A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém"— Transcrição da apresentação:

1 Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DA BIBLIOTECA Nome: Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos D. Afonso, IV Conde de Ourém Distrito: Santarém Concelho: Ourém Morada: Rua Comandante Joaquim da Silva - Apartado 20 OURÉM Telefone: Fax: Pessoa para contacto: Prof. Margarida Sampaio Rodrigues Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém

2 Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém
Programa da semana SEMANA DA LEITURA Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém

3 Materiais de divulgação
Cartaz de Divulgação da Semana da leitura Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém

4 Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém
Outros materiais Notícia de divulgação publicada no Jornal da escola “Rabiscos” (Suplemento do jornal local Ourém e o Seu Concelho), no Boletim da biblioteca “O Sonho” e no Blogue da Biblioteca“Nas Asas do Sonho” Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém 4

5 Actividades realizadas
Actividade: Amêndoas da leitura Participantes: Prof. Fátima Romeiro (Inglês), e Comunidade Educativa Local: Biblioteca Data: 3 a 7 Março Breve descrição: Distribuição de rebuçados e amêndoas enrolados em marcadores de livros com mensagens sobre a importância da leitura. Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém

6 Actividades realizadas
Actividade: Contador de Histórias Participantes: 5.ºF;6.ºB,C,D e H; 7.ºA e C Convidados: Sandrina Gil Local: Sala A5/Biblioteca Data: 3 e 6 de Março Breve descrição: Leitura de histórias Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém

7 Actividades realizadas
Actividade: Teatro em papel Participantes: 6ºE Convidados: Joana Ferraz Local: Sala B9 Dia: 4 de Março Breve descrição: Reconto de histórias tradicionais representadas num teatro em papel. Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém

8 Actividades realizadas
Actividade: Palavras em mãos Participantes: Professora Cristina Traqueia e alunos do 5ºB e 8ºD Local: Biblioteca Dia: 4 e 6 de Março Breve descrição: registo (em mãos de cartolina) de mensagens sobre a importância da leitura. Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém

9 Actividades realizadas
Actividade: Hora do Conto; Audição de uma história; Histórias com cheiro eHora da leitura “Arca dos Sonhos” Participantes: Professoras Margarida Sampaio, Alexandra Santos, Dália Santos e Cristina Traqueia; Educadora de Infância e Coordenadora da BE Oureana da EB1 n.º1, Isabel Sousa e alunos Convidados: Enc. Educação Helena Costa Local: Sala de aula Dia: 4 de Março Breve descrição: leitura de um conto por um Encarregado de Educação. Leitura de algumas histórias da colecção “Livros com cheiro a Baunilha; Morango e Chocolate”, de Alice Vieira. Os alunos puderam, no final, cheirar os livros. Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém

10 Actividades realizadas
Actividade: Teatro 8ºB/D -Corre, Corre Cabacinha -Pinto Pintão -A História daTartaruga Participantes: 8.ºB e D Convidados: 1.ºCEB (8 turmas) Local: Sala A6 Data: 4 de Março Breve descrição: Representação de uma adaptação de três contos tradicionais Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém

11 Actividades realizadas
Actividade: História sem stress Participantes: 5ºA, 6ºB e F, 9ºB Convidados: Conceição Santos - Auxiliar Acção Educativa Local: Biblioteca Dia: 3 e 5 de Março Breve descrição: Num ambiente calmo (música relaxante, incenso), a dinamizadora alertava para a importância de ler e de contactar com livros, divulgava alguns títulos adequados à faixa etária do público e convidava os alunos a lerem poemas em posições pouco usuais (tratou-se de um concurso cujo vencedor era o aluno que adoptasse a posição mais estranha) Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém

