Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
EMPRREENDEDORISMO NO COMEX
7. ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES GLOBAIS
2
7. ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES GLOBAIS
No mercado competitivo e globalizado, é necessário adotar estratégias para entrar e se manter no mercado internacional As organizações multinacionais têm seu mercado e seu fornecimento em escala global: compram matérias-primas, fabricam e vendem produtos e serviços em diversos países.
3
7. ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES GLOBAIS
A maneira como os gestores abordam as oportunidades globais, definem a estratégia internacional. Zelam por sua exclusividade, marca, consumidores com custos cada vez mais baixos. Podem ser classificadas em - Internacional - Multidoméstica - Global - Transnacional
4
7. ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES GLOBAIS
ESTRATÉGIA INTERNACIONAL Pequena preocupação com as necessidades imediatas de um cliente específico (local). A marca é muito importante, e A fabricação não é descentralizada. Normalmente se trabalha apenas com importação/exportação do produto final A redução de custo do produto não é uma das principais preocupações da empresa que utiliza esta estratégia. Alto apelo emocional pela marca
5
7. ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES GLOBAIS
ESTRATÉGIA MULTIDOMÉSTICA Grande agilidade na resposta ao cliente local Alguma diferenciação. Utiliza o modelo que fez sucesso localmente em escala global, através de franquias ou joint ventures (Sony Ericsson). Com relação ao custo não visa sua redução imediata.
6
7. ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES GLOBAIS
ESTRATÉGIA GLOBAL Produtos altamente padronizados Sistema produtivo para economia de escala. Normalmente são empresas que aprenderam a aproveitar os conhecimentos de diferentes culturas e métodos. Seus produtos, por serem padronizados, não atendem requisitos locais nem oferecem grande distinção entre os diferentes mercados onde atuam. Por outro lado, como reflexo do mesmo sistema produtivo que busca eficiência, as preocupações com redução de custos são constantes.
7
7. ESTRATÉGIA DE OPERAÇÕES GLOBAIS
ESTRATÉGIA TRANSNACIONAL As empresas atuam localmente, com rápidas respostas também locais para os problemas que enfrentam nos diferentes mercados. Elas movem materiais, pessoas e ideias entre diferentes países e mesmo entre continentes. Apresentam grande preocupação com a busca pelo menor custo possível, através de economias de escala na produção e do aprendizado das diferentes culturas onde atuam.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.