A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Camila, Kely, Leonardo, Sheila, Vanessa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Camila, Kely, Leonardo, Sheila, Vanessa"— Transcrição da apresentação:

1 Camila, Kely, Leonardo, Sheila, Vanessa
Alzheimer Camila, Kely, Leonardo, Sheila, Vanessa

2 Atividades Preventivas
O que é? Sinto-mas Atividades Preventivas Prática de Exercício Publi-cações Cons. Finais É uma patologia neurodegenerativa, progressiva e irreversível. Afeta principalmente indivíduos mais velhos, especialmente com idades superiores a 65 anos de idade. Diversos distúrbios cognitivos afetando o funcionamento social e ocupacional.

3 Atividades Preventivas
O que é? Sinto-mas Atividades Preventivas Prática de Exercício Publi-cações Cons. Finais O principal sintoma diagnosticado é a perda de memória de curto prazo. Entre outros: Confusão e desorientação; Alteração de personalidade; Dificuldade de reconhecimento de pessoas e objetos; Movimentos e fala repetitiva; Esquecimento de tarefas rotineiras e da higiene pessoal.

4 Atividades Preventivas
O que é? Sinto-mas Atividades Preventivas Prática de Exercício Publi-cações Cons. Finais O que é a doença de Alzheimer.avi

5 Atividades Preventivas
O que é? Sinto-mas Atividades Preventivas Prática de Exercício Publi-cações Cons. Finais O QUE FAZER? Realizar atividades mentais como: ler, escrever, fazer trabalhos manuais, usar jogos que estimulem a atividade cerebral. Cuidar de plantas, entre outras, ajudam a melhorar a memória e a capacidade cognitiva. Ressaltar a importância do convívio social e familiar. Incentivar a prática de exercício físico.

6 Atividades Preventivas
O que é? Sinto-mas Atividades Preventivas Prática de Exercício Publi-cações Cons. Finais RECOMENDAÇÕES: Fazer uma avaliação, de preferência no período da manhã, que é quando eles tem um melhor desempenho. O idoso mesmo institucionalizado, deve ser estimulado a realizar diversas atividades, principalmente pelo benefício cognitivo e social. Constante supervisão da duração da atividade física necessária nas diferentes fases da DA.

7 Atividades Preventivas
O que é? Sinto-mas Atividades Preventivas Prática de Exercício Publi-cações Cons. Finais Proporciona efeitos positivos no sistema nervoso, gerando novos neurônios e estimulando ligações neurais, além de aumentar os neuromediadores (dopamina, serotonina e acetilcolina).

8 Atividades Preventivas
O que é? Sinto-mas Atividades Preventivas Prática de Exercício Publi-cações Cons. Finais Quem é fisicamente ativo tem menor probabilidade de ter um declínio cognitivo e demência ao longo da vida do que as pessoas sedentárias.

9 Atividades Preventivas
O que é? Sinto-mas Atividades Preventivas Prática de Exercício Publi-cações Cons. Finais BENEFÍCIOS De ordem: Motora; Fisiológica; Psicológica; Social; Cognitiva.

10 Atividades Preventivas
O que é? Sinto-mas Atividades Preventivas Prática de Exercício Publi-cações Cons. Finais BENEFÍCIOS Na ordem motora têm-se a prevenção, manutenção e melhoria: Do equilíbrio; Da força muscular; Da amplitude do movimento; Da marcha.

11 Atividades Preventivas
O que é? Sinto-mas Atividades Preventivas Prática de Exercício Publi-cações Cons. Finais BENEFÍCIOS Na ordem fisiológica: Diminuição da rigidez muscular; Recuperação da mobilidade articular; Estabilização da pressão arterial; Melhoria do VO2; Melhoria da capacidade cardiovascular; Ativação da circulação sanguínea.

