A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PERSPECTIVAS DO MERCADO POLITICA E ECONOMIA NO BRASIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PERSPECTIVAS DO MERCADO POLITICA E ECONOMIA NO BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1 PERSPECTIVAS DO MERCADO POLITICA E ECONOMIA NO BRASIL
CORURIPE DAY 2016 PERSPECTIVAS DO MERCADO POLITICA E ECONOMIA NO BRASIL Mário Campos Presidente 06/08/2016 Maceió/AL SIAMIG/SINDAÇÚCAR-MG

2 ROTEIRO MODELO DE DEFESA DE INTERESSE DO SETOR
A CRISE BRASILEIRA E CONTEXTO MUNDIAL O BRASIL E O NOVO GOVERNO OS NÚMEROS MACRO DO SETOR SUCROENERGÉTICO A AGENDA POSITIVA DO SETOR SUCROENERGÉTICO O QUE VIRÁ PELA FRENTE DESAFIOS DO SETOR CONCLUSÕES

3 SOBRE A SIAMIG Objetivo: Melhorar o ambiente de negócios para nossos associados em Minas Gerais. Principais áreas: Competitividade Comunicação Meio Ambiente Trabalhista Defesa Institucional Trabalhamos na defesa de interesse do setor A COMPLEXIDADE DO COMPLEXO AGROINDUSTRIAL

4 MODELO DE REPRESENTAÇÃO
FEDERAÇÕES FEDERAÇÕES SINDICATOS SINDICATOS RURAIS

5 AVALIAÇÃO DO MODELO DE DEFESA DE INTERESSE DO SETOR
Profissional/Técnico Articulado Engajamento Conhecimento As chances de sucesso são maiores se houver união do setor. Modelo Ambiente da defesa de interesse. Complexidade da relação publico – privado. A percepção da sociedade sobre essa relação, sobre o processo de produção e sobre o produto final. Necessidade de uma visão holística do processo. SOCIEDADE GOVERNO SETOR DEMAIS STAKEHOLDERS

6 O BRASIL E A CONJUNTURA MUNDIAL HÁ UMA CRISE MUNDIAL DA POLÍTICA
Crise Politica Crise Moral Crise Econômica Brasil Não estamos sozinhos + Participação + Transparência + Inquietação com as desigualdades sociais Combate a Corrupção Ambiente da internet / redes sociais. Eu posso e quero opinar!!! Conjuntura Global HÁ UMA CRISE MUNDIAL DA POLÍTICA

7 COMO AS TRANSFORMAÇÕES INTERFEREM NO AMBIENTE DE NEGÓCIOS
MACROTENDÊNCIAS MUNDIAS - GLOBALIZAÇÃO Informação e mudanças de hábitos de consumo; Complexidade e relativização de questões morais e éticas; Urbanização e crescimento de grandes conglomerados populacionais; Difusão internacional de normas e poderes; Diminuição da capacidade reguladora do Estado; Mecanismo publico-privado de geração normativa. DESENVOLVIMENTO ECONOMICO ÉTICA E SUSTENTABILIDADE PROGRAMAS DE COMPLIANCE

8 BRASIL E O NOVO GOVERNO CONDIÇÃO ATUAL LEVA A AMBIGUIDADE DAS AÇÕES
Conjuntura Agenda Lava jato Crise Fiscal Baixo nível da atividade econômica Desemprego, inflação, câmbio, taxa de juros Crise política Críticas ao presidencialismo de coalizão Fortalecimento das instituições Limite de gastos- Orçamento público Reforma trabalhista Reforma política Reforma da previdência Eficiência dos gastos públicos Concessões e privatizações Exportar, exportar e exportar

