A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AMÉRICA LATINA - PARAGUAI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AMÉRICA LATINA - PARAGUAI"— Transcrição da apresentação:

1 AMÉRICA LATINA - PARAGUAI
TRABALHO DE GEOGRAFIA AMÉRICA LATINA - PARAGUAI PROFESSOR WILSON FORTI GRUPO: GIOVANNA (Nº 8), MARIA LUISA (Nº 18) – 8º ANO B

2 ÍNDICE Apresentação 3 Aspectos Gerais 4 População 5
A Moeda Paraguaia Área do país e seus vizinhos Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) Renda per capita Situação Econômica Setores da Economia Turismo Paraguaio Política nos dias de hoje Relação com o Brasil Geografia do Paraguai , 16 e 17 Referências Bibliográficas e 19

3 APRESENTAÇÃO Este trabalho proposto em sala de aula está sendo apresentado com o objetivo de proporcionar uma discussão e novos aprendizados sobre o Paraguai, um dos países componentes da América Latina, e também da América do Sul. Com as informações compartilhadas, esperamos que todos possam compreender os elementos que formam o Paraguai, tais como seus aspectos gerais, sua situação econômica e política atualmente, sua relação com o Brasil e seus elementos geográficos (clima, relevo, vegetação, entre outros).

4 Imagem de Assunção, a atual capital do Paraguai.
ASPECTOS GERAIS O Paraguai, oficialmente República do Paraguai, é um dos países componentes da América Latina e é, também, parte da América do Sul, juntamente com países como a Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, entre muitos outros. As línguas oficiais do país são o espanhol e o guarani, e ambas são faladas por seus habitantes. Sua atual capital é a cidade de Assunção (que, também, é a mais populosa), cuja região metropolitana abriga cerca de um terço da população paraguaia. Imagem de Assunção, a atual capital do Paraguai. Bandeira da República do Paraguai

5 POPULAÇÃO A população do Paraguai, no ano de 2016, era de pessoas, sendo aproximadamente 51% da população formada por homens, e 49% formada por mulheres (segundo dados da country meters). 65% da população total é de mestiços (que são os descendentes de espanhóis e índios), 31% é de brancos, 3% representa a quantidade de ameríndios, e 1% é o número de asiáticos (oriundos da China, Japão e Taiwan. A grande maioria das pessoas possui a religião católica (cerca de 92,5%, o que se deve ao processo de evangelização), enquanto os outros 7,5% representam as outras crenças e religiões presentes no país. O gráfico ao lado mostra a taxa de crescimento da população de 1960 a 2010.

6 A MOEDA PARAGUAIA A moeda paraguaia é denominada “guarani”, em homenagem a uma antiga tribo indígena paraguaia (a tribo dos guaranis). A moeda substituiu o antigo peso paraguaio, e é representada pelo símbolo ₲, e vale, se comparada ao dólar americano, hoje em dia, ₲0,0002, ou seja, 0,0002 guaranis corresponderiam a um dólar. Um dólar corresponderia a ₲ 5464,20. Já comparado ao real, um real corresponde a ₲1749,98. Imagem mostrando as notas do guarani, a moeda paraguaia. Imagem mostrando o guarani em centavos.

7 ÁREA DO PAÍS E SEUS VIZINHOS
O Paraguai possui uma área de 406 752 km² (sendo um pouco maior do que o estado brasileiro de Mato Grosso do Sul), está localizado no centro-sul da América do Sul, e é um de seus dois únicos países que não tem acesso direto ao mar, junto da Bolívia, com quem faz fronteira a noroeste. O país também tem como vizinhos o Brasil (com quem faz divisa a nordeste), e a Argentina (com quem faz divisa ao sul e a oeste). Imagem mostrando o mapa político do Paraguai.

8 ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
O índice de desenvolvimento humano é uma medida usada para classificar os países como desenvolvidos (são aqueles que possuem o desenvolvimento humano muito alto), em desenvolvimento (desenvolvimento humano médio), e subdesenvolvidos (desenvolvimento humano baixo), e o do Paraguai o classifica como um país de desenvolvimento humano médio. Seu IDH é 0,669, considerado um dos mais baixos da América do Sul. Gráfico que mostra o IDH do Paraguai de 1980 a 2014.

