A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CLEIDE PICOLOTTO DA CAMPO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CLEIDE PICOLOTTO DA CAMPO"— Transcrição da apresentação:

1 CLEIDE PICOLOTTO DA CAMPO
MELHORIA NA ATENÇÃO DO PROGRAMA DE CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E DE MAMA NA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA EUCALIPTOS, DE BENTO GONÇALVES, RS. CLEIDE PICOLOTTO DA CAMPO ORIENTADOR: JANDRO MORAES CORTES  

2 INTRODUÇÃO A prevenção ainda é a melhor estratégia na meta contra os cânceres de colo de útero e de mama. O presente trabalho buscou a melhoria na detecção precoce do câncer de mama e colo de útero, proporcionando um atendimento mais qualificado e humanizado.

3 Município Bento Gonçalves: População de 108. 151 mil habitantes
Município Bento Gonçalves: População de mil habitantes. É conhecida por ser ao mesmo tempo um polo vitivinícola, moveleiro e turístico, tendo atuação de destaque nacional e internacional nesses setores.

4 A Saúde do município conta com : Unidades Básicas de Saúde Unidades da Estratégia Saúde da Família –ESF - 02 Unidades Avançadas de atendimento em três turnos Pronto Atendimento 24 horas - SAMU - CEO - NASF - Hospital Tacchini - Central de exames;

5 ESF Eucaliptos - Zona urbana; - 2
ESF Eucaliptos - Zona urbana; habitantes; famílias cadastradas; - Área física de 109 m2 (precária); - Atendimento à todas as faixas etárias;

6 ESF Eucaliptos

7 Composição da equipe

8 Saúde da mulher na UBS Busca ativa das faltosas Melhora nos registros
Prioridade na faixa etária Promoção à saúde Trabalho em equipe Qualidade no atendimento

9 Objetivo Geral Melhorias na prevenção de câncer de colo do útero e de mama.

10 Metodologia - Duração da intervenção: 4 meses; - Material didático; - Público alvo; - Capacitação da equipe; - Definição de papéis de cada integrante; - Acolhimento com escuta qualificada; - Busca ativa de faltosas; - Qualificação dos registros; -Sensibilização da comunidade; - Análise dos registros realizados; - Identificação do cumprimento das ações previstas; - Transcrição de dados em planilha específica;

11 Objetivos,metas e resultados
Objetivo: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo do útero. Meta : Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo uterino das mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos de idade para 80%.

12 Objetivo: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo do útero. Meta : Aplicar a periodicidade de rastreamento através do exame citopatológico de colo uterino recomendada pelo Ministério da Saúde a 80% das mulheres de 25 a 64 anos de idade que realizarem acompanhamento na UBS.

13 Objetivo: Melhorar os registros das informações
Objetivo: Melhorar os registros das informações. Meta: Manter registro da coleta de exame citopatológico de colo uterino na planilha ou no registro específico.

14 Objetivo: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero na UBS. Meta :Aumentar a coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo uterino em 80%.

15 Objetivo: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero na UBS. Meta : Garantir a adoção de condutas terapêuticas, conforme fluxogramas adotados pela UBS para 80% das mulheres.

16 Objetivo: Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero
Objetivo: Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero. Meta : Realizar avaliação de risco em 80% das mulheres nas faixas etárias-alvo.

17 Objetivo: Promoção da saúde
Objetivo: Promoção da saúde. Meta : Orientar 80% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST).

18 Objetivo: Promoção da saúde.
Meta : Orientar 80% das mulheres cadastradas sobre fatores de risco para câncer de colo uterino.

19 Objetivo: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de colo de útero e de mama na UBS. Meta: Implantar ou implementar o programa de prevenção do câncer de colo uterino na UBS. . .

20 Objetivo: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama
Objetivo: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama. Meta: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 80%.

21 Objetivo: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo
Objetivo: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de colo. Meta: Aplicar a periodicidade de rastreamento através do exame citopatológico de colo uterino recomendada pelo Ministério da Saúde a 80% das mulheres de 50 a 69 anos de idade que realizarem acompanhamento na UBS. .

