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Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia

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Apresentação em tema: "Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia"— Transcrição da apresentação:

1 Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia
Como a pesquisa e pós-graduação em Psicologia pode contribuir no Programa de Formação de Professores da Educação Básica?

2 Diretoria de formação de Professores da Educação Básica - DEB
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior A Formação de Professores (da/para a Educação Básica) e as novas diretrizes Diretoria de formação de Professores da Educação Básica - DEB

3 A Política Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica.
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB Pontos para reflexão: A Política Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica. O que é ser professor da Educação Básica? Formação inicial: Parfor e Pibid Formação continuada: especializações e mestrados em rede O papel da BNCC Como articular a pós-graduação com a escola da Educação Básica? Como garantir o direito à aprendizagem? O que aprendemos com os programas implementados

4 Institucionalização da Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica
Instrumento Sigla Ato Lei Nº 9.394, 20/12/1996 LDB Institui a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Lei Nº , 09/01/2001 PNE Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE ) Decreto 6.755, 29/01/2009 Ponafor Forprof (Fepad) Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Ponafor), disciplina a atuação CAPES no fomento a programas de formação inicial e continuada e dá outras providências. Institui os Fóruns Estaduais Permanentes de Apoio à Formação Docente (Forprof/Fepad) Portaria Nº 9, 30/06/2009 Parfor Institui o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, no âmbito do MEC Portaria Nº 883, 16/09/2009 Forprof (Fepad) Estabelece as diretrizes nacionais para o funcionamento dos Forprof/Fepad Portaria Nº 1.129, 27/11/2009 Renafor Constituir a Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais da Educação Básica (Renafor) Portaria Nº 1.087, 10/08/2011 Conafor Institui o Comitê Gestor da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada dos Profissionais da Educação Básica (Conafor) Resolução Nº 1, 17/08/2011 Comfor Institui o Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Comfor) Portaria Nº 1.328, 23/09/2011 Renaform Institui a Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (Renaform) Lei Nº , 25/06/2014 Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE )

5 Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB
Decreto 6.755, 29/01/2009 Art. 10. A CAPES incentivará a formação de profissionais do magistério para atuar na educação básica, mediante fomento a programas de iniciação à docência e concessão de bolsas a estudantes matriculados em cursos de licenciatura de graduação plena nas instituições de educação superior.  Art. 11. A CAPES fomentará, ainda:  III - a oferta emergencial de turmas e cursos de licenciaturas destinados aos docentes em exercício na rede pública da Educação Básica: formados em nível médio (primeira licenciatura);  licenciados em área diversa da atuação docente (segunda licenciatura), e graduados não licenciados (complementação pedagógica).

6 Capes: Formação de professores da Educação Básica
DEB Parfor-presencial Professor da EB Pibid Licenciando + Prof. EB Obeduc Life Novos Talentos Prodocência OBMEP OBQUI Feiras Científicas DED Parfor-Ead Professor da EB + Demanda Social Mestrado Profissional. em rede Cursos de especia-lização Formação continuada Formação inicial Formação inicial + Formação continuada

7 MEC/Capes: Formação de professores
Formação de professores da EB em serviço Capes DEB Parfor-presencial Pibid DED Parfor-Ead Mestrado Prof. Especializações em Ensino MEC SEB Pnaic PEM Escola de gestores Coord-Pedagógica ... Secadi Indígenas Quilombolas Educação Especial DH Ed. Ambiental Formação inicial Formação inicial + Formação continuada Formação continuada

8 Visão sistêmica de formação de professores para a Educação Básica
Formação em Serviço Capes Formação Inicial Presencial e EaD Pibid Especializações Mestrados Profissionais MEC SEB e Secadi Extensão Aperfeiçoamento e Especialização Formação Regular Sesu Formação Inicial Mestrado Acadêmico e Profissional Doutorado Formação inicial Formação continuada

9 Nesse cenário: como se organiza a Rede Nacional de Formação de Professores
Renaform (Portaria Nº 1.328, 23/09/2011) Instituições de Ensino Superior Pró-Reitoria de Graduação (Ensino) MEC-Sesu: Licenciaturas: Regulares Capes-DEB: Parfor-presencial, Pibid Capes-DEB: Parfor-EAD Pró-Reitoria de Pós-Graduação Capes: Mestrados e doutorados regulares (DAV), Mestrado em Rede (DED) Especializações (DED) Pró-Reitoria de Extensão MEC-SEB: PNAIC, PEM MEC-Secadi: Cursos de extensão, aperfeiçoamento e especialização Ed.Mat En. Ciências Regular Parfor-P Parfor-EaD Pibid Profmat ProFis MatPrat P1 P2 Pn Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Comfor)