9 RENDA PER CAPITA A renda per capita do Paraguai, que é obtida a partir da divisão da Renda Nacional pelo número de habitantes do país, é de US$4.450 (em uma estimativa de 2015). Gráfico mostrando a renda per capita do Peru, Paraguai, e Bolívia, desde 1970, até o ano de 2010.

10 SITUAÇÃO ECONÔMICA O Paraguai é um país que, apesar de possuir uma economia liberal de mercado, é muito dependente do comércio informal (que é o comércio praticado sem o atendimento às regras comerciais regulares, como pagamento de impostos ao governo, leis trabalhistas, entre muitas outras). Uma boa parte da população sobrevive a partir desse tipo de comércio, e existem milhares de microempresários e trabalhadores ambulantes nas ruas, principalmente em Ciudad Del Este, na fronteira com o Brasil. Os dois principais problemas para o desenvolvimento econômico do Paraguai são: o alto grau de informalidade do comércio e da economia, e a falta de investimentos em infraestrutura. O país é a 101ª maior economia do mundo (em volume de Produto Interno Bruto, de 2015). Imagem do centro de Ciudad Del Este

11 SETORES DA ECONOMIA Os principais setores da economia paraguaia são: o setor de comércio informal (que envolve atividades à margem da formalidade, sem firma registrada, sem emitir notas fiscais, entre outras coisas); o setor da agricultura (primário) e o setor da indústria (terciário). Cerca da metade da população do Paraguai vive à base da agricultura e da agroindústria, e os produtos produzidos por esse país são mais baratos do que os dos seus vizinhos, já que há um imenso contrabando nas regiões próximas à fronteira. Os principais produtos são: soja, trigo, mandioca, cana-de-açúcar, algodão, café, tabaco, e entre muitos outros. A exploração florestal também é importante, pois o Paraguai é o maior exportador mundial de uma essência utilizada para a fabricação de sabonetes, geleias, cosméticos e xampus, por exemplo. Há poucos recursos minerais, mas pode-se encontrar ferro, magnésio, cobre, e sal, entre outros. O setor agroindustrial tem certa importância, enquanto as indústrias têxteis, de móveis e cimento são destinadas ao consumo local, porém, a sobrevivência dessas indústrias é muito difícil.

12 TURISMO PARAGUAIO O turismo nesse país, exceto pelos brasileiros e argentinos que cruzam a fronteira para comprar produtos eletrônicos originários do Extremo Oriente na Ciudad Del Este, é muito fraco. O número de visitantes aumentou cerca de 1% desde 1990, e o país recebe cerca de visitantes todo ano. Apesar disso, o Paraguai possui um enorme potencial turístico, devido à sua cultura típica musical e de folclore nacional, por exemplo. Possui atrações como o lago Ypacaraí, o lago Ypoá, as ruínas dos centros missionários de Trinidad, entre outras coisas. Lago Ypacaraí, localizado em San Bernardino. Lago Ypoá, no centro-oeste do Paraguai. Ruínas de Trinidad, em Encarnacíon.

13 POLÍTICA NOS DIAS DE HOJE
A forma de governo paraguaia é presidencialista, ou seja, o país é comandado por um presidente eleito pela própria população. Atualmente, o presidente da nação é Horacio Cartes, e seu vice é Juan Afara, ambos eleitos em Horacio é acusado de participar de narcotráfico (que é o comércio de substâncias consideradas ilícitas) e lavagem de dinheiro. O presidente não possui a aprovação da maior parte do povo, e uma prova disso é a quantidade de passeatas realizadas contra ele. Um grande exemplo dessas passeatas foi a de 20 de agosto de 2014, quando milhares de paraguaios foram às ruas protestar. Os presidentes paraguaios permanecem no governo por 5 anos, e para eles, não há possibilidade de reeleição em nenhum caso. O poder executivo é exercido pelo presidente, pelo vice, e pelo Conselho dos Ministros; o poder legislativo é formado pela Câmara dos Deputados e pela Câmara dos Senadores; e o poder judiciário é composto pela Corte Suprema de Justiça, Conselho da Magistratura, Ministério Público, pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral, pelos tribunais e pelos julgados. Imagem do presidente Horacio Cartes.

