Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRafael Perrotta Alterado mais de 7 anos atrás
1
1.1 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Sistemas de informação gerenciais 7ª edição - Kenneth C. Laudon e Jane P. Laudon Esta 7ª edição de Sistemas de informação gerenciais foi totalmente reescrita como uma introdução concisa e acessível aos sistemas de informação, tanto para graduandos em administração quanto para estudantes de tecnologia da informação. Ela enfoca os sistemas de informação como recurso para ajudar os administradores a atingir seus objetivos e ressalta sua importância nos negócios, independentemente da área em que o profissional atue. A obra apresenta, de forma objetiva, como os sistemas de informação podem ser usados para a resolução de problemas organizacionais. Sua nova estrutura, em 12 capítulos, concentra os conceitos essenciais sobre os sistemas de informação, o que também a torna adequada a cursos de menor carga horária.
2
1.2 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais na Era Digital Capítulo 1
3
1.3 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 1 Sistemas de Informação na Era Digital OBJETIVOS DE ESTUDO Por que os sistemas de informação são essenciais no ambiente de negócios contemporâneo? Definir um sistema de informação da perspectiva técnica e empresarial Diferenciar a capacitação em computadores e sistemas de informação Método dos 4 (quatro) passos para a resolução de problemas relacionados a sistemas de informação
4
1.4 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 1 Sistemas de Informação na Era Digital Avaliar como os sistemas de informação afetarão as carreiras de contabilidade, economia e finanças, administração, marketing, administração operacional? Identificar os conhecimentos essenciais em sistemas de informação OBJETIVOS DE ESTUDO (continuação)
5
1.5 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 1 Sistemas de Informação na Era Digital A Major League Baseball Marca Pontos com os Sistemas de Informação Problema: Queda de receitas dos canais de vendas tradicionais, redução da base de clientes, custos crescentes Soluções: Os sites MLB e o sistema de oferta de ingressos por telefone celular permitiram a emissão eletrônica de ingressos e a entrega de informação e jogos on-line, com aumento de vendas O software de análise do cliente e o monitoramento do site ajudam a identificar boas vendas potenciais Demonstra o papel da TI na re-educação de custos, na abertura de novos canais de vendas e na construção de uma comunidade com os clientes Apresenta um cenário organizacional emergente no qual as organizações podem usar ferramentas para analisar dados críticos
6
1.6 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 1 Sistemas de Informação na Era Digital Visite o site da Major League Baseball em www.mlb.com Visite o site da Major League Baseball em www.mlb.com Assista ao vídeo na página principal Assista ao vídeo na página principal Inscreva-se para receber gratuitamente o boletim informativo do Fan Forum Inscreva-se para receber gratuitamente o boletim informativo do Fan Forum Encontre um agasalho de seu time favorito no Shop Encontre um agasalho de seu time favorito no Shop Visite o site de seu time favorito da MLB Visite o site de seu time favorito da MLB Como ter um site centralizando os sites de todos os times ajuda a MLB? Como a prejudica? Como ter um site centralizando os sites de todos os times ajuda a MLB? Como a prejudica? Quais objetivos empresariais esse site atende? Quais objetivos empresariais esse site atende? Sessão Interativa individual: Major League Baseball A Major League Baseball Marca Pontos com os Sistemas de Informação
7
1.7 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 1 Sistemas de Informação na Era Digital O Papel dos Sistemas da Informação nos Negócios Atuais Desde 2005, foram abertas mais contas de telefone celular do que foram instalados telefones fixos Desde 2005, foram abertas mais contas de telefone celular do que foram instalados telefones fixos Mais de 35 milhões de norte-americanos recebem notícias on-line; 32 milhões lêem blogs Mais de 35 milhões de norte-americanos recebem notícias on-line; 32 milhões lêem blogs A propaganda na Internet continua a crescer mais de 30% aa A propaganda na Internet continua a crescer mais de 30% aa Novas leis exigem que as empresas armazenem mais dados por períodos mais longos Novas leis exigem que as empresas armazenem mais dados por períodos mais longos As mudanças nos negócios resultam em mudanças nas funções e nas carreiras As mudanças nos negócios resultam em mudanças nas funções e nas carreiras Como os Sistemas de Informação estão transformando os negócios
