A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação para Educação Integral:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação para Educação Integral:"— Transcrição da apresentação:

1 Formação para Educação Integral:
diálogos entre a Universidade e a escola pública Prof.Clarice Salete Traversini

2 Grupo de Trabalho Professoras: Clarice Salete Traversini Ivany Souza Ávila Maria Beatriz Titton Maria Luísa Merino Xavier Suzana Moreira Pacheco

3 Roteiro Eixos da formação docente
Relações entre Educação Integral e Universidadade - ações

4 "Desencaixe" como forma de existência da escola contemporânea
Noções de encaixe e desencaixe são compreendidas neste texto a partir da obra do sociólogo Anthony Giddens, "As conseqüências da modernidade": "Por desencaixe me refiro ao deslocamento das relações sociais de contextos locais de interação e sua reestruturação através de extensões indefinidas de tempo espaço" (GIDDENS, 1991, p.29)

5 Constituição do sujeito docente/educador “integral” – persistência e necessidade de construir outros modos de pensar (Maria Luisa Xavier); Apropriação dos discursos do MEC (legislações, perspectivas teóricas, aspectos históricos, principais pensadores,etc) = pertencimento; Deslocamento do macro para o micro = culturas adolescentes -jovens (Sandra Andrade); "Não mais do mesmo" - como a arte contemporânea pode nos ajudar a pensar de outro modo (Luciana Loponte), perceber a cidade (Jaume Bonafé Martinez);

6 Ampliação da produção de saber sobre Educação Integral:
a) contribuições da escola para a universidade b) luta política pela publicação sobre o tema em periódicos qualificados.

7 Mapeamento das ações Curso de Especialização
Conclusão de 48 monografias de Especialização, apresentadas em evento organizado na Faculdade de Educação, aberto à comunidade; Temáticas abordadas nas pesquisas: Gênero – Corpo – Formação docente – Práticas pedagógicas – Inclusão escolar – Gestão escolar – Currículo – Culturas juvenis

8 Oficinas Pedagógicas : Oficinas planejadas para serem ministradas pelas alunas do Curso de especialização, com orientação e supervisão dos professores do Curso. Notícia SMED Porto Alegre A iniciativa faz parte do curso de pós-graduação em Educação Integral, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As professoras Nara Machado, Luciane Velasques e Márcia Cristina Santos foram as ministrantes. Histórico da Educação Integral, do programa Cidade Escola, da rede de saberes e parcerias foram temas debatidos. Além disso, os participantes produziram uma mandala de planejamento.

9 Trabalho de Conclusão de Curso – Pedagogia
Pesquisas acadêmicas Trabalho de Conclusão de Curso – Pedagogia 2013/01 Aluna: Vanessa Benites Título: Aprendizagens docentes e o Programa Mais Educação: possíveis reflexões Pergunta de Pesquisa: Que aprendizagens docentes foram obtidas pelos alunos do Curso de Especialização em Educação Integral Integrada na Escola Contemporânea ao desenvolverem oficinas sobre o Programa Mais Educação nas suas escolas?

10 Metodologia: Leitura de 23 relatórios dos alunos do Curso; Critério de seleção: relatórios que apresentavam explicitamente aprendizagens docentes obtidas a partir das oficinas: 12 relatórios; Análise das recorrências das aprendizagens docentes:

11

12 Produção de material empírico para pesquisa de mestrado: Curso de Extensão
Aluna: Juliana Freitas Orientadora: Clarice Salete Traversini Título: Compondo a docência: os discursos que constituem o professor da Educação Integral Contemporânea Pergunta de Pesquisa: Como professores envolvidos com a proposta de Educação Integral nas escolas públicas narram sua constituição docente na contemporaneidade?

13 Metodologia Estudo de Caso Grupos de Discussão (9 docentes)
Curso de Extensão: 6 encontros quinzenais de 2 horas (12 horas) Organização de 6 atividades disparadoras para promover a discussão; c) Conclusão do Curso: construção de um material que signifique como o professor se constitui enquanto docente da Educação Integral contemporânea

14 Recorrências e unidades de análise
Professor por vocação Professor gestor Professor aprendente

15

16

17

18

19


Carregar ppt "Formação para Educação Integral:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google