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Introdução a economia Arley Rodrigues Bezerra Maio

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Apresentação em tema: "Introdução a economia Arley Rodrigues Bezerra Maio"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução a economia Arley Rodrigues Bezerra Maio -2017

2 Conceitos iniciais de economia Um curso de Introdução à Ciência Econômica deve garantir pelo menos três objetivos Estimular o estudante percepção e ao interesse pelos problemas econômicos; Familiariza-lo com as teorias que se propõem a analisar os mesmos problemas; Ter uma visão generalizada dos sistemas econômicos.

3 Conceitos iniciais de economia A escassez é o problema econômico central de qualquer sociedade; Escassez é diferente de pobreza e limitação; A partir da escassez da economia, surge o problema da escolha; Em termos etmológicos a palavra economia que por sua vez vem do grego “oikonomia”. Economia pode ser definida como a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos, na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer as necessidades Humanas.

4 Conceitos iniciais de economia A economia é uma ciência social; A escassez está atrelada às necessidades econômicas; Bem é tudo aquilo que permite satisfazer as necessidades humanas; Classificação dos bens: Raridade; Os bens econômicos são classificados em relação à: Natureza; Destino; Por fim resta a divisão de bens em bens finais e intermediários e bens privados e públicos;

5 Conceitos iniciais de economia Os Fatores de Produção ou recursos produtivos da economia são elementos utilizados na fabricação de diversos tipos de mercadorias. Terra; Trabalho; Capital; Capacidade empresarial. O preço pago pela utilização dos serviços dos fatores de produção vai se constituir na renda dos proprietários destes fatores.

6 Conceitos iniciais de economia Os agentes da economia: Famílias; Firmas; Governo.

7 Conceitos iniciais de economia O problema da escassez contrário aos recursos limitados e às necessidades ilimitadas reforçam o problema de escolha na economia. A partir disso, é construído um modelo com as seguintes qualidades: Existência de uma quantidade fixa de recursos; Pleno emprego de recursos; Tecnologia constante. A curva de possibilidade de produção é construída a partir destas características.

8 Conceitos iniciais de economia A curva de possibilidade de produção. A curva de possibilidade de produção possibilita remeter ao conceito de eficiência da utilização dos recursos produtivos. O conceito de custo de oportunidade tem seu papel importante nas analises econômicas. O porque da inclinação desta curva? Quando e como ocorre o deslocamento da CPP?

9 Conceitos iniciais de economia A organização econômica: Sistema econômico Mercado Economia de mercado: ◦ Concorrência pura; ◦ Concorrência Mista. Economia planificada

10 Conceitos iniciais de economia Economia de mercado: Concorrência pura. Nesta mercado predomina a “mão invisível”; O mecanismo de preços tem uma função muito importante; Como a economia vai realizar as suas escolhas: O que e quanto?: Como?: Para quem? Este sistema econômico predomina a filosofia do liberalismo econômico, que advoga a soberania do mercado. Nesse modelo, a política econômica deve preocupar-se apenas em manter a estabilidade.

11 Conceitos iniciais de economia Economia de mercado: Concorrência pura.

12 Conceitos iniciais de economia Economia de mercado: Concorrência pura: Preço e quantidade de equilíbrio: Os consumidores estabelecem os preços máximos que estão dispostos a pagar por cada quantidade a ser demandada. Essa avaliação é subjetiva (psicológica) e deriva do conceito de utilidade que o consumidor procura maximizar. Assim, a curva de demanda de mercado delimita o "preço máximo". Os produtores estabelecem seus preços mínimos que estão dispostos a receber por cada quantidade ofertada, diante da restrição dos custos incorridos e seu objetivo de maximizar lucros. Assim a curva de oferta representa o limite mínimo. Desta forma, a área de negociação do preço e da quantidade se dará na região ABC, do gráfico, mas o equilíbrio será em B. O mercado é a solução civilizada mais barata, logo a mais eficiente, para se realizar trocas, que em última instância é a essência do problema econômico.

13 Conceitos iniciais de economia Economia de mercado: Concorrência pura- Imperfeições: Os preços nem sempre flutuam; O mercado sozinho não promove perfeita alocação de recursos; O mercado sozinho não promove perfeita distribuição de renda.

