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Prof. Deivis PALAVRA QUE : SUBSTITUI (Maria veio? Não a vi.) OU

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Apresentação em tema: "Prof. Deivis PALAVRA QUE : SUBSTITUI (Maria veio? Não a vi.) OU"— Transcrição da apresentação:

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2 Prof. Deivis PALAVRA QUE : SUBSTITUI (Maria veio? Não a vi.) OU
PRONOME PRONOME PRONOME PALAVRA QUE : SUBSTITUI (Maria veio? Não a vi.) OU ACOMPANHA (Nossa casa é aquela mansão.) O SUBSTANTIVO. Pronome substantivo – retorna Maria Pronome pessoal do caso oblíquo – exerce função sintática de objeto. Pronome adjetivo – acompanha casa e mansão Pronome Possessivo e Pronome Demonstrativo Prof. Deivis

3 Prof. Deivis Irmão, não quero nem pensar Chorar ao ver você partir
DETERMINE OS PRONOMES DE CADA VERSO DA LETRA DA MÚSICA: Irmão, não quero nem pensar Chorar ao ver você partir [...] Eu sei, é tempo de amar E quero me entregar, amor [...] Eu sei, palavras eu falei e não acreditou O que fazer se eu tenho só palavras... Prof. Deivis

4 Prof. Deivis Reto Oblíquo Pessoal Tratamento Possessivo Demonstrativo
Pronome Indefinido Interrogativo Relativo Prof. Deivis

5 Prof. Deivis Vamos ver se você é fera! Governador Vossa Senhoria
Vossa Excelência Vossa Onipotência Deus Cardeais Para _________ ler isso é difícil. eu mim É correto:. Entre ti e ela só existe amizade Entre ela e ti só existe amizade Prof. Deivis

6 Entre mim e ela só existe amizade. Entre ti e ela só existe amizade.
1) Quando concorrem numa mesma frase pronomes da 1ª , da 2ª ou da 3ª pessoa, tem prioridade o da 1ª e da 2ª pessoa, respectivamente . Entre mim e ela só existe amizade. Entre ti e ela só existe amizade. Entre mim e os professores da escola a relação é muito amistosa. Prof. Deivis

7 vender o carro vendê-lo fizemos a festa fizemo-la dar os pães dá-los
2) O Pronome Oblíquo “O” adquire a forma “LO” quando posposto a formas verbais terminadas em -r, -s ou -z. vender o carro vendê-lo fizemos a festa fizemo-la dar os pães dá-los fez as tarefas fê-las 3) Se a forma verbal termina em som nasal, o pronome se transforma em “no”, não desaparecendo nenhuma letra. compram o pão compram-no põe o pão põe-no Prof. Deivis

8 Prof. Deivis 4) Pronome de Tratamento exige verbo na terceira pessoa.
Você estuda para viver melhor com o seu semelhante. Vossa Excelência dormiu bem com sua esposa. Sua Santidade está cansada, por isso não a perturbemos! 5) COM NÓS e COM VÓS se usam na língua culta apenas quando a elas se segue alguma palavra reforçativa; do contrário, empregam-se CONOSCO e CONVOSCO. As crianças vão com nós dois, e não com vós três. As crianças vão conosco, e não convosco. Prof. Deivis

9 Prof. Deivis 6) Mantenha a uniformidade do uso dos pronomes:
Você não imagina o quanto eu a amo, Rosane. Tu não imaginas o quanto eu te amo, Rosane. Prof. Deivis

10 PRONOME RELATIVO

11 PORTUGUÊS Prof. Deivis Luís André Pronome relativo QUE

12 Ex.: Quero agora aquilo que ele me prometeu.
O pronome relativo QUE admite diversos tipos de antecedentes: nome de coisa ou pessoa, o pronome demonstrativo ou outro pronome.   Ex.: Quero agora aquilo que ele me prometeu.

13 VARIÁVEIS INVARIÁVEIS
MASCULINO FEMININO o qual os quais cujo cujos quanto quantos a qual as quais cuja cujas quanta quantas que quem onde

14 PORTUGUÊS Prof. Deivis Luís André Pronome relativo QUEM

15 O  pronome  relativo  QUEM  sempre  possui  como antecedente uma pessoa ou coisas personificadas, vem  sempre antecedido de preposição e possui  o significado de "O QUAL". Ex.:  "Aquele  senhor  de  quem  lhe falei  é  o  bandido procurado pela polícia”.

