TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA 2016-2

2 ORIENTANDA LILIAN CRISTINA DE FREITAS ORIENTADORA Prof.ª LILIANE BARROS DE ALMEIDA TEMA: CULTURA E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O COTIDIANO ESCOLAR

3 APRESENTAÇÃO O trabalho vem analisar os processos culturais como elemento importante no desenvolvimento da aprendizagem, além de refletir sobre a importância das experiências vivenciadas para a construção do conhecimento, compreender os processos culturais no desenvolvimento da aprendizagem e identificar a importância da cultura no contexto educacional. Este trabalho aborda a cultura a partir da seguinte problemática: como os processos culturais podem contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem?

4 1.1- Breve contextualização histórica. 1.2- Cultura e sociedade. 1.3- Cultura e educação. CAPITULO I- CULTURA E DUCAÇÃO: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS

5 2.1- Educação escolar e cultura: aspectos conceituais. 2.2- A diversidade cultural na prática pedagógica da escola básica. 2.3- Cultura e currículo uma reflexão necessária. CAPITULO II- ESCOLA, CULTURA E DIVERSIDADE: CONSTRUINDO CAMINHOS

6 Há uma necessidade urgente de haver mudanças em diversos aspectos da educação como a prática pedagógica dos professores e os currículos para valorizar a diversidade com o intuito de evitar a exclusão e erradicar a discriminação, o preconceito e o racismo com as pessoas consideradas “diferentes” para assim construir uma sociedade mais democrática e participativa O trabalho aqui exposto, evidencia algumas discussões sobre a prática pedagógica e o currículo em relação a diversidade cultural. CONSIDERAÇÕES FINAIS

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ADORNO, Theodor W. ; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos: tradução, Guido Antônio de Almeida. -Rio de janeiro: Jorge Zarhar, 1985. BASEI, Andréia Paula. Escola e cultura(s): repercussões e possibilidades para uma prática pedagógica intercultural. Revista Digital- Buenos Aires – Año 12 –N°111-Agosto de 2007. BEZERRA, Roseane Dal Bello. TEIXEIRA, Célia Regina. Escola, currículo e cultura(s): a construção do processo educativo na perspectiva da multiculturalidade. Dialogia, São Paulo, v.6, p.55-63, 2007. BRANDÃO, Carlos Rodrigues (1981). O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007. (Coleção Primeiros Passos; 110).

8 BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação fundamental. Parâmetros curriculares nacionais, apresentação dos temas transversais e ética. V. O8, Brasília, DF: MEC/SEF, 1997. CHARLOT, Bernard. A mistificação pedagógica. Realidades sociais e processos ideológicos na Teoria da Educação. Tradução: Ruth Rissin Josef. Zahar Editores, 1979. CANDAU, Vera Maria Ferrão. Sociedade, cotidiano escolar e cultura(s): uma aproximação. Educação & Sociedade, ano XXIII, nº 79, agosto/2002. _____________ Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógica. Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, pp.240-255, Jul/Dez 2011. _____________ MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Maio/Jun/Jul/Ago,2003, nº23. CHAUI, Marilena de Sousa. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas - São Paulo: Ed. Moderna, (Coleção contemporânea) 1980. _____________ Cidadania cultural- 1.ed- São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2006.

9 COELHO, Wilma de Nazaré Baía; SILVA, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e. A escola e a cultura escolar: É possível controlar as diferenças no/pelo currículo? XXV Simpósio Brasileiro –ANPAE, 2011. COSTA, Marisa Vorraber. SILVEIRA, Rosa Hessel. SOMMER, Luis Henrique. Estudos culturais, educação e pedagogia. Maio/Jun/Jul/Ago 2003 N°23. COSTA, Thatyane Roberta de Castro. A mundialização da cultura e os processos de homogeneização e formação da cultura global. Universitas - Relações Int., Brasília, v. 2, n 1, p.255-267, jan. /jun. 2004. DIAS, Adelaide Alves. A escola como espaço de socialização da cultura em direitos humanos. In: ZENAIDE, Maria de Nazaré Tavares; SILVEIRA, Rosa Maria Godoy; DIAS, Adelaide Alves. (Org.). Direitos Humanos: capacitação de educadores - Fundamentos culturais e educacionais da Educação em Direitos Humanos - Vol. 2. 1ªed.João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2008, v. 2, p. 155-160. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio: o minidicionário da língua portuguesa. 6. ed. rev. atualiz. –Curitiba :Positivo, 2004. 896 p.

10 FETZNER, Andréa Rosana; VIANA SOUZA, Maria Elena. Concepções de conhecimento escolar: potencialidades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Educação e Pesquisa, São Paulo, vol. 38, núm. 3, p. 683-694, julio-septiembre, 2012. GASPARIN, João Luiz; TENÓRIO, Aleir Ferraz. Educar para a diversidade: desafio de uma prática escolar, IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, 2009. GOMES, Nilma Lino. Diversidade e Curriculo. In: BEAUCHAMP Jeanete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do (Org). Indagações sobre currículo: diversidade e currículo. Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Tradução e revisão de Ricardo Uebel, Maria Isabel Bujes e Marisa Vorraber Costa. Educação & Realidade, 1997. MAIA, Nelly Aleotti. Educação e cultura Sinônimos ou sistemas em interação? Da Cultura ANO II/ Nº 3/ JAN-JUN 2002.

11 MIORANZA, Angela Josefina. ROËSCH, Isabel Cristina Corrêa. A diversidade cultural no cotidiano da sala de aula, 2010. MOREIRA, Antonio Flávio Barbosa. Sobre a qualidade na educação básica e a concepção de currículo. In: Currículo: conhecimento e cultura. Ano XIX – nº 1 – abril/2009 (Salto para o futuro). RODRIGUES, Neidson. Por uma nova escola: o transitório e o permanente na educação. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2003. ROCHA, Everardo. O que é Etnocentrismo. Ed. Brasiliense, 1984, pág. 7- 22. SANTOS, José Luiz dos (1983). O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 2006. (Coleção Primeiros Passos; 110). SERRANO, Gloria Pérez. Educação em valores: como educar para a Democracia. 2. ed. Porto Alegre, Artmed editora S.A., 2002. SILVA, Fabiany de Cássia Tavares. Cultura Escolar: quadro conceitual e possibilidades de pesquisa. Educar: Curitiba, n. 28, p. 201-216, 2006. Editora UFPR. VELANGA, Carmen Tereza. Diversidade cultural na educação básica: O que dizem o Currículo escolar e a prática pedagógica de docentes da rede pública rondoniense na Amazônia Ocidental, 2015.


Carregar ppt "TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google