14 Conceitos iniciais de economia Economia de mercado: Concorrência mista: A partir das grandes crises, o Governo passou a intervir na economia com o objetivo de eliminar as chamadas distorções alocativas (isto é, na alocação de recursos) e distributivas e de promover a melhoria do padrão de vida da coletividade. Isso pode dar-se das seguintes formas: : atuação sobre a formação de preços, corrigindo externalidades; complemento da iniciativa privada; fornecimento de serviços públicos; fornecimento de bens públicos; compra de bens e serviços do setor privado.

15 Conceitos iniciais de economia Economia de mercado: Concorrência mista: Como este sistema resolve os problemas básicos de escolha? O que e quanto: Como: Para quem:

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17 Conceitos iniciais de economia Economia planificada: A propriedade dos recursos (chamados de meios de produção, nesses sistemas) é do Estado (ou seja, os recursos são de propriedade pública). Os meios de produção incluem máquinas, edifícios, residências, terra, entidades financeiras, matérias-primas. Os meios de sobrevivência pertencem aos indivíduos (roupas, carros, televisores etc.).

18 Conceitos iniciais de economia Economia planificada: Uma economia centralizada apresenta ainda as seguintes características: Papel dos preços no processo produtivo: Papel dos preços na distribuição do produto: Repartição do lucro:

19 Conceitos iniciais de economia A partir disso, as economias de mercado tendem a apresentar maior eficiência alocativa, em virtude da menor interferência do governo nas decisões de produção e, portanto, na alocação de recursos, permitindo que as forças de mercado estabeleçam as prioridades da sociedade, com grande ênfase na produção de bens de consumo. Já o sistema de planejamento central fracassou em grande parte dos países, tanto em melhorar a distribuição da renda como em realizar um atendimento básico da população.

20 Conceitos iniciais de economia Teoria e modelos: A economia se preocupa com a previsão e a explicação de fenômenos. Em razão disso, são utilizadas as teorias. O que significa as teorias? Teoria pode ser entendida como um conjunto de “idéias”sobre a realidade, sempre analisadas de forma interdependente. Na economia, especificamente, construir teorias significa extrair conhecimentos sobre o funcionamento do sistema econômico. Uma teoria pode ser apresentada como forma de um modelo. Modelos são representações das principais características dos componentes de uma teoria, como por exemplo: um mapa.

21 Conceitos iniciais de economia Teoria e modelos: O procedimento para construir e testar teorias é em resumo o mesmo usado em diversas disciplinas. 1. Decidir sobre o que se pretende estudar; 2. Identificar as variáveis que se acredita explicar serem importantes para aquilo que se deseja explicar ou predizer; 3. Especificação das suposições das teorias; 4. Especificação das hipóteses; 5. Testar a teoria comparando as previsões contra os acontecimentos do mundo real; 6. Se a evidência da sustentação à teoria, então nenhuma ação adicional é necessária. 7. Se as evidências não dão sustentação à teoria, então a teoria é rejeitada. Neste caso, uma nova teoria deve ser feita.

22 Conceitos iniciais de economia Economia Positiva e Economia normativa: Os argumentos positivos procuram entender e explicar os fenômenos econômicos como eles realmente são, dizem respeito ao que "é, foi ou será". Desse modo, qualquer rejeição sobre as suas validades pode ser apropriadamente confrontada com os fatos da realidade. “São Paulo é o estado mais industrializado do Brasil”. Os argumentos normativos dizem respeito ao que "deveria ser". As rejeições a tais argumentos não podem ser confrontadas com Os fatos da realidade objetivos. Isso porque os argumentos normativos são impregnados de critérios filosóficos, religiosos ou culturais. “O combate ao desemprego deveria ser uma prioridade em relação ao combate da inflação”.

23 Conceitos iniciais de economia Economia Positiva e Economia normativa: A economia positiva tenta compreender os fenômenos econômicos, sem a intenção de julgar a realidade; A economia normativa preocupa-se em prever a realidade, questionando se algo é moralmente aceitável ou não.