12 Actividades realizadas
Actividade: História Animada Participantes: 8ºA e 5ºE Convidados: Prof. Ed. Visual, Magda Mourato e Prof. Ed. Visual e Tecnológica, Gabriel Lagarto e Margarida (8ºB) Local: Biblioteca Dia: 3 e 6 de Março Breve descrição: Prof. Magda Mourato-leitura e ilustração da História, pelos alunos do 8ºA; Prof. Gabriel Lagarto- Margarida lê a História e o Professor faz a ilustração da mesma, com a colaboração dos alunos do 5ºE. Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém

13 Actividades realizadas
Actividade: Divulgação de Autores nas salas de aula Participantes: Convidados: Local: Porta das salas de aula Dia: 3 a 7 de Março Breve descrição: Para divulgar livros e autores, foram elaborados cartazes contendo biografias de autores e excertos de obras que foram posteriormente afixados nas portas das salas de aula. Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém

14 Actividades realizadas
Actividade: Ler com sotaque Participantes: 5ºF e D e 6ºC Convidados: Mariana Graur, Oksana, 6ºC + Enc. Educação Local: Biblioteca/sala A1 Dia: 3 e 6 de Março Breve descrição: Narração, pelo Enc. Educação, de uma história tradicional na língua de origem e posterior reconto em Português, pela aluna. Oksana + Encarregada de Educação Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém

15 Actividades realizadas
Actividade: Livragueando Participantes: Comunidade escolar Local: Escola Data: 7 de Março, das 11h15 às 11h45 Breve descrição: Durante 30 minutos a escola sede e a maior parte das escolas do Agrupamento pararam as suas actividades para que todos pudessem ler livremente e em silêncio. Professores, alunos, Auxiliares de Acção Educativa e Funcionários dos Serviços Administrativos suspenderam as suas funções para ler um livro à sua escolha. As escolas permaneceram 30 minutos num silêncio delicioso. Livragueando – Alunas a ler descontraídas Livragueando – Auxiliares de Acção Educativa a ler Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém

16 Actividades realizadas
Actividade: Poemas andantes Participantes: Convidados: alunos das turmas 6º A, H e E, 9ºB Local: salas de aula Data: 3 e 4 de Março Breve descrição: 13 alunos, divididos em pequenos grupos, deslocaram-se às diferentes salas de aula, para lerem poemas e/ou pequenas histórias aos colegas. Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém

17 Actividades realizadas
Actividade: Entrevista ABC Rádio Participantes: Convidados: Prof. Jorge, ABC Portugal, rádio local Local: Biblioteca Data: 7 de Março Breve descrição: Entrevista a professores e alunos pelo jornalista Fernando Jorge Martins da Rádio ABC Portugal, a propósito das actividades realizadas no âmbito da Semana da Leitura, designadamente o Livragueando. Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém

18 Actividades realizadas
Actividade: Palavra Puxa Palavra Participantes: 6ºC e 8ºB Convidados: Prof. Língua Portuguesa, Margarida Sampaio e Dália Santos Local: sala A5 Data: 4 de Março Breve descrição: A partir de cartões contendo palavras, os alunos redigiam o que quisessem (frases, pensamentos, poemas…) e que tivesse sido desencadeado pela palavra constante do cartão que lhes tinha sido atribuído. Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém

19 Actividades realizadas
Actividade: Histórias com Monstros Participantes: 6.ºA e H Convidados: Clube “Boa onda” Local: Sala A5 Data: 6 de Março Breve descrição: Actividade desenvolvida a partir da colecção Os Meus Monstros: no quadro branco foram colocadas imagens de monstros. Os alunos dinamizadores da actividade liam a descrição de cada um e a audiência era convidada a “adivinhar” de qual se tratava. Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém

20 Actividades realizadas
Actividade: Concurso “Quem é quem?” Participantes: alunos Local: Biblioteca Data: 3 a 7 de Março Breve descrição: O Concurso consistiu na associação do nome de vários escritores nacionais e da Literatura Universal, à respectiva foto. Esses autores tinham sido abordados anteriormente, em sala de aula, no âmbito de uma actividade que decorreu durante a Semana do Português. Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém

