A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cíntia Maria Teixeira. Movimento Institucionalista ou Instituinte: Ciência Movimento Conjunto de Escolas – Tendências Objetivos Comuns.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cíntia Maria Teixeira. Movimento Institucionalista ou Instituinte: Ciência Movimento Conjunto de Escolas – Tendências Objetivos Comuns."— Transcrição da apresentação:

1 Cíntia Maria Teixeira

2 Movimento Institucionalista ou Instituinte: Ciência Movimento Conjunto de Escolas – Tendências Objetivos Comuns

3 Perfil da sociedade organizada: 1) Sociedade moderna: produz um saber 2) Saber: evolução/progresso 3) Produz um saber acerca de seu próprio funcionamento: * Profissionais * Intelectuais * Experts (Estado e empresas) * Estado – controle e hegemonia sobre a sociedade ONDE ESTÁ O SABER POPULAR?

4 Comunidades ou coletividades (Necessidades) Primeira ideia sobre necessidades básicas – colocada como demandas espontâneas através da exigência de produtos e serviços. Segunda ideia: não existem demandas espontâneas, a noção de necessidade é produzida e portanto a demanda é modulada. ONDE ESTÃO AS NECESSIDADES DO COLETIVO?

5 Alienadas Saber de sua vida Saber de suas necessidades Saber de seus desejos Saber de suas demandas Saber de suas limitações

6 Dois grandes objetivos do INSTITUCIONALISMO AUTO-ANÁLISE AUTOGESTÃO

7 Dois grandes objetivos do INSTITUCIONALISMO AUTO-ANÁLISE Consiste em que as comunidades mesmas, como protagonistas de seus problemas, de suas necessidades, de suas demandas, possam enunciar, compreender, adquirir ou readquirir um vocabulário próprio que lhes permita saber acerca de sua vida. E não que alguém venha de fora ou de cima para dizer-lhes quem são, de que necessitam e o que devem pedir, o que procurar conseguir e o que puderam ou não conseguir. (Baremblitt, 1996:17)

8 AUTO-ANÁLISE E AUTOGESTÃO Comunidade se articula, se institucionaliza, se organiza para construir os dispositivos necessários para produzir, ela mesma, ou para conseguir, os recursos de que precisa para o melhoramento de sua vida sobre a terra. (Baremblitt, 1996: 18)

9 Qual o papel do interventor/expert? Submeter seu saber a crítica sobre a organização da sociedade Contato direto com os coletivos Incorporar-se às comunidades Reformular/reinventar seu saber profissional Relação de horizontalidade

10 O que devemos fazer enquanto interventores para alcançar a auto-análise e a autogestão?

11 Produzir um saber sobre os problemas Organizar grupos de discussão Criar condições para produzir os saberes Desmistificar o saber dominante

12 CARACTERÍSTICAS DOS PROCESSOS AUTOGESTIVOS Não existe hierarquia de decisão e deliberação Existirão hierarquias gerenciais que não implica diferença de poder e sim especialização de algumas tarefas Deliberação e decisão do coletivo

13 BOA NOITE!!!


Carregar ppt "Cíntia Maria Teixeira. Movimento Institucionalista ou Instituinte: Ciência Movimento Conjunto de Escolas – Tendências Objetivos Comuns."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google