8
1.8 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 1 Sistemas de Informação na Era Digital Excelência operacional Excelência operacional Novos produtos, serviços e modelos de negócios Novos produtos, serviços e modelos de negócios Relacionamento mais estreito com clientes e fornecedores Relacionamento mais estreito com clientes e fornecedores Melhor tomada de decisão Melhor tomada de decisão Vantagem competitiva Vantagem competitiva Sobrevivência Sobrevivência Os Objetivos Empresariais dos Sistemas de Informação O Papel dos Sistemas da Informação nos Negócios Atuais
9
1.9 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 1 Sistemas de Informação na Era Digital Excelência Operacional: Resultados melhorados com maior lucratividade Sistemas e tecnologias da informação ajudam a alcançar altos níveis de eficiência e produtividade Wal-Mart é o campeão em combinar sistemas de informação e melhores práticas empresariais para alcançar eficiência operacional — e 285 bilhões de dólares em vendas em 2007 Wal-Mart é a loja mais eficiente do mundo em resultado de vínculos digitais entre seus fornecedores e lojas O Papel dos Sistemas da Informação nos Negócios Atuais
10
1.10 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 1 Sistemas de Informação na Era Digital Os sistemas e as tecnologias de informação permitem que as empresas criem novos produtos, serviços e modelos de negócio Os sistemas e as tecnologias de informação permitem que as empresas criem novos produtos, serviços e modelos de negócio Um modelo de negócios inclui como uma empresa produz, entrega e vende seus produtos e serviços Um modelo de negócios inclui como uma empresa produz, entrega e vende seus produtos e serviços A indústria de música testemunhou mudanças drásticas nos modelos de negócio nos anos recentes A indústria de música testemunhou mudanças drásticas nos modelos de negócio nos anos recentes A Apple tem sido muito bem-sucedida em introduzir novos produtos e adotar um novo modelo de negócio A Apple tem sido muito bem-sucedida em introduzir novos produtos e adotar um novo modelo de negócio Novos produtos, serviços e modelos de negócio: O Papel dos Sistemas da Informação nos Negócios Atuais
11
1.11 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 1 Sistemas de Informação na Era Digital Clientes bem atendidos são clientes fiéis, que comprarão mais Relacionamentos mais estreitos com fornecedores resultam em custos mais baixos O Mandarin Oriental em Manhattan usa sistemas e tecnologias de informação para estimular um relacionamento estreito com seus clientes, incluindo monitorar suas preferências A JCPenney usa sistemas de informação para aumentar seu relacionametno com seu fornecedor de Hong Kong Relacionamento mais estreito com fornecedores e clientes: O Papel dos Sistemas da Informação nos Negócios Atuais
12
1.12 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 1 Sistemas de Informação na Era Digital O resultado final de uma empresa pode ser comprometido por gerentes sobrecarregados de dados inoportunos ou inúteis, o que os obriga a trabalhar com suposições Dados em tempo real melhoram a capacidade de os gerentes tomarem decisões A Verizon usa um painel digital na Internet para atualizar os gerentes com dados em tempo real sobre queixas dos clientes, desempenho da rede e linhas danificadas Melhor tomada de decisão: O Papel dos Sistemas da Informação nos Negócios Atuais
13
1.13 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 1 Sistemas de Informação na Era Digital Alcançar os objetivos empresariais mencionados previamente em geral leva a vantagem competitiva Vantagens sobre os concorrentes incluem cobrar menos por produtos superiores, melhor desempenho e melhor resposta a clientes e fornecedores A Dell Computer é um dos melhores exemplos de estabelecimento de vantagem competitiva à medida que continua sendo lucrativa durante um período em que os preços do PC vêm caindo constantemente Vantagem competitiva: O Papel dos Sistemas da Informação nos Negócios Atuais
14
1.14 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 1 Sistemas de Informação na Era Digital As empresas talvez precisem investir em sistemas de informação porque eles se tornaram imprescindíveis Cresce a necessidade de manter-se no mesmo ritmo que os concorrentes, como no caso da introdução dos caixas automáticos pelo Citibank A necessidade também cresce a partir de regulações federais e estaduais, tais como a Lei de Controle de Substâncias Tóxicas e a Lei Sarbanes-Oxley Sobrevivência: O Papel dos Sistemas da Informação nos Negócios Atuais
