A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Profa Grace Kelly da Silva

2 A pesquisa-ação em educação ambiental possui como princípios teórico-metodológicos a participação, o processo coletivo, a conscientização e, para ter relevância científica e social, refere-se também à articulação radical entre teoria e prática. Dito de outra forma: a pesquisa-ação-participativa em educação ambiental é práxis social (TOZONI-REIS, 2008).

3 A pesquisa ação é compreendida entre a estreita relação entre uma ação estabelecida para dar resposta a uma situação problema diagnosticada, ou seja, aquela que irá orientar uma mudança em determinada realidade.

4 Os participantes de um projeto de pesquisa-ação em educação ambiental deixam de ser “objetos” de pesquisa para realizarem-se como “sujeitos” da investigação científica e da ação educativa.

5 A metodologia da pesquisa-ação refere-se a um tipo especial de produção de conhecimentos, comprometida com a açãointervenção no espaço social em que realiza a investigação. No caso da pesquisa-ação em educação, a compreensão, pela investigação, do fenômeno educativo articula-se à ação de educar, isto é, o fenômeno educativo é investigado no próprio processo de educar.

6 A pesquisa-ação é um dos tipos de investigação-ação, na qual se aprimora a prática pela oscilação entre agir no campo da prática e investigar a respeito dela. Pode-se definir quatro fases do ciclo básico de uma investigação-ação: - Planejar uma melhora da prática; - Agir para implantar a melhora planejada; - Monitorar e descrever os eleitos da ação; - Avaliar os resultados da ação.

7 Características Associação entre pesquisa e resolução de um problema coletivo; Envolvimento cooperativo entre pesquisadores e participantes representantes da situação-problema; Papel fundamental dos Pesquisadores;

8 Identificação da ação a ser desenvolvida;
Desempenho; Obstáculos; Experimentação; Interpretações da realidade.

9 OBJETIVO Buscar possíveis soluções para modificação de uma situação problema diagnosticada em determinada realidade socioambiental.

10 Estrutura/projeto de intervenção:
Identificação do Projeto. Sumário. Descrição da situação problema / justificativa. Proposição dos objetivos. Definição de metas. Delineamento de métodos (estratégias e procedimentos). Especificação de cronograma. Identificação dos recursos. Proposição de monitoramento e avaliação / considerações finais.

11 INTRODUÇÃO A introdução é a apresentação sucinta e objetiva do trabalho, que fornece informações sobre sua natureza, sua importância e sobre como foi elaborado: objetivo, métodos e procedimentos seguidos. Em outras palavras, é a parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho. Lendo a introdução, o leitor deve sentir-se esclarecido a respeito do tema do trabalho como do raciocínio a ser desenvolvido. (Deve ser feita no final do projeto)

12 JUSTIFICATIVA               Como nome indica é o momento de justificar ou convencer sobre a relevância do projeto. Este item é importante porque apresenta a resposta à questão Por quê? É o elemento que definirá os motivos pelo qual o grupo pretende desenvolver o projeto, visando a aceitação pela comunidade escolar para o desenvolvimento do mesmo. Deve registrar a concepção do grupo em relação ao tema, observando sua importância na realidade cotidiana.

13 OBJETIVOS - Objetivo Geral:
Devo apresentar o objetivo que quero atingir com esse projeto. Por que quero fazê-lo, quais os benefícios? São mais amplos e complexos, que poderão ser alcançados, por exemplo ao final do curso ou semestre, incluindo o crescimento esperado de forma global. Exemplos de verbos que podem ser utilizados para iniciar o objetivo geral: identificar, levantar, descobrir, caracterizar, descrever, traçar, analisar, explicar, etc.

14 Objetivos específicos
Apresenta um caráter mais concreto. Tem a função de direcionar o trabalho de modo a permitir que seja atingido o objetivo geral, aplicando este a situações particulares. Deve-se utilizar de no máximo 03 (três) objetivos específicos. Exemplos de verbos que podem ser utilizados para iniciar o objetivo específico: identificar, levantar, descobrir, caracterizar, descrever, traçar, analisar, explicar, etc.

15 METAS Definição quantitativa dos resultados pretendidos, expressa comumente em nº ou %, identificada com os prazos de realização, monitoramento e avaliação dos objetivos. Ex: objetivo - qualificar professores para trabalhar sobre coleta seletiva dos resíduos sólidos na escola. Meta: Envolver 80% dos professores em oficinas sobre coleta seletiva.

16 METODOLOGIA Tem o objetivo de explicar passo a passo como serão realizadas as ações do projeto, abrangendo os itens que responderão às questões: Como? A forma de organização e distribuição do grupo (cursistas e demais envolvidos) que fará a pesquisa. Como será executado, por quem etc... Com quê? Refere-se aos recursos utilizados na realização da pesquisa. Quando e quanto? Em que momento o pesquisador fará sua pesquisa e quanto tempo durará cada fase.

17 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS
Relaciona os recursos que serão lançados no desenvolvimento da pesquisa. Recursos humanos: refere-se às pessoas que estão envolvidas direta ou indiretamente na pesquisa. Recursos Materiais: refere-se aos instrumentos que serão utilizados na pesquisa.

18 Cronograma É a disposição gráfica do tempo que será gasto na realização do projeto, de acordo com as atividades a serem cumpridas. Auxilia no gerenciamento e controle deste trabalho, permitindo de forma rápida a visualização de seu andamento. É um instrumento que detalha minuciosamente as atividades a serem executadas durante um período estimado de tempo.

19 Proposição de monitoramento e avaliação
Previsão de estratégias de monitoramento, de sua execução e avaliação, de modo a identificar as necessidades que surgirem, medidas corretivas e garantir a efetividade do projeto. A avaliação, associada ao monitoramento, corresponde a medida e julgamento dos resultados.

20 CONSIDERAÇÕES FINAIS É tudo que aconteceu na realização do projeto. Em poucas palavras é a finalização do que ocorreu, e o que esperava dos objetivos propostos. É uma síntese de tudo que foi dito no projeto, dando ênfase aos tópicos mais importantes do tema, são as considerações profissionais e pessoais sobre o assunto estudado.

21 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
   Referência bibliográfica é um conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento que permite sua identificação individual, seguindo normas vigentes (ABNT), permitindo dessa forma, que as informações contidas no texto possam ser efetivamente comprovadas, quando necessário.

22 TOZONI-REIS (2005) elenca algumas diretrizes norteadoras
para a pesquisa ação-participativa em educação ambiental como facilitadoras de trabalho: a)A proposta de investigação e ação caracteriza-se como atividade de pesquisa, isto é, relaciona-se à produção de conhecimentos ambientais e pedagógicos? B) A proposta de investigação e ação cria oportunidades reais e concretas de participação dos envolvidos, garantindo-lhes tomada de decisões coletivas em todo o processo? C) A proposta de investigação e ação é coletiva, compartilhada, caracteriza uma parceria entre o saber acadêmico e o saber não acadêmico?

23 D) A proposta de investigação e ação desenvolve ações educativas ambientais de forma crítica e emancipatória, superando as tendências tradicionais de educação e ensino? E) A proposta de investigação e ação trata os temas ambientais de forma a tornarem-se temas geradores de reflexão e ação sobre o ambiente, contribuindo para o processo de conscientização?


Carregar ppt "PROJETO DE INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google