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A palavra-chave é oportunidade!

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Apresentação em tema: "A palavra-chave é oportunidade!"— Transcrição da apresentação:

1 Foodservice: uma grande oportunidade rentável para o setor Atacadista Distribuidor

2 A palavra-chave é oportunidade!
Vamos discutir 6 visões de oportunidades para o setor Oportunidades para os que já atuam e para os que ainda não atuam no Foodservice Oportunidades para empresas especializadas e não especializadas em Foodservice

3 Antes, nossas credenciais
No modo Apresentação de Slides, clique na seta para entrar no PowerPoint Getting Started Center.

4 Sobre Sergio Molinari – liderança e condução integral do projeto para Harald
Administrador pela PUC-SP Criador e professor dos cursos sobre Foodservice na ESPM Sócio-fundador da Food Consulting e da Food Experts Conselheiro, Consultor, Pesquisador, Palestrante e Negociador Parceiro estratégico da ABAD, ABIP, ABRASEL e SEBRAE Conselheiro da SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo Membro do NRA – National Restaurant Association Ex-executivo de: Bunge, Sadia, 3 Corações, Ceval, Nielsen, Supermercado Moderno Articulista, fonte e curador em Foodservice

5 As áreas de negócio da Food Consulting

6 Nossos clientes na Indústria de Alimentos e Bebidas nos últimos anos

7 Nossos clientes na Cadeia de Abastecimento e Operadores de Foodservice nos últimos anos

8 Prestadores de Serviços e Entidades ligadas ao Foodservice junto aos quais atuamos nos últimos anos

9 Evolução do mercado

10 Faturamento da Indústria de Alimentos e Bebidas (nominal) – R$ bi
O mercado ainda sustenta crescimentos nominais no mercado interno, apesar de desacelerar Faturamento da Indústria de Alimentos e Bebidas (nominal) – R$ bi Fonte: ABIA, adaptação FOOD CONSULTING

11 Apesar de haver algum crescimento nominal, é visível a mudança de desempenho nos últimos 2 anos
Fonte: ITPC, ABIA, IBJE, Bancos, elaboração e projeções FOOD CONSULTING Nota: Cálculo do crescimento real baseado no IPCA d ealimentação fora do lar

12 Faturamento da Indústria de Alimentos e Bebidas (real) – R$ bi
E, quando deflacionamos o mercado, aparece o primeiro ciclo de estagnação do mercado Faturamento da Indústria de Alimentos e Bebidas (real) – R$ bi Fonte: ABIA, adaptação FOOD CONSULTING

13 Apesar do recuo, a participação do Foodservice mantém-se praticamente estável nos últimos 3 anos
Fonte: ABIA, adaptação FOOD CONSULTING

14 Para comparar, o Foodservice americano cresce continuamente em valor e participação no total da alimentação

15 O Foodservice brasileiro em 2016 equivaleu ao americano de 1972 (em participação) e de 1979 (em valor)

16 O que explica o movimento do mercado no Brasil é Emprego e Renda

17 A combinação de queda de emprego e renda disparou o gatilho da estagnação
Fonte: PNADC base dezembro, adaptação Food Consulting

18 2015 e 2016 foram anos com praticamente todas as variáveis “soprando contra”
Fonte: Projeções Bradesco 14/07/17

19 O cenário 2017 é mais favorável do que os 2 anos anteriores, mas o desemprego ainda é uma variável “incômoda” para o mercado Fonte: Projeções Bradesco 14/07/17

20 Oportunidade: A curva de recuperação começa agora
Os fundamentos do mercado apontam para um crescimento real e consistente por pelo menos 4 anos, expandindo a base do mercado numa média próxima de 3% ao ano até 2021

21 Um universo de clientes, predominantemente de pequeno porte e espalhados pelo Brasil

22 Perto de 1 milhão de estabelecimentos em 2014, universo em transformação para os próximos anos
25 grupos 40 redes 18 mil unidades R$ 30 bilhões K.A. Redes organizadas: 3 a 4% das unidades 12 a 14% do faturamento Redes organizadas 600 redes 16 mil unidades R$ 12 bilhões 46,8 mil redes 164 mil unidades R$ 100 bilhões Redes médias-peq. Independentes “top”. Indepentendes 794 mil unidades R$ 168 bilhões Fonte: IBGE, ABF, Euromonitor, adaptação Food Consulting