21 Trabalhos de crianças/jovens
Os meus monstros Fantasmas na escola Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém

22 Fantasmas na escola Nuno começa a achar que o seu professor de música é um zombie porque ele é muito embirrento, muito exigente, está sempre mal disposto e tem um ar assustador, mas também devido ao que tem acontecido nas aulas do professor Ceboleco…os instrumentos que estão na sala de aula começam a tocar sozinhos e o professor Ceboleco fica muito estranho. Nuno decide marcar um encontro com os seus amigos monstros na escola para ver se conseguiam arranjar uma explicação para o que tem acontecido ou se o professor Ceboleco era mesmo um zombie. Nuno vai para a escola à espera dos seus amigos monstros, e ninguém apareceu, aconteceram umas coisas muitos estranhas nessa noite.

23 Uma delas foi o Nuno encontrar o professor na sala de música a tocar piano e, de repente, o piano começou a tocar sozinho. Aquilo fez um barulho e o professor Ceboleco nem deu pela presença do Nuno na sala. Nuno foi-se embora e escondeu-se na arrecadação e viu passar um homem muito estranho que parecia levar um caixão de arrojo. Nuno estava com tanto medo que nem teve coragem para meter a cabeça de fora da arrecadação para ver quem é que ia a passar. No dia seguinte, o Nuno só tinha aulas às dez horas mas foi antes das oito e meia, para pedir à menina Celeste a morada do professor Ceboleco. Quando chegou a casa do professor Ceboleco reparou que o professor também estava a chegar a casa. Nuno escondeu-se

24 imediatamente atrás de um arbusto para ver se o professor Ceboleco não o descobria. Começou a ouvir uns zum zuns da conversa do professor Ceboleco e ficou interessado…

25 Fim Trabalho elaborado por: Daniela Vieira Nº10 6ºF

26 Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém
Trabalhos de adultos Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém

27 Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém
Comentários finais Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém

28 Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém
Comentários finais Notícia publicada no Jornal da escola “Rabiscos” (Suplemento do jornal local Ourém e o Seu Concelho), no Boletim da biblioteca “O Sonho” e no Blogue da Biblioteca“Nas Asas do Sonho” Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém 28

29 Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém
Sugestões A manter: * O facto de existir uma Semana da Leitura a nível nacional, que condensa uma série de actividades ao longo da mesma, conseguindo um maior impacto junto da comunidade escolar e facilitando a concretização dos objectivos do PNL; * Este modelo de avaliação da Semana da Leitura (em PowerPoint), porque é prático, objectivo e permite a reutilização para divulgação noutros contextos. No entanto, o tamanho do ficheiro deve ser aumentado para permitir a inclusão de mais fotos e de outros materiais. Da nossa parte, tivemos que retirar alguns slides e reduzir imenso as fotos para respeitar o tamanho permitido. A repensar: * A calendarização da Semana da Leitura. Poderia ser no início do Segundo ou do Terceiro Período, por forma a não interferir na realização dos testes; * Os prazos que, por vezes, são demasiado apertados e não respeitam o volume de trabalho existente numa Biblioteca Escolar. Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém

30 Sugestões A Inovar: * A partir deste instrumento de avaliação, criar um prémio para atribuir à escola que tiver dinamizado de forma mais empenhada e criativa a Semana da Leitura.

31 Mensagens das crianças/jovens ao PNL
“Eu gosto de ler.” “Ler é aquilo que estamos a fazer.” “Ler é aprender! Ler é sonhar!” “Cada livro tem uma história feita de imaginação.” “Ler é o prazer de novas coisas conhecer!” “Ler é uma sensação boa / É tão boa como sonhar / Eu sonho com livros / Que me ensinam a voar.” “Vou atirar a leitura ao ar para poder sonhar.” Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém

32 Mensagens diversas ao PNL
Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém


Carregar ppt "Biblioteca da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Conde de Ourém"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google