A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Efeitos de Modelos de Treinamento de Força e Cardiorrespiratório Sobre a Sarcopenia em Idosos Treinados Mestrando LUIS FERNANDO FERREIRA ORIENTADOR:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Efeitos de Modelos de Treinamento de Força e Cardiorrespiratório Sobre a Sarcopenia em Idosos Treinados Mestrando LUIS FERNANDO FERREIRA ORIENTADOR:"— Transcrição da apresentação:

1 Os Efeitos de Modelos de Treinamento de Força e Cardiorrespiratório Sobre a Sarcopenia em Idosos Treinados Mestrando LUIS FERNANDO FERREIRA ORIENTADOR: DR. LUIS HENRIQUE TELLES DA ROSA CO-ORIENTADORES: DRA. FERNANDA MICHIELIN BUSNELLO DR. EDUARDO GARCIA

2 Sarcopenia Perda de massa muscular (Sarx= Carne; Penia=perda) Diminuição da força Redução da capacidade funcional

3 SARCOPENIA NívelMassa muscularForçaCapacidade funcncional Pré-sarcopenia Sarcopenia Sarcopenia severa

4 SARCOPENIA NívelMassa muscularForçaCapacidade funcncional Pré-sarcopenia Sarcopenia Sarcopenia severa Desuso, alimentação, hormônios, bioquímica, disfunções neurológicas, etc.

5 SARCOPENIA NívelMassa muscularForçaCapacidade funcncional Pré-sarcopenia Sarcopenia Sarcopenia severa

6 SARCOPENIA

7 Questão de pesquisa e Hipótese Questão: –Qual o comportamento da sarcopenia em idosos treinados, praticantes de diferentes modelos de treinamento físico? Hipótese: –Existe correlação entre a sarcopenia e a atividade física regular, havendo tendência de que o treinamento físico com ênfase em força apresenta resultados melhores do que o treinamento com ênfase aeróbia, ainda que não haja diferença estatisticamente relevante na relação GF X GA, e sim na relação GF e GA X GC.

8 Delineamento e objetivos Delineamento –Estudo analítico, observacional e de corte transversal Objetivo Geral –Analisar a presença e o comportamento da sarcopenia entre idosos ativos, praticantes de diferentes modelos de treinamento físico, comparados a idosos sedentários. Objetivos Específicos –Analisar a relação do padrão alimentar com o comportamento da sarcopenia; –Analisar a relação entre a sarcopenia e a idade dos idosos; –Analisar a relação da idade, uso de fármacos, índice de vulnerabilidade clínico funcional e de alterações de humor com o comportamento da sarcopenia.

9 GRUPOS GF Idosos treinados com ênfase em força 129 indivíduos GA Idosos treinados com ênfase aeróbia 129 indivíduos GC Idosos sedentários 129 indivíduos

10 EVENTOS Anamnese Antropo- metria Avaliação Nutricional Performance e equilíbrio Questionários

11 Instrumentos de coletas de dados

12 Entrevista Reconhecimento Minimental IPAQ (autodeclarados sedentários) Atividades sociais Drogas lícitas (fator de risco para cardiopatia) Déficits sensoriais Distúrbios do sono Revisão de doenças e medicamentos (inclusive automedicação)

13 Questionários Reconhecimento (demais perguntas para o IVCF) ABVD AIVD Escala de depressão geriátrica APGAR Familiar ICIQ-SF

14 Avaliações IMC Bioimpedância MME e MG CMB Força de preensão manual

15 Avaliações Capacidade funcional (SPPB) Equilíbrio (Berg)

16 Diário Nutricional Perfil Nutricional Ingestão proteica Demais nutrientes

17 Resultados Dados divididos em 8 áreas Diagnóstico de sarcopenia

18 Ingestão proteica Demais nutri- entes Capacidade Funcional Força Composição Corporal Perfil Nutri- cional Sarcopenia AIVD ABVD Velocidade Da marcha IMC 4 compo- nentes Berg SPPB Equilíbrio e quedas Aspectos socias e depressão Medica- mentos Pato- logias Dist. Sensoriais IVCF Apgar GDS Mini mental Atividades Sociais Dist. Do sono Saúde Hábitos Fumo Álcool e drogas Atv. física IDOSOS Sedentários Sedentários Treino de força Treino de força Treino aeróbio Treino aeróbio

19 Obrigado! nando_kyotto@hotmail.com proffernandof@gmail.com www. gereab.com.br


Carregar ppt "Os Efeitos de Modelos de Treinamento de Força e Cardiorrespiratório Sobre a Sarcopenia em Idosos Treinados Mestrando LUIS FERNANDO FERREIRA ORIENTADOR:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google