14 Imagem de usina hidrelétrica de Itaipu.
RELAÇÃO COM O BRASIL Anteriormente, a relação entre os dois países não era muito boa, pois no governo de Solano López, entre 1862 e 1870, houve a chamada “Guerra do Paraguai”, causada por seus avanços, o que criou um conflito armado entre a Argentina, o Brasil, e o próprio Paraguai. Esse conflito destruiu boa parte do Paraguai e matou a maior parte da população, além de as terras terem sido tomadas pelo Brasil (que as ocupou até 1876) e pela Argentina. Já atualmente, os dois países estão interligados por alguns fatores, tais como: os dois fazem parte da Mercosul (um bloco econômico sul-americano que visa um mercado comum entre os países pertencentes a ele), ambos são sócios do maior projeto hidrelétrico ocidental (a Itaipu Binacional), e outros, além da grande presença brasileira na economia paraguaia e os grandes investimentos feitos nos territórios do país. Contudo, existe o tráfico de armas e de drogas, e o contrabando nas fronteiras, além da questão dos “brasiguaios”, que são brasileiros que residem no Paraguai, por vezes, sendo fiscalizados pela polícia. Estes abrangem uma área muito grande próxima à fronteira com o Brasil, o que é uma grande preocupação para os demais habitantes da região. Imagem de usina hidrelétrica de Itaipu.

15 GEOGRAFIA DO PARAGUAI O Paraguai se situa no interior da América do Sul, entre as bacias do rio Pilcomayo, e os rios Paraná e Paraguai, que direcionam o país para o Oceano Atlântico. O clima da região é, geralmente, subtropical (característico das regiões onde a latitude é de 30º a 50º), exceto em certos trechos do Chaco, onde a temperatura é quente e úmida. No centro do país, o clima é tropical, e a noroeste e nordeste, é tropical seco. O país é cortado, ao centro, pelo Trópico de Capricórnio, e as chuvas no território são frequentes e quase sempre abundantes. Quanto ao relevo, o território é constituído de planícies, mas na região leste, aparecem formações montanhosas pouco elevadas. O país é dividido em duas partes distintas, graças ao rio Paraguai. O Chaco, que é uma planície elevada desde as margens do rio, estende-se a oeste, enquanto a leste do rio, é formada uma região de colinas, cujos pontos mais altos podem atingir até 700 metros. A vegetação é muito diversa, e estima-se que a quantidade de espécies de plantas no Paraguai seja de É diferenciada pela quantidade de chuvas e pelo clima, e pode ser classificada em: floresta, campo e chaco. As florestas são áreas muito verdes e densas; os campos não possuem matas, apenas formações vegetais mais baixas, como estepes, pradarias e pampas (onde se realizam as plantações de soja); o chaco se encontra perto do rio Paraguai, onde nascem espécies de árvore muito valiosas, como o quebracho, e onde há, também, amplas áreas cobertas de matas. Em direção a oeste do Paraguai, porém, aparecem cactos e plantas capazes de resistir a longas estações de seca.

16 Imagem do relevo do Paraguai, tirada por meio de um satélite.
Região deserta no Paraguai, com a presença de uma vegetação resistente à estação de seca. Imagem da região do Chaco, que se encontra próximo ao rio Paraguai. Imagem do relevo do Paraguai, tirada por meio de um satélite.

17 A rede hidrográfica, que tem grande importância para o país, é formada pelos rios Paraguai e Paraná (delimitando a fronteira com o Brasil) e o Pilcomayo (que nasce na Bolívia, e é um afluente do rio Paraguai). Estes três grandes rios convergem para o sul do país, e o Paraguai nasce no Brasil, e atravessa extensas planícies, enquanto o Pilcomayo é de regime muito irregular, que corre de noroeste a sudeste através do Chaco. Além disso, a rede também é formada pelos lagos Ypoá, Ypacaraí e Verá. Mapa hidrográfico do Paraguai, mostrando os principais rios.

18 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
fronteiras-brasil.htm parceria-em-construcao

19 paraguay-los-rios html


Carregar ppt "AMÉRICA LATINA - PARAGUAI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google