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Can Credit Rating Agencies Affect Election Outcomes?

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Apresentação em tema: "Can Credit Rating Agencies Affect Election Outcomes?"— Transcrição da apresentação:

1 Can Credit Rating Agencies Affect Election Outcomes?
Miguel Ferreira, Nova SBE Igor Cunha, University of Kentucky Rui Silva, London Business School Encontro de Ciência, Lisboa, Julho 2017

2 Agências de Rating Mercados e instituições financeiras tem demasiado poder na economia e sociedade? Em particular, agências de rating durante a crise financeira global e crise da dívida soberana Europeia “The debt crisis in the Eurozone has shown that credit rating agencies have gained too much in influence, to the point of being able to influence the political agenda.” - Leonardo Domenici, MEP

3 Hipótese Agências de Rating Eleições Condições Económicas

4 Amostra Ratings de obrigações (dívida) emitidas por munícipios
County, City, School District, Public Utility Company “Experiência natural”: Moody’s recalibrou ratings de munícipios para alinhar escala com obrigações do Tesouro e empresas em 2010 Upgrades entre 0 e 3 níveis Variação nos ratings não relacionada com a qualidade do munícipio e condições económicas Resultados de eleições nos EUA ao nível do munícipio - County Mayor, Governor, Congress Representative, Senator, President

5 Resultado Nos munícipios que registaram mais rating upgrades em resultado da recalibração feita pela Moody’s em 2010 Candidato/Partido Incumbente tem maior probabilidade de ser reeleito e uma percentagem superior dos votos Nas eleições realizadas em comparativamente a eleições em Ganhos eleitorais maiores em regiões democratas apesar de políticas e efeitos económicos terem sido similares Eleitores tem diferentes “preferências” de acordo com afiliação partidária

6 Porquê? Erro de atribuição (Google searches sobre ratings)
Utilização no discurso político pode alterar a percepção dos eleitores sobre a qualidade dos políticos “We in Indiana have (…) the highest credit rating in the nation (AAA).” - Mike Pence, Candidato a vice-presidente durante campanha eleitoral em 2016 Riqueza dos eleitores (imposto sobre rendimento) Efeitos positivo na riqueza local através das obrigações detidas pelos eleitores Estímulo fiscal (emissões de dívida) Aumento da despesa pública dos munícipios financiada com emissão de mais dívida e com taxas de juro mais baixas Melhoria das condições económicas – rendimento e emprego

7 Conclusões As acções de agências de rating podem influenciar os resultados eleitorais Políticos com “sorte” de estar no poder quando há upgrades tiram vantagem nas eleições Políticos com “azar” de estar no poder quando há downgrades são penalizados nas eleições “Bright side” Democracia é um sistema “imperfeito” e pode ser díficil controlar os políticos depois de reeleitos Agências de rating podem ter um papel importante em restringir as potenciais acções negativas dos políticos


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