15
1.15 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 1 Sistemas de Informação na Era Digital Sessão Interativa em grupo: Objetivos Empresariais Em sua experiência, que empresas alcançaram: Excelência operacional Novos produtos, serviços e modelos de negócio Relacionamento mais estreito com clientes e fornecedores Melhor tomada de decisão Vantagem competitiva Sobrevivência Os sistemas e as tecnologias de informação contribuíram para essas conquistas? O Papel dos Sistemas da Informação nos Negócios Atuais
16
1.16 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 1 Sistemas de Informação na Era Digital Perspectivas em Sistemas da Informação e Tecnologia da Informação A tecnologia da informação é o hardware e o software que uma empresa usa para atingir seus objetivos A tecnologia da informação é o hardware e o software que uma empresa usa para atingir seus objetivos Um sistema de informação consiste nos componentes que dão suporte à tomada de decisão e ao controle e auxiliam com análise, visualização e criação de produto Um sistema de informação consiste nos componentes que dão suporte à tomada de decisão e ao controle e auxiliam com análise, visualização e criação de produto A informação se refere a dados moldados em um formato útil e significativo A informação se refere a dados moldados em um formato útil e significativo Dados são seqüências de fatos brutos representando eventos e ocorrências Dados são seqüências de fatos brutos representando eventos e ocorrências O Que É um Sistema de Informação?
17
1.17 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 1 Sistemas de Informação na Era Digital O Que É um Sistema de Informação? As atividades de um sistema de informação produzem: Entrada Processamento Saída Feedback Pense em um sistema de informação que você tenha experimentado recentemente. Descreva as entradas, o processamento, as saídas e o feedback no sistema. Perspectivas em Sistemas da Informação e Tecnologia da Informação
18
1.18 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 1 Sistemas de Informação na Era Digital Não É Apenas Tecnologia: O Papel das Pessoas e das Organizações Capacitação em sistemas de informação versus capacitação em computadores Capacitação em sistemas de informação versus capacitação em computadores Organizações Organizações Pessoas Pessoas Tecnologia Tecnologia Dimensões dos Sistemas de Informação
19
1.19 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 1 Sistemas de Informação na Era Digital Sistemas de Informação São Muito Mais do que Computadores Figura 1.3 Para usar os sistemas de informação com eficiência, é preciso entender as dimensões organizacional, humana e tecnológica que os formam. Um sistema de informação oferece soluções para importantes problemas ou desafios organizacionais que a empresa enfrenta. Não É Apenas Tecnologia: O Papel das Pessoas e das Organizações
20
1.20 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 1 Sistemas de Informação na Era Digital A UPS concorre globalmente com Tecnologia de Informação Leia a seção Tecnologia em Destaque e então discuta as seguintes questões: Leia a seção Tecnologia em Destaque e então discuta as seguintes questões: Quais são as entradas, o processamento e as saídas do sistema de rastreamento de encomendas da UPS? Quais são as tecnologias utilizadas? Qual a relação entre essas tecnologias e a estratégia organizacional da UPS? O que aconteceria se essas tecnologias não estivessem disponíveis? Não É Apenas Tecnologia: O Papel das Pessoas e das Organizações
21
1.21 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 1 Sistemas de Informação na Era Digital Compreendendo os Sistemas de Informação: a Abordagem de Resolução de Problemas Organizacionais Poucos problemas empresariais são simples ou fáceis de compreender Poucos problemas empresariais são simples ou fáceis de compreender Muitos problemas empresariais envolvem um conjunto de fatores que podem ser categorizados como organizacionais, tecnológicos e humanos Muitos problemas empresariais envolvem um conjunto de fatores que podem ser categorizados como organizacionais, tecnológicos e humanos A Abordagem de Resolução de Problemas
22