10 Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR PARFOR Turmas implantadas até 2014 2.428 Turmas finalizadas 590 Turmas concluídas 496 Turmas em andamento em 2015 1.342 Cursando 51.008 Desvinculados 14.807 Falecidos 63 Trancados 1.074 Transferidos 5 Formados 12.103 Matriculados 79.060 Instituições participantes 99 Municípios com turmas implantadas 451 Municípios com professores matriculados 3.294 Fonte: DEB/CAPES, jan, 2015 Formação em nível superior para professores que já estão atuando nas redes públicas.

11 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID PIBID Total de bolsas concedidas 90.254 Bolsistas de iniciação à docência 72.845 Coordenadores 5.692 Supervisores 11.717 IES participantes 283 Campi 854 Subprojetos 2.998 Escolas 5.898 Fonte: DEB/CAPES, jan, 2015 Investimento na formação inicial dos futuros professores e no aperfeiçoamento de seus formadores.

12 Evolução do número de bolsistas do Pibid
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB Meta PPA : bolsas Evolução do número de bolsistas do Pibid

13 Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB

14 Cursos Regulares de Mestrado e Doutorado em Ensino
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB Cursos Regulares de Mestrado e Doutorado em Ensino

15 Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB

16 Plano Nacional de Educação (PNE): metas, prazos e estratégias
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB Evolução da execução orçamentária, Novo cenário: Avaliação do impacto da implementação da Política Nacional de Formação de Professores; Plano Nacional de Educação (PNE): metas, prazos e estratégias Base Nacional Comum que deve orientar: a formação docente; os processo de avaliação da aprendizagem; a estrutura e funcionamento de estabelecimentos escolares; a valorização profissional e a avaliação institucional; a gestão democrática: funcionamento dos conselhos, fóruns, ... Séria restrição orçamentária

17 Plano Nacional de Educação – PNE: Metas
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB Missão da Capes: formação inicial e continuada dos profissionais do Magistério da Educação Básica Plano Nacional de Educação – PNE: Metas Quantos professores devemos formar? Quais são as prioridades? Que estratégias, instrumentos, programas, ações? Quem são os atores? Quais são as responsabilidades? Avaliação dos programas já implementados Qual é o impacto dos programas implementados? Que lições aprendemos? Como aprimorar os programas? Como potencializar os programas existentes?

18 Meta 15 - Formação inicial de professores
Garantir, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, no prazo de 1 ano de vigência deste PNE, política nacional de formação dos profissionais da educação de que tratam os incisos I, II e III do caput do art. 61 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, assegurado que todos os professores e as professoras da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam

19 Meta 16 - Formação continuada e pós- graduação de professores
A Capes implementou cinco mestrados profissionalizantes em rede nacional: Profmat ProFis Profhistória Prof-Artes Cursos de especialização: Matemática na prática Ensino de Filosofia no Ensino Médio Ensino de Sociologia no Ensino Médio Além disso há propostas de outros mestrados em rede para 2016 Formar, em nível de pós-graduação, 50% dos professores da Educação Básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos os(as) profissionais da Educação Básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.

20 Número de professores, de matrículas e razão por nível de ensino
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB Número de professores, de matrículas e razão por nível de ensino Ed. Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Educação Profissional Total Anos Iniciais Anos Finais Matrículas Professores 84.174 Razão 15,8 21,1 16,1 16,3 22,7 Licenciatura em Pedagogia Licenciaturas Específicas Bacharéis Letras, LE, Artes, EF, Matemática, Ciências, Geografia, História Física, Química, Filosofia, Sociologia

21 Desafios da formação de professores da Educação Básica
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB Desafios da formação de professores da Educação Básica Região Nº de professores Porcentagem Total Sem formação Graduação Pós-graduação Sem formação Norte 60.522 93.634 36.847 31,7 49,0 19,3 Nordeste 37,5 36,2 26,3 Sudeste 16,7 53,7 29,6 Sul 56.386 17,1 33,7 49,1 Centro-Oeste 20.085 79.490 56.263 12,9 51,0 36,1 23,8 45,1 31,1 Meta 15 0% Meta 16 50%

22 Desafio: formação inicial e continuada de professores
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB Desafio: formação inicial e continuada de professores

