A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UTILIZAÇÃO DA REDE SOCIAL FACEBOOK COMO FERRAMENTA DE INTERATIVIDADE EM DISCIPLINA A DISTÂNCIA DANILO LOPES FERREIRA LIMA ALEXANDRE GUIMARÃES BEZERRA CAVALCANTE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UTILIZAÇÃO DA REDE SOCIAL FACEBOOK COMO FERRAMENTA DE INTERATIVIDADE EM DISCIPLINA A DISTÂNCIA DANILO LOPES FERREIRA LIMA ALEXANDRE GUIMARÃES BEZERRA CAVALCANTE."— Transcrição da apresentação:

1 UTILIZAÇÃO DA REDE SOCIAL FACEBOOK COMO FERRAMENTA DE INTERATIVIDADE EM DISCIPLINA A DISTÂNCIA DANILO LOPES FERREIRA LIMA ALEXANDRE GUIMARÃES BEZERRA CAVALCANTE ANDREA CHAGAS ALVES DE ALMEIDA LANA PAULA CRIVELARO MONTEIRO DE ALMEIDA

2 INTRODUÇÃO Disciplina de Atenção ao Idoso. Ofertada como optativa do curso de Educação Física desde 2012. Caráter interdisciplinar. Perfil do aluno. Mudança metodológica em 2015.

3 INTRODUÇÃO As redes sociais se tornaram um dos principais focos de atenção em ciências, negócios e na sociedade em geral, devido a uma cultura global emergente (CAPRA, 2008). Diante este contexto, redes sociais surgem como mais um instrumento que pode servir de apoio ao processo ensino- aprendizagem a distância, principalmente se considerarmos a quantidade de acesso e a popularização desse tipo de mídia em nossa população, notadamente a jovem.

4 OBJETIVO A utilização das redes sociais é uma concepção metodológica aplicável entre os alunos que optam pelas disciplinas a distância?

5 MATERIAIS E MÉTODOS Estudo observacional, transversal de abordagem quantitativa. Discentes em um grupo de Facebook criado pelo NEaD-UNIFOR. Coleta de dados  2015 Os alunos não tinham a obrigação de participarem do grupo criado no Facebook.

6 MATERIAIS E MÉTODOS Adesão Autoria da postagem (professor ou aluno) Quantidade de curtidas, visualizações e comentários. Duas vertentes Trocas sociais  os momentos de interação social Trocas colaborativas  partilha de informações voltada à ajuda mútua entre os alunos. Coética Unifor  parecer n° 1.372.393.

7 RESULTADOS 87(52,6%) alunos entre os 167 matriculados na disciplina optaram por utilizar o Facebook. 67% eram alunos matriculados em cursos ofertados pelo Centro de Ciências da Saúde e 33% em cursos dos outros Centros de Ciências da Universidade de Fortaleza. 58 postagens  23 (39,7%) no decorrer da primeira etapa do semestre (meses de agosto e setembro) e 35 (60,3%) na segunda etapa (meses de outubro e novembro). O professor foi o autor de 24 (41,4%) postagens enquanto os alunos de 34 (58,6%). A forma de interatividade foi igual entre as trocas sociais e colaborativas se levarmos em consideração todas as postagens, contudo, as trocas colaborativas passaram de 34,8% das postagens na primeira etapa para 60% na segunda etapa.

8 RESULTADOS

9 DISCUSSÃO No início da disciplina a quantidade de postagens feitas pelo professor faz-se necessária visto que muitos alunos estão tendo a primeira experiência em EaD. Pode-se observar que as trocas colaborativas aumentaram à medida em que a disciplina foi sendo desenvolvida. “A atenção e participação do professor dentro da rede social e do ambiente virtual de aprendizagem como um motivador e um construtor de conhecimento deve ser frequente” (TORRES; AMARAL, 2011, p.55).

10 DISCUSSÃO Alvarenga (2011, p.1) aponta que estamos “... imersos em uma sociedade que demanda o domínio de recursos tecnológicos [...] e podem favorecer o processo de ensinar e aprender, de construir conhecimentos [...]” e isso, por si só justifica integrá-los à educação. Dessa forma, os professores devem estar atentos às demandas tecnológicas diárias que podem ser utilizadas como instrumentos de educação.

11 CONCLUSÃO Podemos concluir que a utilização do Facebook como ferramenta de interatividade no ensino a distância mostrou-se aplicável desde que trocas colaborativas foram aumentando no decorrer da disciplina de Atenção ao idoso.

12 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALVARENGA, C. E. A. Autoeficácia de professores para utilizarem tecnologias de informática no ensino. 2011. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2011. AMARAL, S. F.; GARBIN, M. C. A escola e as tecnologias. Revista Ibero-americana de Educación, v. 45, n. 6, p. 1-11, abr. 2008. CAPRA, F. Vivendo Redes. In: Duarte, F; Quandt, C; Souza, Q. O Tempo Das Redes. Editora Perspectiva, 2008. FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977. GONZALES, M. O Tutor na EAD: Dimensões e funções que fundamentam sua prática tutorial. 2005. Disponível em:. Acesso em: 19 ago. 2015. LEVY, P. Inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. Trad. L. Rouanet. São Paulo: Loyola,1998. MALDANER, O. A. Princípios e práticas de formação de professor para educação básica. In: SOUZA, J.V.A. (org) formação de professores para Educação básica: dez anos da LDB. Belo Horizonte: Autentica, 2007 – p.211-233. RECUERO, R. XXVII INTERCOM. IV Encontro dos Núcleos de Pesquisa da, Porto Alegre: 2004. Disponível em:. Acesso em: 21 set. 2012. TORRES, T. Z.; AMARAL, S. F. do. Aprendizagem colaborativa e web 2.0: proposta de modelo de organização de conteúdos interativos. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, n. esp., p. 49-72, mar. 2011.


Carregar ppt "UTILIZAÇÃO DA REDE SOCIAL FACEBOOK COMO FERRAMENTA DE INTERATIVIDADE EM DISCIPLINA A DISTÂNCIA DANILO LOPES FERREIRA LIMA ALEXANDRE GUIMARÃES BEZERRA CAVALCANTE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google