A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE ABRETA DO SUS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE ABRETA DO SUS"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE ABRETA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇAO SAUDE EM FAMILIA MODALIDADE A DISTANCIA TURMA N0 9 Melhoria da detecção e prevenção do câncer de colo de útero e de mama na UBS Nova Esperança, Tabatinga/AM Autora: Dra. Tahymiris Pérez Milán Orientador: Guilherme B. Shimocomaqui

2 INTRODUÇÃO Aumentar as pesquisas de câncer de colo de útero e de mama é uma importante estratégia que deve ser considerada. Com o trabalho em equipe, ampliar a cobertura da atenção e as atividades educativas é o ponto de partida para frear estas doenças que tiram a vida de milhões de mulheres no Brasil e no mundo todos os anos. .

3 INTRODUÇÃO Considero muito importante o desenvolvimento da intervenção porque a cobertura será ampliada; O diagnóstico precoce da doença será realizado e a população ficará ciente da importância da prática dos exames como diagnóstico precoce; Aumentar o conhecimento de como se proteger e sobre os fatores de risco.

4 INTRODUÇÃO Segundo o CAP, o número estimado de mulheres entre 25 e 64 anos residentes na área de abrangência da unidade de saúde é de 1.210; Considerando que o número dessas mulheres que acompanhamos na prevenção do câncer de colo de útero é de 437, temos uma cobertura estimada de 36%. .

5 INTRODUÇÃO A maioria não apresenta o exame citopatológico para o câncer de colo de útero em dia; Em relação ao câncer de mama, não existe registro da realização da mamografia; Dificuldades relacionadas ao planejamento, implementação, monitoramento e avaliação.

6 INTRODUÇÃO: Tabatinga, AM
Região de triplice fronteira; Aeroporto; Hospital militar; Unidade de pronto atendimento (UPA), onde funciona uma maternidade; 7 UBS.

7 INTRODUÇÃO: Tabatinga, AM
Sala de reabilitação; Laboratório de fronteira; UBS mista; Telesaúde; SAMU; Ambulancha.

8 INTRODUÇÃO: UBS Nova Esperança
Urbana; 2 equipes de saúde; Estrutura.

9 OBJETIVO GERAL Melhorar a detecção e a prevenção do câncer de colo de útero e de mama da UBS Nova Esperança, Tabatinga/AM. .

10 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1- Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero e do câncer de mama; 2- Melhorar a qualidade da detecção precoce do câncer de colo de útero e de mama na UBS; 3- Melhorar a adesão ao Programa de detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama das mulheres com exames alterados.

11 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
4- Melhorar o registro das informações; 5- Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama; 6- Promover a saúde.

12 METODOLOGIA Este projeto está estruturado para ser desenvolvido no período de 12 semanas na UBS Nova Esperança, no Município de Tabatinga, AM. Participarão da intervenção as mulheres residentes na nossa área de abrangência com idade entre 25 e 64 anos e anos.

13 METODOLOGIA Cadastramento e acolhimento das mulheres com idade entre 25 e 64 anos, e 50 e 69 anos; Capacitação dos profissionais da equipe; Reunião da equipe; Monitorização das ações.

14 LOGÍSTICA Protocolo do MS, departamento da atenção básica, controle dos cânceres de colo do útero e mama, segunda edição, Brasília 2013; Fichas espelho; Planilha de coleta de dados; Livro de controle dos exames de preventivo realizados na UBS.

15 RESULTADOS 1. Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama; 1.1. Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo de útero das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para 60%. 1.2. Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 60%.

16 Cobertura de prevenção de câncer do colo de útero
RESULTADOS Cobertura de prevenção de câncer do colo de útero Figura 1: Cobertura do programa de prevenção do câncer de colo de útero na unidade de saúde. Fonte: Planilha de coleta de dados UFPel.

17 Cobertura do programa de prevenção de câncer de mama.
RESULTADOS Cobertura do programa de prevenção de câncer de mama. Figura 2: Cobertura do programa de prevenção de câncer de mama Fonte: Planilha de coleta de dados UFPel.

