A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filosofia no Ensino Médio

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filosofia no Ensino Médio "— Transcrição da apresentação:

1 Filosofia no Ensino Médio Em dezembro de 1996, foi aprovada a Lei nº 9394/96, art.36, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que determinava que os estudantes do ensino médio deveriam ter acesso aos "conhecimentos de Filosofia e Sociologia necessários ao exercício da cidadania". afirmar a importância da Filosofia na formação cidadã é responder à demanda por uma formação crítica; e não afirmá-la como disciplina significa ressaltar seu caráter interdisciplinar. Lei nڎº 11.684/2008 CNE. Nº 38/2006. Institui a obrigatoriedade do ensino de Filosofia e Sociologia no E.M.

2 Filosofia no Ensino Médio É possível que esse professor pense: para que defendo a filosofia na escola? O que há de específico na filosofia que a faz necessária no currículo dos jovens? Qual filosofia ensinar? Como fazê-lo? Damos aulas de filosofia ou de filosofar? O que é a filosofia? O que é o filosofar? É possível essa separação das duas coisas? Ora, assim o professor terá começado a pensar filosoficamente o ensino de filosofia e só isso já pode ser um bom começo.

3 Filosofia no Ensino Médio É clássico citar Kant quando se pretende defender que não é possível ensinar a filosofia, mas sim a filosofar. Para Kant, a filosofia é um saber que está sempre incompleto está sempre em movimento, sempre aberto, sempre sendo feito e se revendo e por isso não pode ser capturado e ensinado.

4 Filosofia no Ensino Médio “Só é possível aprender a filosofar, ou seja, exercitar o talento da razão, fazendo-a seguir seus princípios universais em certas tentativas filosóficas já existentes, mas sempre reservando à razão o direito de investigar aqueles princípios até mesmo em suas fontes, confirmando-os ou rejeitando- os”. (Kant)

5 Filosofia no Ensino Médio (...) aprender a filosofar só pode ser feito estabelecendo um diálogo crítico com a filosofia. Do que resulta que se aprende a filosofar aprendendo filosofia de um modo crítico, quer dizer, que o desenvolvimento dos talentos filosóficos de cada um se realiza pondo-os à prova na atividade de compreender e criticar com a maior seriedade a filosofia do passado ou do presente (...). Kant não é um formalista que preconiza que se deve aprender um método no vazio ou uma forma sem conteúdo; tampouco se segue que Kant tivesse avalizado a idéia de que é necessário lançar-se a filosofar sem mais nem muito menos a idéia de que os estudantes deveriam ser impulsionados a ‘pensar por si mesmos’, sem necessidade de se esforçar na compreensão crítica da filosofia, de seus conceitos, de seus problemas, de suas teorias etc. (Obiols, 2002: 77 )

6 Filosofia no Ensino Médio O filosofar é uma disciplina no pensamento que ao ser operada vai produzindo filosofia e a filosofia é a própria matéria que gera o filosofar. São indissociáveis. A matéria filosofia separada do ato de filosofar é matéria morta, recheio de livro de estante. Filosofar é produzir conceitos. ( Deleuze )

7 Filosofia no Ensino Médio Gilles Deleuze Immanuel Kant

8 Filosofia no Ensino Médio Experiência filosófica: Dentro da idéia de experiência filosófica está a construção do aluno, criativamente por ele mesmo e também pelo professor. Não poderia ser de outro modo. Portanto, tudo deve partir das questões dos alunos. Não há razão para pensarmos ensino de filosofia se não for da filosofia viva.

9 Comunicação na língua materna; comunicação em língua estrangeira; competência matemática; em ciências e tecnologias; competência digital; capacidade de aprender a aprender, competências sociais e cívicas; espírito de iniciativa e espírito empresarial; sensibilidade e expressão culturais.

10 Filosofia no Ensino Médio As aulas de filosofia, como lugar da experiência filosófica, têm como objetivo oferecer critérios filosóficos para o aluno julgar a realidade por meio da prática do questionamento filosófico e da construção de conceitos, por meio do exercício da criatividade e avaliação filosóficas.

11 Filosofia no Ensino Médio Vou afirmar que um professor de filosofia é aquele que, acima de tudo, consegue construir um espaço de problematização compartilhado com seus alunos. (...) Ensinar filosofia é antes de mais nada ensinar uma atitude em face da realidade, diante das coisas, e o professor de filosofia tem que ser, a todo momento, conseqüente com esta maneira de orientar o pensamento. (Cerletti, 2003, p. 62)

12 Filosofia no Ensino Médio Exemplo de aulas: “O que é filosofia”; “Introdução à lógica”; “O que é o ser humano” e “Ética e política”. Destacaremos, para a análise da estratégia empregada, as aulas em torno do assunto “A atitude filosófica”, dentro do tema mais amplo “O que é filosofia”. Essas aulas podem se desenvolver em torno da leitura e da interpretação do texto “Alegoria da caverna”, que se encontra no Livro VII da República de Platão.

13 Filosofia no Ensino Médio – Plano de aula. Tema: O que é filosofia Assunto: A atitude filosófica: Filosofia e vida cotidiana. A crítica do mundo cotidiano. A indagação filosófica. Objetivos: Possibilitar aos alunos um contato direto com um texto filosófico; Refletir sobre as ilusões e preconceitos presentes em nossa sociedade; Discutir a importância de tentar enxergar para além das aparências, para além daquilo que é comumente aceito como certo, enfim, de desenvolver a consciência crítica; Introduzir informações sobre Platão, sua época e seu pensamento.

14 Filosofia no Ensino Médio Seleção de Conteúdos; Procedimentos metodológicos; Recursos materiais: Filmes: O Mundo de Sofia;Galileu Galileu: batalha para o paraíso; Alexandria; Avaliação contínua.

15 Finalizando Portanto, o objeto da filosofia é o conceito, é a noção, é a idéia. Quer sejam conceitos, noções e idéias do nosso dia-a-dia, quer sejam parte de domínios específicos do conhecimento. O objeto da filosofia é o conceito e o método da filosofia é sempre argumentativo.

16 Referências: http://filosofianoensinomediosp.blogspot.com CERLETTI A. Ensino de filosofia e filosofia do ensino filosófico. In: GALLO, S.; CORNELLI, G.; DANELON, M. (Org.). Filosofia do ensino de filosofia. Petrópolis: Vozes, 2003. GALLO, S.; KOHAN, W. Filosofia no ensino médio. Petrópolis: Vozes, 2000.

17 Referências: OBIOLS G. Uma introdução ao ensino da filosofia. Ijuí: Editora da UNIJUÍ, 2002. RANCIÈRE J. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2002.


Carregar ppt "Filosofia no Ensino Médio "

Apresentações semelhantes


Anúncios Google