1.22 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 1 Sistemas de Informação na Era Digital Compreendendo os Sistemas de Informação: a Abordagem de Resolução de Problemas Organizacionais Identificação do problema Identificação do problema Propostas de solução Propostas de solução Escolha Escolha Implementação Implementação A resolução de problemas é um processo, não um evento A resolução de problemas é um processo, não um evento Um Modelo para o Processo de Resolução de Problemas
23
1.23 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 1 Sistemas de Informação na Era Digital A Resolução de Problemas É um Processo Contínuo de Quatro Passos Figura 1.4 Durante e depois da implantação, o resultado precisa ser continuamente medido, e os solucionadores de problemas devem procurar saber em que medida a solução está funcionando. Desse modo, a identificação do problema pode mudar ao longo do tempo, as soluções podem ser alteradas e novas escolhas podem ser feitas, tudo com base na experiência. Compreendendo os Sistemas de Informação: a Abordagem de Resolução de Problemas Organizacionais
24
1.24 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 1 Sistemas de Informação na Era Digital Quatro elementos do senso crítico: Quatro elementos do senso crítico: Manter uma postura questionadora e adiar o julgamento Ter consciência das diferentes perspectivas Testar as alternativas e deixar que a experiência dite as regras Ter consciência dos limites organizacionais e humanos O Papel do Senso Crítico na Resolução de Problemas Compreendendo os Sistemas de Informação: a Abordagem de Resolução de Problemas Organizacionais
25
1.25 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 1 Sistemas de Informação na Era Digital Quando as empresas não conseguem atingir seus objetivos empresariais, eles se transformam em desafios Quando as empresas não conseguem atingir seus objetivos empresariais, eles se transformam em desafios Os sistemas de informação freqüentemente apresentam soluções para esses desafios Os sistemas de informação freqüentemente apresentam soluções para esses desafios A Conexão entre Problemas, Soluções e Objetivos Organizacionais Compreendendo os Sistemas de Informação: a Abordagem de Resolução de Problemas Organizacionais
26
1.26 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 1 Sistemas de Informação na Era Digital O sucesso no mercado de trabalho atual exige um amplo conjunto de habilidades O sucesso no mercado de trabalho atual exige um amplo conjunto de habilidades Os candidatos a empregos devem ter habilidades de resolução de problemas tanto quanto habilidades técnicas para que possam desempenhar tarefas específicas Os candidatos a empregos devem ter habilidades de resolução de problemas tanto quanto habilidades técnicas para que possam desempenhar tarefas específicas O setor de serviços ocupará 95% dos novos postos que serão criados ou abertos até 2012 O setor de serviços ocupará 95% dos novos postos que serão criados ou abertos até 2012 Os Sistemas da Informação e Sua Carreira Como os Sistemas de Informação Afetarão as Carreiras Relacionadas a Negócios
27
1.27 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 1 Sistemas de Informação na Era Digital Contabilidade Contabilidade Economia e Finanças Economia e Finanças Marketing Marketing Gestão de Operações em Serviços e Manufatura Gestão de Operações em Serviços e Manufatura Sistemas de Informação Sistemas de Informação OutsourcingOutsourcing Como os Sistemas de Informação afetarão as carreiras relacionadas a Negócios Os Sistemas da Informação e Sua Carreira
28
1.28 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 1 Sistemas de Informação na Era Digital Um Alto Executivo de Informações Coloca os Negócios Antes da Tecnologia Leia a seção Pessoas em Destaque e então discuta as seguintes questões: Leia a seção Pessoas em Destaque e então discuta as seguintes questões: Quais são os problemas e desafios enfrentados pela Sonic? Como ela está tentando superá-los? Quais são as soluções disponíveis? O CIO Mitchell Gregory é um bom solucionador de problemas para a empresa? Por quê? Os Sistemas da Informação e Sua Carreira
29
1.29 © 2007 by Prentice Hall Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 1 Sistemas de Informação na Era Digital Sessão Interativa individual: Sonic Corporation Visite o site da Sonic em www.sonicdrivein.com Como o site da Sonic melhora o seu negócio? Quem é o público-alvo do site? Há mais de um público- alvo? O que tornaria o site melhor? Como o site da Sonic se compara aos de seus concorrentes, tais como McDonald’s, Burger King, Wendy’s, Checkers e Jack in the Box? Os Sistemas da Informação e Sua Carreira
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.