18 RESULTADOS . 2.Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. 2.1. Obter 100% de coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo de útero. 1º mês: 100% (116); 2º mês: 100% (277); 3º mês: 100% (335)

19 RESULTADOS 3.Melhorar a adesão de detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama das mulheres com exames alterados. 3.1: Identificar 100% das mulheres com exame citopatológico alterado que não retornaram para conhecer o resultado. 3.2: Identificar 100% das mulheres com mamografia alterada que não retornaram para conhecer o resultado Na nossa intervenção, não houve mulheres com mamografia alterada que não retornaram na unidade de saúde. 1

20 RESULTADOS Proporção de mulheres com exame citopatológico alterado que não retornaram para conhecer o resultado. Figura 3: Proporção de mulheres com exame citopatológico alterado que não retornaram para conhecer o resultado. Fonte: Planilha de coleta de dados UFPel.

21 RESULTADOS 3.3. Realizar busca ativa em 100% de mulheres com exame citopatológico alterado sem acompanhamento pela unidade de saúde. 3.4. Realizar busca ativa em 100% de mulheres com mamografia alterada sem acompanhamento pela unidade de saúde. No terceiro mês uma mulher teve o exame citopatológico alterado que não retornou na unidade de saúde. Foi realizada busca ativa. Não houve mamografia alterada.

22 RESULTADOS 4. Melhorar o registro das informações.
4.1. Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo de útero em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. 1º Mês : 117 (100%); 2º Mês: 278 (100%); 3º Mês: 336 (100%). Manter registro da realização da mamografia em registro específico em 100% das mulheres cadastradas. 1º Mês: 17 (100%); 2º Mês: 41 (100%); 3º Mês: 73 (100%).

23 RESULTADOS 5. Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero e de mama. 5.1. Pesquisar sinais de alerta para câncer de colo de útero. 1º Mês: 117 (100%); 2º Mês: 278 (100%); 3º Mês: 336 (100%) 5.2. Realizar avaliação de risco para câncer de mama. 1º Mês: 17 (100%); 2º Mês: 41 (100%); 3º Mês: 73 (100%).

24 RESULTADOS 6. Promover a saúde das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na unidade de saúde. 6.1. Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre DST e fatores de risco para câncer de colo de útero. 1º Mês: 117 (100%), 2º Mês: 278 (100%); 3º Mês: 336 (100%); 6.2. Orientar 100% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) e fatores de risco para câncer de mama 1º Mês:17 (100%); 2º Mês: 41 (100%); 3º Mês: 73 (100%).

25 DISCUSSÃO O desenvolvimento do nosso trabalho por três meses proporcionou a qualificação da prática clínica de todos os professionais da unidade de saúde bem como a integração deles, a (re)organização do nosso processo de trabalho e a organização da entrega dos resultados dos preventivos.

26 DISCUSSÃO A intervenção, propiciou a ampliação da cobertura do controle de câncer de colo de útero e mama, nas usuárias entre 25 e 64 anos e entre 50 e 69 anos, respectivamente, residentes na área de abrangência da nossa unidade, melhoria na qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama.

27 DISCUSSÃO Na coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo de útero, melhoria da adesão das mulheres à realização de exame citopatológico de colo de útero e mamografia, melhoria do registro das informações e a promoção à saúde das mulheres que realizam detecção precoce dos cânceres de colo e mama.

28 DISCUSSÃO Com o intuito de potencializar a incorporação das ações na rotina do serviço, pretendemos ampliar o trabalho de conscientização primeiro dos profissionais da área da saúde e logo em seguida da comunidade, principalmente no que tange à realização dos exames e atuação com os grupos de alto risco.

29 REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM
Antes de iniciar o curso, a minha expectativa foi ruim, porque a língua constituía uma barreira, principalmente a escrita. Ao passar o tempo, percebi que fui evoluindo e até consegui melhorar a expressão oral e escrita.

30 REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM
Além disso, eu achava que as coletas dos dados da intervenção seria um momento tranquilo e que eu conseguiria desenvolver a intervenção, considerando os registros da nossa equipe. No entanto, eu me enganei, porque temos uma população flutuante que varia de um mês para outro e manter as estatísticas é muito difícil.

31 REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O PROCESSO PESSOAL DE APRENDIZAGEM
O curso me proporcionou um melhor conhecimento do sistema de saúde do Brasil, melhorou o processo de trabalho da unidade de saúde e a melhoria das relações interpessoais. Além disso, conseguimos ficar mais perto da população. Sem dúvida essa experiência acrescentou bastante na minha vida pessoal e profissional.

32

33

34 CANCER DE COLO DE UTERO

35 LEMBRAR OTUBRO ROSA É TODOS OS DIAS

36 OBRIGADO


Carregar ppt "UNIVERSIDADE ABRETA DO SUS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google