a paralisia ser completa. Diplegia - os membros inferiores estão mais afetados do que os superiores. Síndrome de Little – marcha em tesoura e cruzamento dos membros inferiores.
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Classificação - Topografia Olívia Bernardino | 2013 Tetraplegia – os quatro membros estão afetados. Topografia Paraplegia – somente os membros inferiores estão afetados.
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Classificação - Topografia Olívia Bernardino | 2013 Monoplegia – Só um membro é que está afetado. Topografia Triplégia – estão afetados três membros do corpo, normalmente um membro superior e ambos os inferiores.
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Classificação - Grau Olívia Bernardino | 2013 Ligeiro - a afeção só está presente nos movimentos finos. A crianças desloca-se com autonomia, mas com dificuldades de equilíbrio e de coordenação. O discurso é compreensível, apesar de alguns problemas articulatórios. Moderado - os movimentos finos e grossos estão afetados. A deslocação requer algum apoio, e.g. andarilho, canadianas ou cadeira de rodas. O discurso, embora percetível, pode estar afetado, devido a graves problemas em articular palavras. Severo – os movimentos finos e grossos estão muito afetados, levando a uma incapacidade grave de executar as atividades diárias, e.g. cadeira de rodas. A criança é totalmente dependente. A linguagem raramente se entende, podendo mesmo não falar. Grau - extensão da afeção e como se projeta no desempenho motor e linguístico dos indivíduos com PC.
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Classificação - Tonicidade Olívia Bernardino | 2013 Isotónico - quando a tonicidade é normal; Hipertónico - se a tonicidade for exagerada; Hipotónico - com tonicidade diminuída; Variável - se a tonicidade for inconsistente. Tónus muscular em repouso
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Deficiências associadas Olívia Bernardino | 2013 Perturbações da linguagem; Problemas auditivos; Problemas visuais; Problemas de personalidade; Problemas de atenção; Problemas de perceção; (…)
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Avaliação Olívia Bernardino | 2013 Recolha de informação junto dos pais e outros profissionais; Estudo da capacidade intelectual, personalidade e nível de comunicação; Observação psicopedagógica; Avaliação motora; (…)
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Intervenção Olívia Bernardino | 2013 Instituições Terapêuticas Escolas Família e outros ambientes da vida social Equipa multidisciplinar
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Intervenção Olívia Bernardino | 2013 A intervenção precoce é fundamental na PC. Na creche/escola, o currículo deverá estar devidamente adaptado; Deverá ser feito um tratamento específico de terapia da fala, fisioterapia e terapia ocupacional; Fomentar a inserção social e relações interpessoais; Avaliação flexível, contínua e qualitativa; Supressão de barreiras arquitetónicas; Desenvolver o sentido de autonomia; Existência de recursos humanos e/ou materiais adequados;
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Intervenção Olívia Bernardino | 2013 Intervir ao nível da perceção, parte motora comprometida, área afetivo-social, comunicação e linguagem.
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Algumas dicas importantes Olívia Bernardino | 2013 Falar claramente; Ser paciente; Incentivar os progressos da criança; Promover o mais possível a sua autonomia; Envolvê-la no meio onde está inserida; Tentar desdramatizar algumas situações.
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Leituras recomendadas Olívia Bernardino | 2013
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Filme a ver Olívia Bernardino | 2013 “Se eu não podia ser como as outras pessoas, pelo menos seria eu mesmo, da melhor maneira possível.” Christy Brown My left foot
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Olívia Bernardino | 2013 Dia 4 de setembro – dia mundial da Paralisia Cerebral Contactos úteis direccao@fappc.pt sede@apcl.org.pt geral@apcg.pt (…)
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? Olívia Bernardino | 2013
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Bibliografia Bautista, R. (1997). Educação Especial e Reforma Educativa. Lisboa: Ed. Dinalivro. Correia, L. & Cabral, M. (1999). Cap.1 – Práticas Tradicionais da Colocação do Aluno com Necessidades Educativas Especiais. In L. M. Correia (Eds.), Alunos com Necessidades Educativas Especiais nas Classes Regulares. Porto: Porto Editora. Gleitman. H. et all (2003). Psicologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Madureira, I. & Leite. T (2003). Necessidades Educativas Especiais. Lisboa: Universidade Aberta. Stenberg. R. (2003). Psicologia Cognitiva. Rio de Janeiro: Cengage Learnig. 5.ª ed. Olívia Bernardino | 2013
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