12 Atividades Preventivas
O que é? Sinto-mas Atividades Preventivas Prática de Exercício Publi-cações Cons. Finais BENEFÍCIOS Na ordem psicológica e social: Sentimento de pertencimento ao grupo; Diminuição da depressão; Inserção social.

13 Atividades Preventivas
O que é? Sinto-mas Atividades Preventivas Prática de Exercício Publi-cações Cons. Finais BENEFÍCIOS Na ordem cognitiva: Manutenção do raciocínio; Melhoria na cognição.

14 Atividades Preventivas
O que é? Sinto-mas Atividades Preventivas Prática de Exercício Publi-cações Cons. Finais EXERCÍCIOS INDICADOS: Baixa intensidade; Que proporcione prazer ao idoso; Que o idoso tenha sucesso.

15 Atividades Preventivas
O que é? Sinto-mas Atividades Preventivas Prática de Exercício Publi-cações Cons. Finais EXERCÍCIOS INDICADOS: Treino da força muscular (levantar sentar, levantar pesos); Treino da flexibilidade; Treino do equilíbrio (andar x passos sem cair).

16 Atividades Preventivas
O que é? Sinto-mas Atividades Preventivas Prática de Exercício Publi-cações Cons. Finais EXERCÍCIOS INDICADOS: Exercícios em grupo, com idosos com níveis funcionais semelhantes, trabalhando a integração social e a prevenção de outros sintomas.

17 Atividades Preventivas
O que é? Sinto-mas Atividades Preventivas Prática de Exercício Publi-cações Cons. Finais OBJETIVO: Realizar uma revisão sistemática de estudos que analisaram o efeito da atividade física sistematizada no desempenho cognitivo em idosos com Alzheimer. Foram incluídos 8 artigos no estudo, dos quais 6 demonstraram um efeito positivo da atividade física na cognição (comunicação) de idosos com DA após intervenção com exercícios aeróbicos (caminhada, bicicleta), alongamento, força e flexibilidade.

18 Atividades Preventivas
O que é? Sinto-mas Atividades Preventivas Prática de Exercício Publi-cações Cons. Finais OBJETIVO: Analisar os efeitos de um programa de exercício físico na qualidade de vida de uma idosa com DA. Uma idosa com DA diagnosticada com idade de 84 anos. PEG: 30 sessões, realizadas 3x semana, durante 10 semanas. Cada sessão de 10 minutos. 2 blocos de análise qualitativa (relatos): qualidade de vida e sintomas ocasionados pela doença. PRINCIPAIS RESULTADOS: Preservação da saúde física, manutenção da capacidade funcional e melhoria na qualidade do sono da idosa.

19 Atividades Preventivas
O que é? Sinto-mas Atividades Preventivas Prática de Exercício Publi-cações Cons. Finais PESSOA COM DA EXERCÍCIO FÍSICO Melhoria de aspectos cognitivos MANUTENÇÃO PROLONGADA DAS CAPACIDADES FÍSICAS E CONSEQUENTE CAPACIDADE DE REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DIÁRIAS! Melhoria da coordenação Melhoria do aspecto emocional Melhoria da vascularização cerebral

20 Referências ALVES, Amanda Walleny Mota. Efeitos de um programa de exercício físico na qualidade de vida de uma idosa portadora de Alzheimer f. Trabalho de Conclusão de Curso (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – Departamento de Educação Física) Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. COELHO, F. G. M.; SANTOS-GALDUROZ, R. F.; GOBBI, S.; STELLA, F. Atividade física sistematizada e desempenho cognitivo de idosos com demência de Alzheimer: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 31, n. 2, p , 2009. TEIXEIRA, Rita Cristiana Coimbra Antunes. Análise de indicadores biocomportamentais em idosos com e sem doença de Alzheimer: contributo do exercício físico. Efeitos de um programa de intervenção f. Tese (Ciências do Desporto) Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, 2015.

21


Carregar ppt "Camila, Kely, Leonardo, Sheila, Vanessa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google