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Avaliação do Vale-Cultura
Leonardo Hernandes
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Dados utilizados A experiência de um ano a frente do programa (reuniões com: steakholders, equipe e dirigentes) Dados sobre o programa e sua normatização Pesquisa realizada por Aline Souza Freire (servidora do MinC), sobre o programa (Grupos Focais).
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Objetivos Analisar se o programa efetivamente está garantindo o acesso aos trabalhadores a bens e serviços culturais. Se o duplo objetivo do programa – acesso aos trabalhadores e investimento no setor cultural está se realizando Propor alterações para o aperfeiçoamento do programa
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O Incentivo Fiscal Renúncia de 1% do imposto de renda devido para empresas tributadas sobre o lucro real. Não incidências dos encargos sociais SEM O VALE-CULTURA Valor R$ 50,00 Encargos Sociais R$ 34,09** Desconto do Colaborador R$ 0,00 Custo Total R$ 84,09 COM O VALE-CULTURA. Benefício R$ 50,00 Encargos Sociais R$ 0,00 Desconto do Colaborador R$ 5,00* Custo Total R$ 45,00 * Valor de desconto previsto na lei para um colaborador que ganha 5 salários mínimos **Encargos sociais de 68,17% conforme regras de empresas não optantes pelo simples nacional.
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Glossário Empresa que deseja conceder o benefício para os seus trabalhadores. BENEFICIÁRIA Empresa emissora do cartão, também chamada de “bandeira”. OPERADORA Empreendimento cultural cuja atividade econômica e produtos artísticos culturais constem da lista do Programa Vale-Cultura. RECEBEDORA Empresa responsável pelo sistemas de pagamento entre o estabelecimento e a operadora via transação eletrônica utilizando os P.O.S. ou “maquininhas”. ADQUIRENTE Relação dentro dos Arranjos de Pagamento entre as adquirentes e conjunto das operadoras. INTEROPERABILIDADE
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Adesão ao Programa empresa operadora
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Os dados o Quantitativo da avaliação
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Empresas beneficiárias
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Trabalhadores beneficiados
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Recebedoras
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Recebedoras
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Valor acumulado
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Os grupos focais o Qualitativo da avaliação
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Informação e consumo
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Avaliação do programa
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Percepção
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O Vale é democrático?
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Reclamações
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Aprimoramentos
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Análise dos dados Questões chaves
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O Vale é democrático? Propostas:
A Priorização do Programa: faixa salarial de e o vínculo empregatício O debate sobre políticas focais e universalistas. A Justiça social reparatória. Trabalhadores com cartão: (2015) e (2016) = 1% dos trabalhadores formais do país. Propostas: Possibilitar que trabalhadores acima da faixa de 5 s.m. não sejam descontados porém sem o incentivo fiscal Inclusão dos trabalhadores estatutários e domésticos
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A utilização do Cartão Recebedoras (2015) e (2016) < 400 mil estabelecimentos culturais no país em 2010 Foram consumidos R$ 270 milhões até 2015 Região Sudeste 49% e Norte 6% Concentração em Livros, Cinema = 30% Ingressos de Show e Espetáculos = 1% Propostas: Incentivar a interoperabilidade Divulgação do Vale Redução dos custos do sistema de recebimentos pelas Recebedoras
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O valor do benefício Valor fixado em Lei de R$ 50,00
Depreciação inflacionária Valor Real de R$ 36,84 Propostas: Estabelecer um percentual do salário Autorizar que a empresa ofereça valores maiores sem o incentivo fiscal.
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Os produtos a serem consumidos
Produtos definidos por Instrução Normativa criam restrições Dificuldade em fiscalizar Propostas: Maior transparência nas opções Atualização por meio de consultas públicas
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Conclusões finais A iniciativa é válida mas precisa de ajustamentos
As empresas estão dispostas a arcar com maiores custos A limitação dos produtos é válida para garantir os objetivos do programa mas necessita de ajustamentos Não está alcançando os espetáculos e os médios e pequenos empreendimentos Necessita de projeto de lei para renovar o incentivo fiscal
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