A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Citopatologia UNIP – Assis Profa. Dra. Renata Bittencourt.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Citopatologia UNIP – Assis Profa. Dra. Renata Bittencourt."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Citopatologia UNIP – Assis Profa. Dra. Renata Bittencourt

2 MEDICINA PREVENTIVA  A sabedoria popular diz que “prevenir é melhor do que remediar”.  Nas últimas décadas, a chamada medicina preventiva e social vem comprovando cientificamente a afirmação.

3 MEDICINA PREVENTIVA  Estabelecida formalmente a partir dos anos 1960 nos Estados Unidos;  Objetivo principal: proporcionar melhor qualidade de vida aos cidadãos ao prever, evitar e tratar eventuais enfermidades antes que elas se manifestem plenamente.

4 MEDICINA PREVENTIVA  As chances de cura de um câncer, por exemplo, costumam ser muito maiores quando ele é encontrado em sua fase inicial.  O câncer do colo do útero é o segundo mais incidente na população feminina brasileira, excetuando-se os casos de câncer da pele não melanoma.

5 MEDICINA PREVENTIVA  Para as mulheres, são especialmente indicados os exames ginecológicos periódicos e os testes para detectar o câncer de mama e do colo de útero, além dos cuidados especiais no período de gestação.  Os homens não podem se descuidar da próstata, a partir dos 40 anos, e devem ter especial atenção com o coração em todas as fases da vida.

6 Citopatologia  Citopatologia é o estudo das células e suas alterações em casos patológicos. COLO DO ÚTERO NORMAL

7 Citologia Cérvico-vaginal  A citologia cérvico-vaginal ou citologia oncótica é o método mais difundido mundialmente para rastreamento de células cancerosas e pré-cancerosas.  Introduzida na década de 40 por Papanicolaou, representou grande avanço no controle do carcinoma da cérvice uterina.

8 Gradativamente, o método foi adquirindo adeptos, assimilado em serviços de ginecologia e, atualmente, representa importante forma de controle desse tipo de neoplasia, sendo também utilizada na detecção de outras alterações, como por exemplo, vulvovaginites.

9 O Exame de Papanicolaou  O exame detecta doenças que ocorrem no colo do útero antes do desenvolvimento do câncer.  O exame não é somente uma maneira de diagnosticar a doença, mas serve principalmente para determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o câncer.

10 Câncer do Colo do Útero  O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, demora muitos anos para se desenvolver.  A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção pelo papilomavírus humano, o HPV, com alguns subtipos de alto risco e relacionados a tumores malignos.

11 Câncer do Colo do Útero  É o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.  Por ano, faz 4.800 vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos.

12 Câncer do Colo do Útero  Década de 90 - 70% dos casos diagnosticados eram da doença invasiva. (estágio mais agressivo da doença);  Atualmente 44% dos casos são de lesão precursora do câncer, chamada in situ;  Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura.

13 Câncer de Mama  Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.  Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

14 Câncer de Mama  Estimativa de novos casos: 52.680 (2012)  Número de mortes: 12.852, sendo 147 homens e 12.705 mulheres (2010)  Diagnóstico: exame clínico das mamas e mamografia


Carregar ppt "Introdução à Citopatologia UNIP – Assis Profa. Dra. Renata Bittencourt."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google