A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IDENTIFICAÇÃO EMEB PROFESSORA MARIA BRIZABELA BRUXELAS ZINADER Diretora: Roberta Penna Ferreira Tonhati Coordenadora: Francine Leandra de Melo Rodrigues.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IDENTIFICAÇÃO EMEB PROFESSORA MARIA BRIZABELA BRUXELAS ZINADER Diretora: Roberta Penna Ferreira Tonhati Coordenadora: Francine Leandra de Melo Rodrigues."— Transcrição da apresentação:

1 IDENTIFICAÇÃO EMEB PROFESSORA MARIA BRIZABELA BRUXELAS ZINADER Diretora: Roberta Penna Ferreira Tonhati Coordenadora: Francine Leandra de Melo Rodrigues Ishida Pedagoga: Ana Flávia Lopes da Cruz Pedagoga SRM: Thalita dos Santos Leôncio Silveira Orientadora: Darci Candida Dias Quintino Professora da sala de leitura: JOCELINA DE MELO MARINHO

2 AÇÃO DESENVOLVIDA NA SALA DE LEITURA: USO EFETIVO DO ACERVO E ESPAÇO DA SALA DE LEITURA  CONTAÇÃO DE HISTÓRIA  EMPRÉSTIMO DE LIVROS NA SALA DE AULA (UTILIZANDO O ACERVO DA SALA DE LEITURA):  LEITURA INICIAL PELO PROFESSOR E ALUNOS  SEQUÊNCIA DE LEITURA  CLUBE DE LEITURA  FICHAMENTO DOS LIVROS

3 O QUE MOTIVOU O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO O trabalho foi desenvolvido a partir do levantamento do diagnóstico dos alunos em relação à leitura e motivação para tal prática. A escola não tinha sala de leitura até o ano de 2013, nessa época os empréstimos de livros eram feitos pelos professores, no entanto não tinha uma frequência e o acervo disponibilizado era restrito, pois cada sala ficava com uma quantidade de livros por bimestre. Em 2014 iniciamos o atendimento na sala de leitura da escola. O local foi organizado e decorado para despertar o interesse e o gosto pela leitura e a partir daí foi organizado um cronograma semanal de visita. Para um maior envolvimento dos alunos e equipe percebeu-se a necessidade de disponibilizar momentos para a contação e dramatização de história.

4 REGISTRO ESPAÇO DA SALA DE LEITURA

5 CONTAÇÃO DE HISTÓRIA PARA OS ALUNOS

6

7 FORMAÇÃO COM PROFESSORES – APRESENTAÇÃO DO ESPAÇO E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

8 LIVROS PRODUZIDO PELA ALUNA RAQUEL VITÓRIA ARAÚJO DA SILVA – 3º ANO B

9 DIVULGAÇÃO DOS LIVROS LIDOS PARA ALUNOS DE OUTRAS SALAS

10 PREMIAÇÃO DA AÇÃO “EM CIMA DA PINTA”

11  Autonomia dos alunos quanto a escolha dos títulos e autores.  Segurança para solucionar problemas em relação à devolução dos livros, sendo desenvolvida uma ação denominada “em cima da pinta” para incentivo da devolução em dia dos livros.  Ampliação das estratégias para divulgação dos livros que mais gostaram para outras salas.  Ampliação na participação dos alunos em relação à oralidade e leitura de livros.  Ampliação de vocabulário e escrita através da elaboração de livros, pelo professor de sala de aula, com fichas literárias e resumo dos livros. AVANÇOS SIGNIFICATIVOS

12  Dificuldade, pela professora da sala de leitura, pois não tinha conhecimento de como deveria ser o espaço e depois de organizado, percebeu-se uma falha na organização dos livros (necessidade de maior praticidade para incluir os novos títulos).  Dificuldade em fazer com que todos os alunos devolvam os livros dentro do prazo e sem danificá-los. Por isso a implementação da ação “em cima da pinta”.  Dificuldade em atender as salas do período da tarde, pois foi solicitado pelos professores o empréstimo e contação de história, mas nesse período não há funcionário para a sala de leitura. DIFICULDADES ENFRENTADAS

13  O trabalho com leitura, reconto e contação de história sempre foi algo que me fascinou, pois trabalhei muito tempo na Educação Infantil e sempre utilizava essas estratégias em sala de aula, percebendo o envolvimento dos alunos.  Aproveitei todo momento, desde a organização, explorando o espaço e conhecendo o acervo até os momentos em que pude contar as histórias para as crianças e ver o envolvimento de todas elas.  Sempre contei com o apoio da equipe gestora, funcionários e professores, por isso acredito que o trabalho realizado coletivamente contribuiu para que obtivéssemos bons resultados.  Me sinto realizada em ser professora da sala de leitura. EMOÇÕES E SENTIMENTOS


Carregar ppt "IDENTIFICAÇÃO EMEB PROFESSORA MARIA BRIZABELA BRUXELAS ZINADER Diretora: Roberta Penna Ferreira Tonhati Coordenadora: Francine Leandra de Melo Rodrigues."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google