A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JORNALISMO LITERÁRIO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE HUMANIZAÇÃO. Escola Estadual João Baptista de Oliveira – Itapecerica da Serra, SP. Autores: Nathalia De.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JORNALISMO LITERÁRIO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE HUMANIZAÇÃO. Escola Estadual João Baptista de Oliveira – Itapecerica da Serra, SP. Autores: Nathalia De."— Transcrição da apresentação:

1 JORNALISMO LITERÁRIO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE HUMANIZAÇÃO. Escola Estadual João Baptista de Oliveira – Itapecerica da Serra, SP. Autores: Nathalia De Bellis Gomes (nathaliadebellis2@hotmail.com), Sidneia Maria Silva (sidneia.16@hotmail.com), Mauro Henrique Santos – Orientador - (maurohen@hotmail.com), Jamile Santos Santana – Coorientadora - (jamile_santana@live.com.pt). Introdução. O Jornalismo Literário se baseia na imersão em uma realidade proposta, cumprindo a premissa básica do Jornalismo, isto é, informar, porém com estruturas narrativa e lexicais mais sofisticadas, também com adensamento maior de conteúdo, que não é tratado de maneira rápida, fácil e superficial. Segundo Edvaldo Pereira Lima (2010), os principais pilares filosóficos do Jornalismo Literário são a humanização e a compreensão, e nestes conceitos nos basearemos para construir um contexto benéfico na unidade escolar e na cidade. Questão de Pesquisa. Percebemos que problema de maneira geral ocorre por falta de respeito entre as partes, ocasionando outros como preconceito e bullying. Para combatermos esta situação nos valemos do referencial teórico-filosófico do Jornalismo Literário e os aplicamos aos processos de ensino-aprendizagem da Escola Estadual João Baptista de Oliveira. Objetivo. Uma das maiores preocupações no espaço escolar é que o relacionamento entre os seres atuantes, naquele contexto, de maneira pacífica. Entretanto, esse convívio não tem se estabelecido de maneira positiva. Procuramos neste projeto propor uma maneira de lidar com a questão, promovendo uma melhor interação nesse ambiente. Procedimentos. Utilizamos, nas práticas de ensino e aprendizagem em Língua Portuguesa da escola, o Jornalismo Literário. Para atingirmos nosso objetivo referido - a humanização e compreensão - o formato do perfil jornalístico- literário foi escolhido. O perfil consiste em uma reportagem sobre uma pessoa anônima ou famosa, enfatizamos por se tratar dos alunos, o segundo caso. Após escolha dos discentes, por outros colegas que seriam perfilados, estes foram observados sem ter ciência por vários locais e momentos e, posteriormente, entrevistados. Utilizando a técnica da "Escrita Rápida", desenvolvida por Edvaldo Pereira Lima, que baseia-se em registrar com o máximo de fidelidade possível o que está se pensando no momento. Depois da leitura dos perfis prontos, no dia letivo seguinte, os procedimentos se repetiram e os alunos novamente registraram sua opiniões, em todos os casos sem a presença do colega a quem as perguntas se referiam, para que não haja influência nas respostas. Análise e Conclusão. Após a leitura de todas as opiniões, as separamos em positivas e negativas, e ao aferi-las percebemos que em todos os casos houve uma diminuição das concepções negativas e aumento das positivas. E ao colhermos informações com os perfilados posteriormente disseram que os casos de ofensas, bullying e etc. inexistiram depois da realização destas atividades. Assim, inferimos que a proposição ou adoção das práticas do Jornalismo Literário pode melhorar a relação entre as pessoas, concebendo-as como humanas a partir de um olhar de compreensão, além do próprio aprendizado na confecção de textos, por privilegiar aspectos como estrutura narrativa elaboradas, construção cena a cena para situar o leitor dentro dos próprios acontecimentos. Em dezembro de 2013, após participação na MOP, por orientaçao dos avaliadores e vontade própria, ampliamos o projeto para toda cidade. Resultados. Ref ê rencias Bibliográficas LIMA, Edvaldo Pereira. Escrita Total. 2ª Edição. São Paulo: Clube dos Autores., 2012. _________________. Jornalismo Literário para Iniciantes. São Paulo: Clube dos Autores, 2010. __________________. Páginas Ampliadas: O Livro-reportagem como Extensão do Jornalismo e da Literatura. São Paulo: Manole, 2009. Foto: Nilso Dias.


Carregar ppt "JORNALISMO LITERÁRIO NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE HUMANIZAÇÃO. Escola Estadual João Baptista de Oliveira – Itapecerica da Serra, SP. Autores: Nathalia De."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google