22 Objetivo: Melhorar a detecção de câncer de mama
Objetivo: Melhorar a detecção de câncer de mama. Meta: Aplicar a periodicidade de rastreamento através damamografia recomendada pelo Ministério da Saúde a 80% das mulheres de 50 a 69 anos de idade que realizarem acompanhamento na UBS.

23 Objetivo: Melhorar a qualidade do atendimento das mulheres que realizam detecção precoce de câncer de mama na UBS. Meta: Garantir referência e contra-referência para 100% das mulheres com mamografia alterada.

24 Objetivo : Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero
Objetivo : Mapear as mulheres de risco para câncer de colo de útero. Meta: Realizar avaliação de risco em 80% das mulheres nas faixas etárias-alvo. O gráfico abaixo mostra o percentual de registros das informações nos 4 meses de trabalho.

25 Objetivo: Mapear as mulheres de risco para câncer de mama
Objetivo: Mapear as mulheres de risco para câncer de mama. Meta : Realizar avaliação de risco em 80% das mulheres nas faixas etárias-alvo.

26 Objetivo: Melhorar registros das informações
Objetivo: Melhorar registros das informações. Meta: Manter registro da realização da mamografia na planilha ou no registro específico.

27 Objetivo: Promoção da saúde
Objetivo: Promoção da saúde. Meta: Orientar 80% das mulheres cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST).

28 Objetivo: Promoção da saúde
Objetivo: Promoção da saúde. Meta : Orientar 80% das mulheres cadastradas sobre os fatores de risco para câncer de mama.

29 Objetivo: Promoção da saúde
Objetivo: Promoção da saúde. Meta: Orientar 80% das mulheres cadastradas sobre rotinas para detecção precoce de CA de mama.

30 Discussão A intervenção possibilitou: - Integração da equipe; - Qualificação do atendimento; - Aprimoramento dos conhecimentos; - Avanço nos registros; - Ampliação de vínculo com o usuário.

31 Reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem pessoal
Reflexão crítica sobre o processo de aprendizagem pessoal. O curso atendeu as expectativas na medida que possibilitou: - Visão ampliada do trabalho na atenção básica; - Expansão de conhecimentos de gestão e prática clínica; - Experiência prática possibilitando novas atuações; - Acesso a bibliografias antes desconhecidas;

32 Palestra na escola sobre sexualidade

33 Cantinho amamentação

34 Grupo de atividade física

35 Grupo HAS e DM

36 DIA DAS CRIANÇAS

37

38 Sala de espera Outubro Rosa

39 Novembro azul

40 Novembro azul

41 Referências Brasil, Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA
Referências   Brasil, Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Resolução RDC- 332, de 07 de dezembro de Disposição sobre o regulamento técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.   BRASIL. Ministério da saúde. Instituto Nacional do Câncer. Programa Nacional de controle de Câncer de colo de útero. Rio de Janeiro, Disponível em< Acesso em: 12 de dezembro de 2012. BRASIL. Ministério da saúde. Instituto Nacional do Câncer. Programa Nacional de controle de Câncer de mama. Rio de Janeiro, Disponível em < Acesso em: 12 de dezembro de   BRASIL. Ministério da Saúde. Cadernos de atenção básica nº 13, controle dos cânceres de colo de útero e de mama. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Brasília, Diretrizes do câncer de colo de útero, Ministério da Saúde,   FEE - Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser. Porto Alegre 2011 – RS. municípios_ detalhe. php?município=Bento+Gon%E7alves .Acesso em 20 de dezembro de   Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Estimativa 2012: incidência de câncer no Brasil.Rio de Janeiro: INCA;   Ministério da Saúde, 2006 e Diretrizes para o Rastreamento do Câncer de Colo útero e mama, INCA. Programa Nacional do Controle de câncer de colo de útero, INCA, 2011

42 OBRIGADA!!!


Carregar ppt "CLEIDE PICOLOTTO DA CAMPO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google