16 PORTUGUÊS Prof. Deivis Luís André Pronome relativo CUJO

17 Ex.: O rapaz cujo boné é vermelho está com uma arma na mão.
Os pronomes relativos CUJO, CUJA sempre precedem a um substantivo sem artigo. Ex.: O rapaz cujo boné é vermelho está com uma arma na mão.

18 PORTUGUÊS Prof. Deivis Luís André Pronome relativo CUJO

19 Ex.: O rapaz cujo boné é vermelho está com uma arma na mão.
Os pronomes relativos CUJO, CUJA sempre precedem a um substantivo sem artigo. Ex.: O rapaz cujo boné é vermelho está com uma arma na mão.

20 PORTUGUÊS Prof. Deivis Luís André Pronome relativo QUANTO

21 Ex: A jovem conseguiu tudo quanto ela queria na vida.
Os  pronomes  relativos QUANTO(S) e QUANTA(S) aparecem geralmente precedidos dos pronomes indefinidos tudo, tanto(s), tanta(s), todos, todas.   Ex: A jovem conseguiu tudo quanto ela queria na vida.

22 PORTUGUÊS Prof. Deivis Luís André Pronome relativo ONDE

23 O  pronome relativo ONDE tem sempre como antecedente palavra que indica lugar.  
Ex.: Ao chegarmos a casa, onde mora verificamos que ele não se encontrava.

24 1. Complete as lacunas com o pronome relativo adequado precedido ou não de preposição:
a) “Este é o livro _____________ o professor indicou. (=indicou O LIVRO)” QUE / O QUAL b) “Este é o livro _________________ o professor se referiu. (=se referiu AO LIVRO)” A QUE / AO QUAL c) “Este é o livro ______________ autor foi homenageado. (= O AUTOR  Foi homenageado)” CUJO Prof. Deivis

25 Esta é a rua AONDE ele foi ontem. Esta é a rua ONDE ele foi ontem.
Vamos ver se você é fera! “Este é o livro CUJO autor o professor não gosta . Este é o livro DE CUJO autor o professor não gosta . Esta é a rua ONDE ele mora. Esta é a rua EM QUE ele mora. Esta é a rua AONDE ele foi ontem. Esta é a rua ONDE ele foi ontem. Prof. Deivis

26 Prof. Deivis Complete com o pronome relativo variante:
Estas são as ideias… __________________ foram apresentadas na reunião. AS QUAIS ___________________ a diretoria acredita. NAS QUAIS ___________________ a diretoria discorda. DAS QUAIS ___________________ a diretoria concorda. COM AS QUAIS Prof. Deivis

27 Os alunos que se dedicaram passaram no concurso.
 Quem passou no concurso? R. Os alunos que se dedicaram.  Quem não passou no concurso? R. Os alunos que não se dedicaram  Pronome relativo  É neutro e corresponde ao variável os quais.  Introduz uma Oração Subordinada Adjetiva Restritiva.

28 Os alunos, que se dedicaram, passaram no concurso.
 Quem passou no concurso? R. Os alunos  Quem não passou no concurso? R. ????  É neutro e corresponde ao variável os quais.  Pronome relativo  Introduz uma Oração Subordinada Adjetiva Explicativa

29 Prof. Deivis Considere estas opiniões de duas pessoas:
A:  Os políticos brasileiros, que defendem os interesses do povo, merecem nosso voto.  B:  Os políticos brasileiros que defendem os interesses do povo merecem nosso voto.  Essas duas pessoas têm a mesma opinião a respei-to dos políticos brasileiros? Justifique sua resposta baseando‐se na classificação das orações subordinadas presentes nos dois períodos.  Prof. Deivis

30 Não, a pessoa A emprega uma adjetiva explicativa; afirma, portanto, que todos os políticos brasileiros defendem os interesses do povo e que todos merecem nosso voto. A pessoa B emprega uma adjetiva restritiva; afirma, portanto, que só uma parte dos políticos defendem os interesses do povo e só esses merecem nosso voto.  Prof. Deivis

31 Suponha que algumas pessoas estivessem via-jando em um avião e que ele caísse numa região de difícil acesso. A respeito desse fato, conside-re estas orações:    Os ocupantes do avião passam bem.    que foram resgatados com vida.  Sem  alterá‐las,  reúna‐as  em  um  período  composto  de modo a ficar claro que o incidente:  a)  não provocou nenhuma morte. Os ocupantes do avião, que foram resgatados com vida, passam bem.  Prof. Deivis