9 GRANDES NÚMEROS DO SETOR SUCROENERGÉTICO
Cerca de 370 unidades produtoras e mais de municípios com atividades vinculadas à indústria sucronergética no País. Cerca de 800 mil empregos formais diretos no setor produtivo e 70 mil produtores rurais de cana-de-açúcar independentes. US$ 8,5 bi em divisas externas em 2015 com exportações (2º segmento na pauta de exportação do agronegócio) O consumo de etanol reduziu a emissão de GEE em mais de 300 milhões t CO2 eq (mar/2003 até meados de 2015) 1ª fonte de energia renovável do País (16% da matriz nacional) 3ª fonte de geração mais importante da nossa matriz elétrica em termos de capacidade instalada, atrás somente da fonte hídrica e das termelétricas com gás natural. 30,4 bilhões de litros 2º produtor mundial: 25% da produção e 20% das exportações 20,2 TWh 4,3% do consumo de energia elétrica do Brasil em 2015. 33,9 milhões de ton. Maior produtor e exportador de açúcar: 20% da produção global e 40% das exportações Fonte: UNICA, MAPA e RAIS

10 MERCADO MERCADO INTERNO 25,5 MILHÕES DE VEÍCULOS - 88% FLEX + ETANOL
ANIDRO 27% GASOLINA MERCADO EXTERNO HIDRATADO NOVOS USOS Etanol Ônibus MERCADO INTERNO CERCA DE 55 KG DE AÇUCAR / HABITANTE ANO – AUMENTO DO CONSUMO INDIRETO Aviões Bioplástico MERCADO EXTERNO – BRASIL MAIOR PRODUTOR E EXPORTADOR MUNDO Açúcar AUTO SUFICIÊNCIA DE ENERGIA 4,3% % DA ENERGIA CONSUMIDA NO PAÍS EM 2015 VENDA DO EXCEDENTE PARA O SISTEMA Bioeletricidade

11 IMPORTÂNCIA AMBIENTAL
AGENDA POSITIVA FORNECEDOR DE ENERGIA SETOR ESTRATÉGICO IMPORTÂNCIA AMBIENTAL

12 AGENDA AMBIENTAL O compromisso do Brasil na COP-21 -37% GEE até 2025
DESAFIO: CRIAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL DO CONSUMIDOR. O PAPEL DA POLÍTICA PÚBLICA, A CRIAÇÃO DE UM IMPOSTO DE CARBONO

13 DESAFIOS DILEMA O MUNDO PRECISA DO AÇÚCAR DO BRASIL
O BRASIL PRECISA DO ETANOL DO SETOR SUCROENERGÉTICO O SETOR SUCROENERGÉTICO NÃO TEM RECURSOS PARA AUMENTAR A PRODUÇÃO DE CANA

14 FUTURO: QUAL O FUTURO DO AUTOMÓVEL?

15 O DEBATE MUNDIAL DO AÇÚCAR X OBESIDADE
Doce equilibrio

16 AUMENTO DA EFICIÊNCIA/NOVAS TECNOLOGIAS
Redução de custos, melhoras operacionais e investimento em novas tecnologias Mecanização do campo e CCT; Automação industrial; Uso mais eficiente da tecnologia da informação. Flexibilidade da fábrica Produtividade Agrícola Operação Produtividade do Trabalho Gestão Etanol 2G Uso da palha Biogás e outras biomassas Produzir mais Etanol/ha Etanol 2G + Bioeletricidade Bioeletricidade

17 CONCLUSÕES O Brasil passa por uma crise de representação política muito complexa. Mas não estamos sozinhos, o mundo passa por uma mudança significativa nas relações sociais, a internet/redes sociais tem grande participação neste processo; As empresas precisam estar preparadas para as mudanças globais; O setor sucroenergético possui uma agenda positiva bastante ampla que precisa ser melhor explorada. Comunicação é o segredo. Precisamos estar presentes na agenda política. A agenda ambiental e as politicas públicas associadas a esse tema poderão levar a uma maior consciência ambiental por parte do consumidor, possibilitando a diferenciação dos produtos no mercado. O setor precisa encontrar o caminho para conciliar a agenda de crescimento mundial do mercado de açúcar com a necessidade do país de uma maior produção de etanol. Parcerias e economias de escala serão necessárias. É preciso investir em P&D.

18 MUITO OBRIGADO! SiamigMG @siamig EuVouDeEtanol


Carregar ppt "PERSPECTIVAS DO MERCADO POLITICA E ECONOMIA NO BRASIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google