A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estresse e situações de risco

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estresse e situações de risco"— Transcrição da apresentação:

1 Estresse e situações de risco

2 Indícios do problema Os índices de estresse da atividade policial alarmam. Dos 983 policiais militares de batalhões operacionais que participaram da pesquisa, metade (50,85%) apresentava sintomas psicossomáticos de estresse. (Porto Alegre) Constatou-se a existência de importantes níveis de estresse entre os membros da Corporação, que decorrem de uma elevada insatisfação em relação à Instituição. (Minas)

3 Psicólogos acompanharam PMs durante seqüestro do lotação
A psicóloga explica que o cansaço físico foi o maior problema enfrentado pelos participantes da megaoperação, que mobilizou 119 policiais militares.

4 Estresse e alcoolismo USO DE ÁLCOOL ENTRE OFICIAIS (Porto Alegre) Pesquisa com 185 oficiais Alcoolistas: 10,27% Bebedores-problema (apresentam risco de se tornarem alcoolistas): 4,32% Não-alcoolistas: 85,4% USO DE ÁLCOOL ENTRE PRAÇAS Pesquisa com 561 soldados, cabos e sargentos do efetivo Alcoolistas: 25,13% Bebedores-problema: 7,66% Não-alcoolistas: 67,20% “Profissões que lidam com uma carga maior de estresse vulnerabilizam esses profissionais para o alcoolismo. É o caso de pessoas ligadas a segurança (policiais), médicos, jornalistas, coveiros”. Sérgio de Paula Ramos, psiquiatra e psicanalista.

5 Mas o que é mesmo estresse?

6 conceito Estresse pode ser físico, psicológico ou social.
Compreende um conjunto de reações e estímulos que causam distúrbios no equilíbrio do organismo, frequentemente com efeitos danosos.

7 conceito Conjunto de reações que um organismo desenvolve ao ser submetido a uma situação que exige esforço para adaptação. Esforço adicional.

8 Síndrome geral de adaptação
Quando um animal é submetido a estímulos agudos ameaçadores da homeostase, inclusive medo, fome, dor e raiva, apresenta uma reação em que se prepara para a luta ou para a fuga.

9 Síndrome geral de adaptação
1º) Reação de Alarme; 2º) Fase de Resistência; 3º) Esgotamento  ulceras, hipertensão, artrites, lesões no miocárdio...

10 esgotamento Quando os estímulos estressores continuam a agir, a resposta fisiológica se mantém, mas com duas características: a) diminuição da amplitude e b) antecipação das respostas.

11 adaptação “O ser humano é capaz de adaptar-se ao meio ambiente desfavorável, mas esta adaptação não ocorre impunemente” (Levi) As doenças de adaptação são consequências do excesso de hostilidade ou de excesso de reações de submissão (Seyle).

12 Estresse psicológico Foram encontrados alterações hormonais em indivíduos em situação de competição ou simulação de risco. O Policial submetido ao estresse físico e emocional de um confronto armado ou de uma situação de risco, está sujeito a alterações fisiológicas que irão interferir, negativamente, em sua performance.

13 Aspectos psicossociais
Estruturas alienantes Sensação de falta de poder, Insatisfação, Frustração. -Trabalho coercitivo, - sem criatividade, Falta de controle sobre o processo, - Tarefas chatas, - Duração arbitraria, - Relações de trabalho fragmentadas e competitivas. Modo de organização e condições do trabalho

14 Mecanismos de enfrentamento
Coping. Conjunto de mecanismos que o organismo lança mão em reação aos agentes do estresse, representando a forma como cada pessoa avalia e lida com estas agressões.

15 Fatores estressores Fatores estressores Consequência
Possibilidades de enfrentamento Tiroteio Desgaste emocional Treinamento Baixos salários Depressão, busca de atividades diversas Reajuste salarial Excesso de trabalho Baixa auto-estima, baixa produtividade, desgaste físico e psicológico Escala justa de trabalho Ausência de reconhecimento Desmotivação, falta de interesse p/ trabalho Estratégias motivacionais Distanciamento da família Incerteza de ascensão profissional

16 Fatores estressores Fatores estressores Consequência
Possibilidades de enfrentamento Falta de apoio jurídico Conflito de papéis Falta de definição de c/h de trabalho Corrupção Redução de salários após à aposentadoria

17 Fatores estressores Consequência Possibilidades de enfrentamento
Falta de condições de trabalho Relações interpessoais no trabalho Perseguição

18 Avaliação das fontes de pressão no trabalho, pesquisa
Carga de Trabalho 4,0 Inter-Relacionamento 4,6 Equilíbrio entre vida pessoal e profissional 3,4 Papel Gerencial Responsabilidade Pessoal 3,6 Exigências do ambiente trabalho Falta de Possibilidade de Crescimento 3,9 Ambiente e Clima Organizacional

19 Qualidade de vida


Carregar ppt "Estresse e situações de risco"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google