23 Com formação em Ensino Superior (%)
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB Realidade: faixa etária e regime de contratação 5 4 3 2 1 6 7 8 9 10 11 12 13 14 Sem formação (%) Com formação em Ensino Superior (%)

24 Níveis de proficiência em leitura – ANA Impacto do PNAIC 2014
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB Níveis de proficiência em leitura – ANA Impacto do PNAIC 2014 NÍVEL 1 (até 425 pontos): Ler palavras com estrutura silábica canônica, não canônica e ainda que alternem sílabas canônicas e não canônicas. NÍVEL 2 (maior que 425 até 525 pontos): Localizar informações explícitas em textos curtos como piada, parlenda, poema, ... NÍVEL 3 (maior que 525 até 625 pontos): Localizar informação explícita em textos de maior extensão como fragmento de literatura infantil, lenda, ... NÍVEL 4 (maior que 625 pontos): Reconhecer relação de tempo em texto verbal e os participantes de um diálogo em uma entrevista ficcional ... Fonte: ANA / INEP 2015

25 Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB

26 Além disso: como se estruturam as licenciaturas e a Educação Básica?
Área Licenciatura em: Nº horas/aula no EM Nº turmas /professor de 40h Matemática 3 9 Ciências da Natureza Física 2 13 Química Biologia Ciências Linguagens Letras (LP) Letras (LEM) Artes Educação Física Ciências Humanas Geografia História Sociologia 1 26 Filosofia Total 24 (25)

27 Matriz curricular da Educação Básica
Ensino Fundamental Ensino Médio Números e operações Espaço e forma Grandezas e medidas Tratamento da Informação Álgebra: números e funções Geometria e medidas Análise de dados

28 UFF: Matriz curricular da Licenciatura em Matemática

29 Matriz curricular do PROFMAT
Verão 1º Período 2º Período 1º Ano MA11: Números e Funções Reais MA12: Matemática Discreta MA13: Geometria MA14: Aritmética 2º Ano MA21 Resolução de Problemas MA22: Fundamentos de Cálculo MA XX:Eletiva I MA 23: Geometria Analítica MA YY: Eletiva II 3º Ano Finalização da Dissertação de Mestrado

30 MA31 - Tópicos de História da Matemática
*Eletivas MA31 - Tópicos de História da Matemática MA32 - Tópicos de Teoria dos Números MA33 - Introdução à Álgebra Linear MA34 - Tópicos de Cálculo Diferencial e Integral MA35 - Matemática e Atualidade MA36 - Recursos Computacionais no Ensino de Matemática MA37 - Modelagem Matemática MA38 - Polinômios e Equações Algébricas MA39 - Geometria Espacial MA40 - Tópicos de Matemática MA41 - Probabilidade e Estatística MA42 - Avaliação Educacional MA43 - Cálculo Numérico

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32 Matriz curricular do 2014 – MNPEF-SBF
Obrigatórias: Termodinâmica e Mecânica Estatística (4) Eletromagnetismo (4) Mecânica Quântica (4) Física Contemporânea (Física de Partículas, Espaço-Tempo, Física da Matéria Condensada, Física de Sistemas Complexos, Biofísica, dependendo do Polo) (4) Marcos no desenvolvimento da Física (2) Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem (2) Estágio Supervisionado (4) Optativas Experimental/Computacional Atividades Experimentais para o Ensino Médio e Fundamental (4) Atividades Computacionais para o Ensino Médio e Fundamental (4) Ensino Processos e Sequências de Ensino e Aprendizagem em Física no Ensino Médio (4) Física no Ensino Fundamental em uma perspectiva multidisciplinar (4)

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36 Reflexões sobre o ensino de Estatística na Educação Básica: lições que podem ser aprendidas a partir da Feira de Ciências e Matemática da Bahia – FECIBA

37 PERCURSO METODOLÓGICO
Pesquisa documental: fonte os relatórios dos projetos

38 Autoras do projeto “Fortalecimento da identidade negra e quilombola em Antônio Cardoso” premiadas na Febrace 2015, recebeu o Certificado de Destaque em Iniciação Científica, concedido pela Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (Abric) e representou o Brasil no International Science and Engineering Fair (Intel ISEF), em maio de 2015, na Pennsylvania, Estados Unidos.

39 O que é ser professor da Educação Básica?
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica - DEB Então? Qual é o papel da Pós-graduação na formação de professores da Educação Básica? O que é ser professor da Educação Básica? Como articular a pesquisa e a pós-graduação em Psicologia com a formação de professores da Educação Básica? Como garantir o direito à aprendizagem? O que aprendemos com os programas implementados?


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