A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FORMAÇÃO CONTINUADA Maria Laura de Oliveira Machado

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FORMAÇÃO CONTINUADA Maria Laura de Oliveira Machado"— Transcrição da apresentação:

1 FORMAÇÃO CONTINUADA Maria Laura de Oliveira Machado
Graduada em Arte Licenciatura (45)

2 QUAL A VISÃO DO ENSINO DA ARTE NAS ESCOLAS?
Sociedade; Pais; Alunos; Escola; Professores; Eu.

3 Não se deve confundir a arte com o objeto decorativo, que deixa os ambientes mais bonitos, a escola mais alegre, o Dia das Mães agradável ou a espera do consultório médico menos estressante. A arte pode assumir essas características, mas não apenas essas e nem as tem como prioridade, pois o ser humano não tem apenas manifestações agradáveis ou suaves, e sim uma infinidade de manifestações que mostram realidades, ideias e contextos diversos.

4 GUERNICA – PABLO PICASSO
1937 – Pintura sobre Tela - 3,49m x 7,77m

5 O ser humano precisa da arte e a escola não pode deixar de suprir essa necessidade. Arte como expressão, como conhecimento, como forma de ver e expressar-se no mundo. A arte está presente no nosso cotidiano, mas precisamos percebê-la!

6 O homem é um ser criador que se expressa, conhece e transforma a realidade através da arte. Para isso precisa que seus sentidos sejam formados, isto é, que suas percepções sejam desenvolvidas para que ele possa consumir, fruir e produzir artisticamente (TAVARES; TROJAN, 1998, p. 9-10).

7 A arte é uma provocação Que mexe e remexe com a cabeça Fala mais alto ao coração Diz ao sonho: cresça e apareça A arte anuncia Em formAções de gesto, imagem, melodia No rádio, no palco, na rua, na galeria Inspira novas ideias Canta, dança e denuncia Momentos de paz, Momentos de Covardia Com dança, música e poesia Põe o mundo em movimento Desafia o ser humano Com sabedoria e conhecimento A olhar de dentro pra fora Ao olhar de fora pra dentro A arte é atrevida A criar e recriar Mil FormAções da... vida. BELLO, Maristher, Sem título. Texto não publicado, Curitiba, 2008.

8

9 Os conteúdos estão organizados bimestralmente, porém a flexibilização destes conteúdos permite que se trabalhe em conjunto muitos deles. Devem ser todos trabalhados durante o decorrer do ano letivo. Trabalhar os conteúdos abordados em complexidade crescente de acordo com objetivos propostos para cada ano e também especificidades de cada turma.

10 PLANEJAMENTO COMPLETO
Fundamentação Teórica; Objetivos; Pressupostos Teóricos Metodológicos; Conteúdos; Avaliações; Orientação para o Professor.

11

12 PLANEJAR É PRECISO O planejamento é uma necessidade constante em todas as áreas da atividade humana. Planejar é analisar uma realidade e prever as formas alternativas da ação para superar as dificuldades ou alcançar os objetivos desejados.

13 Planejar consiste em prever e decidir:
O que pretendemos realizar; O que vamos fazer; Como vamos fazer; Os procedimentos de avaliação mais condizentes com os objetivos propostos.

14 EM SUA HORA ATIVIDADE É NECESSÁRIO QUE:
Teste as atividades; Verifique as possibilidades de aplicabilidade com a turma; Prepare os materiais necessários para trabalhar as atividades com os alunos; Registre em seu diário quais atividades serão trabalhadas semanalmente.

15 MODELO DE PLANO DE AULA Aula de Arte Turma: Conteúdos: Objetivos:
Procedimentos Metodológicos (parte inicial, principal, final): nesta parte você descreve passo a passo as atividades que irá desenvolver. Recursos: quais os materiais que irá precisar, qual o espaço que irá utilizar. Avaliação: após a aplicação das atividades você avalia o desenvolvimento da aula e pontua situações que você terá que trabalhar com cada turma. Isto facilita para que depois você preencha a parte de avaliação no livro de frequência.

16 REGISTRO DE CLASSE O registro de classe é um documento do professor, mantenha ele sempre em dia. Não deixe de fazer a chamada em todas as aulas, pois qualquer problema com o aluno no momento em que está na sua aula é de sua responsabilidade.

17 Aproveite sua hora atividade para registrar os conteúdos trabalhados de acordo com o planejamento. O registro deve ser do conteúdo diário e não das atividades desenvolvidas. Caso ocorra outra atividade no dia da aula de Arte, colocar uma observação no livro de chamada (Última página).

18 COLOCAR APENAS A DATA E O CONTEÚDO NO REGISTRO DE CLASSE!

19 CERTIFICAÇÃO A certificação estará disponível on-line para os participantes que obtiverem 75% de frequência a cada curso presencial e/ou EAD após aproximadamente 30 dias do prazo final de conclusão das atividades. Curso presencial – carga horária de 4 horas cada. Curso EAD– carga horária a definir.

20 ORIENTAÇÕES PORTAL NTM
Verifique se os dados do seu perfil estão atualizados, principalmente o que é a comunicação mais rápida entre professores e SMED. Tenha o hábito de abrir o portal NTM, no mínimo uma vez por semana, para estar atento a qualquer informação referente à sua área.

21 Para acessar a parte de ARTE – acesse Secretaria Municipal da Educação, Diretoria de Ensino Fundamental, ARTE. Para ter acesso as atividades online do curso inscrito, precisa acessar na parte inicial – Formação Continuada – e procurar o curso que esta inscrito. Lá terá acesso aos materiais, às informações, atividades e certificado.

22 VÍDEO MOTIVACIONAL


Carregar ppt "FORMAÇÃO CONTINUADA Maria Laura de Oliveira Machado"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google