32 Prof. Deivis b) causou pelo menos uma morte.
Os ocupantes do avião que foram resgatados com vida passam bem.  Prof. Deivis

33 Prof. Deivis Como faço para saber Se o QUE é relativo
A dica é muito fácil Se eu tiver entendido Variante eu tenho que pôr No lugar do QUE em questão Caso se confirme isso Adjetiva é a oração Prof. Deivis

34 Pausa para a reza.

35 Pai nosso que estais no céu Garantida seja a minha nota
Venha a mim as minhas ideias Seja feita a minha vontade Assim no Elisa como no vestibular O conhecimento que queremos nos dai hoje Perdoai os nossos erros Assim como nós perdoamos a quem os tem percebido Não nos deixeis cair em desatenção Mas livrai-nos da reprovação Amém

36 Assistirá o jogo. A

37 Eu assisto em Palhoça. Eu assisto o paciente. Eu assisto ao filme. VI
ASSISTIR VTD Eu assisto o paciente. VTI Eu assisto ao filme.

38 QUESTÃO 1 As meninas assistiram ao show e ficaram alucinadas pelo baterista. A) Assistir é VTI. B) Assistir é VTD. C) A preposição do assistir deve ser outra. D) Assistir é sinônimo de cuidar. Prof. Deivis

39 QUESTÃO 2 Prof. Deivis Ninguém assistiu ao filme.
Com o pronome no lugar do termo em destaque: A) Ninguém o assistiu. B) Ninguém assistiu a ele. C) Ninguém lhe assistiu. D) Ninguém os assistiu. Prof. Deivis

40 QUESTÃO 3 Prof. Deivis Não há erro de regência verbal.
A) O ar a que aspiramos está poluído. B) O filme ao qual assisti era maravilhoso. C) Matheus, que assistia ao Itacorubi, pega dois ônibus. D) Gostaria que você viesse. Prof. Deivis

41 QUESTÃO 4 Prof. Deivis Assisti ___ fantástico espetáculo de mágicas.
A) AO B) O C) A D) sem preposição Prof. Deivis

42 QUESTÃO 5 SC Assinale a alternativa correta que preenche as lacunas do texto a seguir (Texto de Lya Luft, adaptado). Nem todos são obrigados a gostar do que escrevo ou do que afirmo em minhas palestras: dirão que maturidade e velhice ______ doença e deterioração. Uma maturidade tranquila e uma velhice elegante são mil vezes __________ caricatura ________ nos tornamos na busca do paraíso perdido, que é também uma ilusão. Pois a juventude pode não ter sido a melhor época da vida, nem a única época interessante, __________ possa ter mais brilho e efervescência. Cada fase da vida tem seu próprio encanto e, claro, suas próprias dores. A) implicam em / preferíveis à / à qual / embora B) implicam / preferíveis à / em que / embora C) implicam em / preferíveis do que / em que / porquanto D) implicam / preferíveis do que / à qual / apesar de que Prof. Deivis

43 IFSC QUESTÃO 6 Prof. Deivis
O emprego das vírgulas no período “As telessalas, que reúnem os alunos com um monitor, têm o papel fundamental de criar um grupo solidário e dar ritmo aos estudos”, destacado no texto I, justifica-se por: A) explicar uma característica das telessalas. A omissão dessa pontuação, nesse caso, não alteraria o sentido do enunciado. B) tratar-se de uma oração subordinada adjetiva restritiva, a partir da qual, infere-se que têm o papel fundamental de criar um grupo solidário apenas as telessalas que reúnem alunos e monitor. C) tratar-se de uma oração subordinada adjetiva explicativa, e, como tal, explica que apenas as telessalas que reúnem alunos e monitor têm o papel fundamental de criar um grupo solidário. D) tratar-se de uma oração subordinada adjetiva restritiva, a partir da qual, infere-se que nem todas as telessalas reúnem os alunos com um monitor. E) tratar-se de uma oração subordinada adjetiva explicativa, a partir da qual, infere-se que todas as telessalas reúnem os alunos com um monitor. Prof. Deivis

44 Exercícios 8 e 9 do livro p. 191


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