24 Conceitos iniciais de economia: Divisão da teoria econômica Microeconomia: Estuda o comportamento das unidades econômicas básicas: consumidores e o mercado no qual interagem. Esta parte da economia se preocupa com a determinação dos preços e quantidades em mercado específicos, ou seja com a analise parcial: consumidores, firmas, mercado específicos; Os preços constituem os sinais para o uso eficiente dos recursos escassos da sociedade e funciona como um elemento de exclusão; Os preços forma-se com base em dois mercados: Mercado de bens e serviços; Mercado dos serviços dos fatores de produção;

25 Conceitos iniciais de economia: Divisão da teoria econômica Macroeconomia: Estuda a determinação e o comportamento dos grandes agregados, como PIB, consumo nacional, investimento agregado, exportação, nível geral de preços etc., com o objetivo de prepor um políticas econômicas. Por um lado, tem um enfoque conjuntural, isto é, preucupa-se com a resolução de temas como inflação e desemprego, a curto prazo; Por outro, trata de questões de estruturais, de longo prazo, estudando modelos de desenvolvimento que levem à elevação do padrão de vida (bem estar da coletividade). Este enfoque de longo prazo é denominado de desenvolvimento econômico; Ou seja, estuda as condições de equilíbrio estável entre a renda e o dispêndio nacional. As políticas econômicas de intervenção procuram sempre estabelecer tal equilíbrio.

26 Introdução à microeconomia A Microeconomia, ou Teoria de Preços, é a parte da teoria econômica que estuda o comportamento das famílias, das empresas e os mercados nos quais operam; Neste campo ocorre a formação de preços no mercado. Como vimos, no Capítulo 1, os preços formam-se com base em dois mercados: Mercado de bens e serviços; Mercado de serviços de fatores; “Coeteris Paribus”.

27 Introdução à microeconomia Trade –offs: Consumidores; Renda limitada e ampla variedade de bens e serviços Trabalhadores; Escolher se vão fazer parte do mercado de trabalho e enfrentar dilemas de emprego Empresas Limitações ao que elas vão produzir; Decisão ao quanto de cada veículos elas vão produzir

28 Introdução à microeconomia Preços e mercados: Um segundo tema da microeconomia é o papel dos preços; Explicação de como os preços vão ser determinados;

29 Introdução à microeconomia Teorias e modelos: Quantos trabalhadores seria contratados ou demitidos por uma empresa ou industria se o preço das matérias primas aumentar?; As teorias são desenvolvidas para explicar fenômenos observados em termos de um conjunto de regras básicas e premissas; A partir disso, com a ajuda de técnicas de matemática e estatísticas, as teorias podem ajudar a construir modelos; Modelo é uma representação matemática de uma empresa, um mercado ou uma atividade com base na teoria econômica;

30 Introdução à microeconomia Analise positiva e normativa: A analise positiva consiste em preposições que descrevem relações de causa e efeito; Estudos de impactos de impostos...; A analise normativa verifica o aspecto do “o que seria melhor”

31 Introdução à microeconomia Mercados competitivos e não competitivos: Muitos compradores e vendedores; Poder de mercado: Um único preço geralmente prevalecerá. Em mercado que não são perfeitamente competitivos, empresas diferentes podem cobrar preços diferentes pelo mesmo produto; Definição de mercado – A extensão de um mercado: Deve-se primeiramente definir qual a extensão do mercado, tanto em termos de produtos, quanto em termo geográficos

32 Introdução à microeconomia A definição de mercado é importante em razão: Uma empresa deve saber quais são os reais e potenciais concorrentes para os produtos que ele vende agora ou pode vir a vender no futuro; A definição do mercado pode ser importante para a escolha de políticas públicas

33 Introdução à microeconomia Preços reais e preços nominais: O preço nominal de uma mercadoria é apenas o seu preço absoluto; O preço real de uma mercadoria é o preço relativo a uma medida agregada de preços;

34 Introdução à microeconomia A microeconomia pode ser didaticamente dividida como:

35 Introdução à microeconomia: Fundamentos da teoria da demanda: Teoria do consumidor Como o consumidor com renda limitada decide que bens e serviços deve adquirir? O comportamento do consumidor pode ser inicialmente compreendido quando entendido em três processos: Preferências do consumidor: Forma de descrever como os consumidores escolhem entre uma mercadoria e outra; Restrições orçamentárias; Renda limitada restringe a quantidade de mercadorias que podem adquirir. Escolhas do consumidor.

