Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouGerlan Cardoso da Silva Lanzinho Alterado mais de 7 anos atrás
4
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
5
Vamos em frente!
7
Segundo Picciano (2002), interação e presença são fundamentais para o desempenho do aluno em cursos a distância. Nesse caso, a presença seria a possibilidade de esquecer a mediação tecnológica e sentir-se realmente parte da experiência, presente. Presença é transparência.
8
Você já ouviu falar, ou leu algo, sobre alguma dessas formas de interação? O desenvolvimento dos meios de comunicação leva ao surgimento de novas formas de interação e de relacionamentos sociais. Este desenvolvimento “faz surgir uma complexa reorganização de padrões de interação humana através do espaço e do tempo”. O autor analisa três tipos de interação: interação face a face, interação mediada e interação quase-mediada. (THOMPSON 1998, p. 77).
9
A distância, em suas múltiplas dimensões, é apresentada como característica definidora da EAD e, ao mesmo tempo, o grande desafio para os profissionais da área.
10
Planejar é definir ações estratégicas para alcançar objetivos em um período previamente definido. Com o planejamento, podemos agir proativamente, sem desperdiçar energias e otimizando os recursos utilizados Você deve saber que para planejar é essencial fazer um mapeamento de vários itens: objetivos, dificuldades previstas, oportunidades, recursos disponíveis (temporais humanos e materiais); indicadores de controle de resultados. Assim como se planeja um curso, também se planejam as aulas.
11
Agora que você conhece o conceito de planejar vamos discutir sobre planejamento de aula.
13
Assim como no planejamento de um curso, a aula também deve ter um objetivo, nesse caso, seria um objetivo específico, pois o curso apresenta objetivos gerais. Planejar uma aula significa: organizar conteúdos e materiais para atender às necessidades e expectativas dos alunos; pensar em criar uma certa "zona de desconforto" para que os alunos sejam instigados a avançar em direção aos objetivos estabelecidos; monitorar a participação e os resultados obtidos. Planejando a aula
14
Mas será que não basta planejar o curso? Por que planejar cada aula? Não basta! Sabe por quê? A aula é o momento em que o aluno materializa e concretiza seu processo de aprendizagem.
15
Na educação a distância, o tempo dedicado a uma aula é sugerido, mas não é imposto, ao contrário da aula presencial, em que existe a pressão do grupo e o controle visual e do professor. Nesse sentido, o planejamento da aula necessita de um rigor maior, pois é importante para: evitar dispersões; reduzir a procrastinação; contornar a impossibilidade de uma adequação imediata ou reformulação da aula em si para atender a demandas imediatas; evitar que se perca o objetivo do curso; possibilitar o desenvolvimento das competências e habilidades desejadas pelo aluno. É no momento do planejamento da aula que você pode, de maneira mais ampla, exercer sua criatividade, colocando por intermédio dos meios disponibilizados, recomendações de leitura, experiências próprias, comentários, dinâmicas, exemplos.
16
Tenho algumas "dicas" que podem ajudá-lo a planejar uma aula.
17
Veja a seguir...
19
O planejamento da aula é decorrência do planejamento do curso. Cada aula é um ingrediente que se acrescenta para o bom resultado final. Vamos conhecer os passos do planejamento: define-se o objetivo; define-se o conteúdo; define-se o instrumento; define-se um indicador para avaliar se o objetivo foi atingido. É importante salientar que a avaliação pode ser realizada pelo próprio participante (auto-avaliação), que tem autonomia para decidir se está pronto para partir para a próxima etapa. Como Planejar uma Aula
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.