A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vibrações ocupacionais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vibrações ocupacionais"— Transcrição da apresentação:

1 Vibrações ocupacionais

2 Ao contrário de outros agentes, onde o trabalhador é sujeito passivo, expondo-se aos riscos, no caso das vibrações, deve haver, caracteristicamente, o contato entre o trabalhador e o equipamento ou máquina que transmita a vibração.

3

4 O corpo humano possui uma vibração natural
O corpo humano possui uma vibração natural. Se uma vibração externa coincide com a natural, ocorre a ressonância que implica em amplificação do movimento.

5 A energia de vibração e absorvida pelo corpo, como consequencia de abrandamento promovida pelos tecidos e órgãos.

6

7 Essa exposição de longa duração e exposição no corpo inteiro pode danificar o sistema nervoso central autônomo  o resultado pode ser queixas de fadiga, irritação, cefaléia, problemas de coração como aumento da frequencia cardíaca e até impotência no aparelho reprodutor masculino.

8 Problemas na espinha dorsal também foram relatados em pessoas idosas, os jovens que foram expostas passaram a ter tendência a desenvolver tensão muscular.

9 Quais profissionais são mais afetados?
Motoristas de tratores, ônibus, caminhões, operadores de trens e operadores de equipamentos pesados usados no asfaltamento

10 EXPOSIÇÃO DE CURTA DURAÇÃO
A exposição a vibrações ocupacionais de curta duração de corpo inteiro também é prejudicial, provocando efeitos fisiológicos, como aumento do batimento cardíaco por causa da resposta ao estresse geral ou leve ou aumento da intensidade da respiração.

11 Efeitos causados: Existem vários efeitos que a vibração catalogados, mas os mais danosos são:

12 • perda do equilíbrio, simulando uma labirintite, além de lentidão de reflexos;
• manifestação de alteração no sistema cardíaco, com aumento da frequência de batimento do coração; • efeitos psicológicos, tal como a falta de concentração para o trabalho;

13 • apresentação de distúrbios visuais, como visão turva; • efeitos no sistema gastrointestinal, com sintomas desde enjoo até gastrites e ulcerações; • manifestação do mal do movimento (cinetose), que ocorre no mar, em aeronaves ou veículos terrestres, com sintomas de náuseas, vômitos e mal estar geral;

14 • comprometimento, inclusive permanente, de determinados órgãos do corpo; • degeneração gradativa do tecido muscular e nervoso, especialmente para os submetidos a vibrações localizadas, apresentando a patologia, popularmente conhecida como dedo branco, causando perda da capacidade manipulativa e o tato nas mãos e dedos, dificultando o controle motor.

15 As vibrações transmitida pelo corpo pode ser classificadas em 2 tipos:
• vibrações de corpo inteiro: são de baixa frequencia e alta amplitude, situam-se na faixa de 1 a 80 Hz, mais especificamente 1 a 20 Hz. Estas vibrações são específicas para atividades de transporte e são afetas à norma ISO 2631.

16 Vibrações de extremidades (também conhecidas como segmentais localizadas ou de mãos e braços) são as mais estudadas, situam-se na faixa de 6,3 a 1250 Hz, ocorrendo nos trabalhos com ferramentas manuais e normatizadas pela ISO 5349.

17 DIMINUINDO OU NEUTRALIZANDO O RISCO
DIMINUINDO OU NEUTRALIZANDO O RISCO. Treinamento: todo processo de prevenção tem que passar obrigatoriamente pelo treinamento do trabalhador

18 Analise da ferramenta: Analise se a ferramenta é vibratória por natureza ou se um equipamento novo pode resolver o problema. Escolha: Faça uma escolha do equipamento verificando a sua vibração se for com maior frequência escolha uma com menos frequência

19 Nomes : Daniel Estevão Rozendo dos Santos Paulo César Brandão Rodrigo Barbosa Costa


Carregar ppt "Vibrações ocupacionais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google