36 Introdução à microeconomia: Teoria do consumidor: Preferências do consumidor Cestas do mercado: Uma cesta de mercado é um conjunto com quantidades determinadas de uma ou mais mercadorias; Exemplo:

37 Introdução à microeconomia: Teoria do consumidor: Preferências do consumidor Premissas básicas sobre preferências: Completas; O consumidores podem comparar e ordenar todas as cestas do mercado. Transitórias; Mais é melhor que menos As pessoas sempre querem quantidades maiores de cada mercadora

38 Introdução à microeconomia: Teoria do consumidor: Preferências do consumidor Curvas de indiferença: Apresentação gráfica das preferências do consumidor. Estas curvas representam todas as combinações de cestas de mercado que fornecem o mesmo nível de satisfação ao consumidor; Exemplo dos dados anteriores Mapas de indiferença: Conjunto de curvas de indiferença. Estas curvas de indiferença não podem se interceptar.

39 Introdução à microeconomia: Teoria do consumidor: Preferências do consumidor Taxa Marginal de Substituição: Mede a quantidade de determinada mercadoria da qual um consumidor estaria disposto a desistir para obter maior número de outra; Relação da inclinação da curva de indiferença; Nova premissa das preferências: Taxa de substituição marginal decrescente;

40 Introdução à microeconomia: Teoria do consumidor: Preferências do consumidor Taxa Marginal de Substituição:

41 Introdução à microeconomia: Teoria do consumidor: Preferências do consumidor Os formatos das curvas de indiferença podem significar diferentes graus de disposição que um consumidor deseja substituir um bem pelo outro. Exemplos de curvas de indiferença: Substitutos prefeitos; Complementares Perfeitos; Males; Neutros; “Bem comportadas”.

42 Introdução à microeconomia: Teoria do consumidor: Preferências do consumidor Utilidade: Valor numérico que representa a satisfação que o consumidor obtém de uma cesta de mercado; É um modo de descrever as preferências do consumidor; Uma função utilidade é uma formula que atribui um nível de utilidade a cada cesta de mercado; Existem as funções de utilidade ordinais e cardinais.

43 Introdução à microeconomia: Teoria do consumidor: Preferências do consumidor Uma função utilidade é uma formula que atribui um nível de utilidade a cada cesta de mercado;

44 Introdução à microeconomia: Teoria do consumidor: Preferências do consumidor Exemplos de funções utilidade: Exemplos...

45 Introdução à microeconomia: Teoria do consumidor: Preferências do consumidor Utilidade marginal:

46 Introdução à microeconomia: Teoria do consumidor: Preferências do consumidor Restrição orçamentária: A restrição orçamentária é o montante de renda disponível do consumidor, em dado período de tempo. Pode-se estabelecer a linha do orçamento que indica por sua vez todas as combinações de bens para o qual o total de dinheiro gasto seja igual à renda disponível. Em geral dois bens é bastante útil; Construção da reta orçamentária; A inclinação da reta orçamentária tem a interpretação econômica que mede a taxa à qual o mercado está disposto a “substituir” o bem 1 pelo bem 2.

47 Introdução à microeconomia: Teoria do consumidor: Preferências do consumidor Variações na reta orçamentária: Variação na renda; Aumento dos preços;

48 Introdução à microeconomia: Teoria do consumidor: Preferências do consumidor Escolha (Equilíbrio do consumidor): A cesta de mercado maximizadora deverá atender a duas condições: Deverá estar na linha do orçamento; Deverá dar ao consumidor sua combinação preferida de bens e serviços; O consumidor estará maximizando sua utilidade quando sua reta orçamentária tangenciar sua curva de indiferença, como se segue: Ou seja quando a inclinação das duas curvas forem iguais...

49 Introdução à microeconomia: Teoria do consumidor: Preferências do consumidor Escolha (Equilíbrio do consumidor):

50 Referencial Bibliográfico EQUIPE DE PROFESSORES DA USP - Manual de economia - Ed. Atlas - Organizadores: Luiz Martins Lopes e Marco Antônio Sandoval de Vasconcellos. PASSOS, Carlos Roberto M. Princípios de economia. 5. ed. rev. São Paulo, SP: Thomson, 2006. PINDICK. Microeconomia. 2006. VARIAN. Microeconomia. Princípios Básicos. 2007. VASCONCELLOS, M. A. S. de. Economia: micro e macro : teoria e exercícios, glossário com os 300 principais conceitos econômicos. 5. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2011.


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