23 Restaurantes e Lanchonetes preponderam, com enormes contingentes de estabelecimentos
Fontes: Assert, Nielsen, ABF, Mapeamento de Redes de Alimentação, Abip, Abrasel, Padarias Reunidas, Abih, Abia, elaboração Food Consulting

24 Apesar da visibilidade dos fast-foods nos shoppings, é nas ruas que há a grande parcela dos estabelecimentos Fonte: Pesquisa Transformadores

25 Os estabelecimentos estão espalhados por todas as regiões do Brasil, não só nos grandes centros
Fonte: IPC MAPS, adaptação FOOD CONSULTING

26 Oportunidade: Cobertura em regiões mais remotas e menos densas
Em regiões mais distantes e em cidades menores, as rotas de vendas e entrega muitas vezes só se formam se consolidarmos estabelecimentos de Foodservice com outros tipos de clientes (mercadinhos, varejo de conveniência, mercearias, empórios, etc)

27 Mais de 2/3 dos estabelecimentos tem faturamento médio mensal abaixo de R$ 25 mil
Fonte: Pesquisa Transformadores

28 Em estabelecimentos pequenos, é quase inviável ser fornecedor somente de uma parte do que ele compra

29 Oportunidade: Portfolio mais amplo e menos especializado para atingir pedido mínimo viável
São aproximadamente 1 milhão de estabelecimentos, entre os quais 2/3 faturam menos de R$ 30 mil por mês o que significa que para ser viável chegar a eles é necessário vender mais do que alimentos e/ou bebidas – limpeza, descartáveis, embalagens, etc

30 O Foodservice brasileiro é basicamente formado por estabelecimentos individuais e pequenas redes
Tipos de organização Fonte: Pesquisa Transformadores

31 Mais de metade das lojas são de redes com menos de 10 lojas (em shoppings)

32 Oportunidade: Atendimento às Redes pequenas e médias regionais
Menos de 10% de todas as redes do Brasil tem o abastecimento organizado, através de operadores logísticos ou logística própria e precisam de alternativas que as atendam melhor

33 Sobre os abastecedores atuais

34 Os estabelecimentos buscam modelo de Atacadistas / Distribuidores, à medida que deixam de ser “nanicos” Fonte: Painel Nacional de Operadores de Foodservice, elaboração FOOD CONSULTING

35 Exemplos de distribuidores regionais importantes
Há vários distribuidores especializados importantes, mas a grande parte do universo é de pequenos e locais Exemplos de distribuidores regionais importantes São Paulo São Paulo Rio de Janeiro Nordeste Bahia Minas Gerais Minas Gerais Santa Catarina Santa Catarina Fonte: elaboração FOOD CONSULTING

36 Após preço (unanimidade global
Após preço (unanimidade global!), serviço e atendimento disputam a preferência dos clientes – perfil de distribuidor Fonte: Painel Nacional de Operadores de Foodservice, elaboração FOOD CONSULTING

37 Oportunidade: Ocupar espaços em que haja deficiência dos Distribuidores atuais
Há muitos Distribuidores pequenos e que não conseguem ter massa crítica para investir, crescer e atender mercados menores, o que gera oportunidade para players maiores ocuparem espaços

38 Consolidação em andamento no campo de distribuição
Fonte: elaboração FOOD CONSULTING

39 Expansão e diversificação de formatos e modelos atuais
Fonte: elaboração FOOD CONSULTING

40 Oportunidade: Expandir a atuação através da especialização, seja internamente ou com alternativas existentes no mercado Embarcar no processo de expansão e consolidação, desenvolvendo oportunidades de diversificação e especialização do negócio existente, ou através de fusões e aquisições, num mercado mais sensível a estes movimentos

41 Resumo das principais oportunidades

42 Estas são algumas das principais oportunidades e ficam mais evidentes à medida que mergulhamos no mercado Ciclo de recuperação com crescimentos reais por 4 anos ou mais Cobertura em regiões mais remotas e menos densas Portfolio mais amplo e menos especializado para atingir pedido mínimo viável Atendimento às Redes pequenas e médias regionais Ocupação espaços em que haja deficiência dos Distribuidores atuais Expansão do negócio via especialização do existente ou fusões e aquisições

43 Fundador – Food Consulting Sergio.molinari@foodconsulting.com.br
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