A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FISIOLOGIA DO PÂNCREAS Insulina Função da Insulina no Corpo A insulina exerce efeitos sobre o metabolismo da maior parte dos tipos diferentes de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FISIOLOGIA DO PÂNCREAS Insulina Função da Insulina no Corpo A insulina exerce efeitos sobre o metabolismo da maior parte dos tipos diferentes de."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 FISIOLOGIA DO PÂNCREAS

4

5 Insulina Função da Insulina no Corpo A insulina exerce efeitos sobre o metabolismo da maior parte dos tipos diferentes de alimentos. CARBOIDRATOS LIPIDEOS PROTEINAS

6 REGULAÇÃO DA SECREÇÃO DA INSULINA E GLUCAGON

7 CLASSIFICAÇÃO DO DIABETES  DM tipo 1, que responde por aproximadamente 8% dos casos de diabetes na população (AMERICAN DIABETES ASSOCIATION, 2010).  O DM tipo 2 abrange cerca de 90%  Diabetes gestacional também merece destaque, devido a seu impacto na saúde da gestante e do feto (AMERICAN DIABETES ASSOCIATION, 2010)

8 Outros tipos específicos de diabetes mais raros  Resultantes de defeitos genéticos da função das células beta;  Defeitos genéticos da ação da insulina;  Doenças do pâncreas exócrino;  Endocrinopatias;  Efeito colateral de medicamentos;  Infecções e outras síndromes genéticas associadas ao DM.

9 Diabetes tipo 1 O termo “tipo 1” indica o processo de destruição da célula beta que leva ao estágio de deficiência absoluta de insulina, quando a administração de insulina é necessária para prevenir cetoacidose.

10 Diabetes tipo 2 O termo “tipo 2” é usado para designar uma deficiência relativa de insulina, isto é, há um estado de resistência à ação da insulina,associado a um defeito na sua secreção, o qual é menos intenso do que o observado no diabetes tipo 1.

11 Diabetes gestacional e diabetes detectado na gravidez  Diabetes gestacional é um estado de hiperglicemia detectado pela primeira vez na gravidez. Geralmente se resolve no período pós-parto e pode frequentemente retornar anos depois.  Hiperglicemias detectadas na gestação que alcançam o critério de diabetes para adultos, em geral, são classificadas como diabetes na gravidez.

12

13 Diagnóstico O diagnóstico de diabetes baseia-se na detecção da hiperglicemia. Glicemia casual; Glicemia de jejum; Teste de tolerância à glicose com sobrecarga de 75 g em duas horas (TTG) ; Hemoglobina glicada (HbA1c).

14

15 Complicações As complicações do DM podem ser classificadas em: Agudas  Hipoglicemia  Hiperglicemia  Hiperinsulinismo  Cetoacidose  Coma hiperosmolar Crônicas  Retinopatia  Nefropatia  Neuropatia diabéticas  Pé diabético  Aterosclerose  Gastroparesiadia

16 Tratamento O tratamento para pessoas com DM consiste na mudança do estilo de vida:  Alimentação saudável  Atividade física  Controle glicêmico  consumo de álcool/tabagismo

17 Diabetes tipo 1 Consiste na administração de insulina  3 a 4 vezes ao dia  Via de adm.: Subcutânea  Insulina : regular NPH  Formas de insulina: ampola/seringa, caneta de insulina e bomba de infusão

18 Tipo de insulina Regular  Ação rápida  Cristalina  Inicio:30-60 min.  Pico:2- 3 h  Duração:8-10 h NPH  Ação intermediaria  Leitosa  Inicio:2-4 h  Pico:4-10 h  Duração:12-18

19 Formas de insulina

20 Locais de aplicação da insulina Dorsal superior do glúteo

21 Diabetes tipo 2 Maioria das pessoas com esse tipo de diabete exige um tratamento não farmacológico, em geral complementando com hipoglicemiantes orais. São eles:  Metformina  Sulfoniluréias  Biguanidas  Glitazonas  Inibidores da Alfa-glicosidases

22 Assistência de Enfermagem Educação em saúde; Avaliar fatores de risco; Sinais de hiperglicemia e hipoglicemia; Orientações de mudanças de estilo de vida; Orientações na prevenção e percepção de complicações; Orientações no uso das medicações; Solicitar e avaliar os exames laboratoriais previstos no protocolo assistencial local; Encaminhar ao médico quando necessário.

23 CUIDADOS COM PÉS DO DIABETICO Pessoas com baixo risco de desenvolver úlceras abordar: Exame diário do pé para identificação de modificações; Sapatos; Higiene e hidratação dos pés; Cuidados com as unhas; Cuidados com traumas externos; Procurar a unidade ao perceber qualquer alteração.

24 Pessoas com alto risco de desenvolver úlceras abordar: Evitar caminhar descalço; Procurar ajuda profissional para manejo de calos, ceratose e ruptura de continuidade da pele; Lembrar o potencial de queimaduras nos pés; Não utilizar sapatos novos por períodos prolongados; Usar protetor solar nos pés; Recomendações para situações especiais.

25 Pessoas com presença de úlceras abordar: Lembrar que infecções podem ocorrer e progredir rapidamente; Repouso apropriado do pé/perna; Sinais e sintomas que devem ser observados e comunicados ao profissional de saúde; Se dor procurar à UBS; Procurar a UBS imediatamente se perceber alteração no pé ou na lesão.


Carregar ppt "FISIOLOGIA DO PÂNCREAS Insulina Função da Insulina no Corpo A insulina exerce efeitos sobre o metabolismo da maior parte dos tipos diferentes de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google