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PublicouBenedicto Monsanto Silva Alterado mais de 7 anos atrás
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Responsabilidade Social Corporativa Como Gerador de Competitividade e o Desenvolvimento Sustentável
AUTORES: CLAUDIO JOSÉ DONATO JOSÉ LUÍS DE LIMA ASTOLPHI MAIRA RODRIGUES ULIANA
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INTRODUÇÃO: A responsabilidade social corporativa (RSC), ou cidadania empresarial envolve as empresas que se comportam de maneira socialmente e ambientalmente responsável. Com a crescente conscientização do público sobre a questão socioambiental e consequente demanda por empresas socialmente responsáveis, as mesmas, cada vez mais, buscam assumir a responsabilidade social corporativa, planejando suas ações futuras de forma a atender a esses anseios.
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Atualmente, o ramo empresarial procura nortear sua atuação voltada para investimentos em responsabilidade social, pois, além de contribuir para a solução de problemas de ordem pública, também agregam valor aos produtos e serviços que comercializam, levando à consolidação da imagem da marca no mercado como empresa cidadã.
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Ao realizar investimentos na área social e ambiental, as empresas que atuam em diferentes setores, assumem o compromisso ético com a sociedade e com isto, conseguem diferencial competitivo e contribuem para o desenvolvimento sustentável. A garantia de um lugar no mercado altamente competitivo, e a pressão de uma sociedade consciente de seus direitos e benefícios, contribuem para que as empresas valorizem ainda mais a prática de ações que beneficiem a sociedade, e que possam fortalecer a preservação dos recursos naturais. Assim, o presente estudo se justifica por tratar de um tema que está em voga nas discussões sobre a gestão de negócios. Portanto, o objetivo deste artigo é analisar a responsabilidade social corporativa como fator favorável de competitividade e contribuidor do desenvolvimento sustentável.
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METODOLOGIA A metodologia adotada para o desenvolvimento deste artigo foi a pesquisa bibliográfica. Para tanto foram obtidas informações científicas fidedignas em base de dados de domínio público, disponíveis online, bem como em teóricos sobre o assunto discorrido. Por meio da pesquisa bibliográfica é possível alicerçar a investigação científica a partir da contribuição de diversos pesquisadores sobre a temática que está sendo abordada. A pesquisa científica se caracteriza por ser uma reconstrução da realidade. Neste sentido, o interesse pelos dados bibliográficos neste artigo buscou, a partir de referências publicadas recentemente, analisar e discutir o assunto em tela, de forma a contribuir com as propostas de responsabilidade socioambiental das empresas.
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RESULTADOS A Responsabilidade Social Corporativa envolve o benefício da coletividade, e ocorre por meio de iniciativas desenvolvidas com funcionários e público externo (clientes, parceiros, etc.). O conceito envolve questões relacionadas à qualidade de vida e bem estar dos envolvidos com a empresa. Tais ações também buscam promover a redução de impactos negativos de sua atividade na comunidade (como o caso da poluição sonora, aumento do movimento e fluxo de veículos que podem perturbar a rotina, entre outros) e meio ambiente (como o caso da poluição atmosférica e das águas subterrâneas, por exemplo).
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A questão da tributação também demonstrou ser um importante instrumento de motivação para que as empresas organizem e implementem ações de responsabilidade social e ambiental. Tanto que algumas empresas desenvolvem estas ações em decorrência de incentivos e benefícios fiscais, em especial quando a ação está voltada à questão do impacto ambiental ou se relaciona à cultura, esporte e lazer. Tais ações de responsabilidade socioambiental promovem uma sensação de bem estar no consumidor, provocando a diferenciação desta empresa perante as outras, promovendo ampla e espontânea repercussão midiática.
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Ações voltadas ao atendimento às minorias (mulheres, crianças, idosos e demais grupos considerados marginalizados da sociedade), têm atraído à atenção da sociedade, assim como as ações que valorizem a sustentabilidade e o respeito à natureza. Desta forma, entende-se que alcançar o status de empresa socialmente e ambientalmente responsável corresponde a respeitar e cumprir as obrigações impostas pelos órgãos reguladores e também para com a sociedade, respeitando seus funcionários e parceiros com atitudes éticas e o desenvolvimento de ações em prol da sociedade e do meio ambiente.
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DISCUSSÃO Em uma economia global, cada vez mais as organizações têm a preocupação em promover e demonstrar à comunidade a responsabilidade social empresarial (RSE). Em longo prazo, a preocupação com o desenvolvimento sustentável acaba por exigir que as organizações repensem suas metas e objetivos de negócio, focando lucro sem que para isso tenham que abrir mão da cidadania corporativa. Com o desenvolvimento econômico em plena ascensão, as empresas estão buscando vias de reconhecimento público da sua marca, como forma de garantirem seu lugar em um mercado extremamente competitivo e exigente.
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A exemplo deste fato, relatórios anuais sobre Ética Empresarial de Responsabilidade Social Corporativa são publicados anualmente, apresentando a listas das melhores empresas cidadãs. Nestes relatórios, as empresas são classificadas por escores em relação às ações voltadas à comunidade, meio ambiente, educação, relações com os clientes, relacionamento com os colaboradores, dentre outros. O Instituto Ethos publica anualmente relatórios sobre responsabilidade social, com o objetivo de incentivar que as empresas incorporem em sua gestão formas sistematizadas de mensuração dos desempenhos em ações de cunho social, ambiental e econômico, e estabeleçam metas para melhorá-los..
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Outra forma de visibilidade empresarial é a participação em prêmios promovidos por institutos, filantrópicos ou não, que são amplamente divulgados na mídia, como o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social e o Prêmio de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo, ambos voltados à valorização de ações de responsabilidade social e ambiental empresarial. Como é o caso dos relatórios anuais publicados pelo Instituto Ethos ( Organização da Sociedade Civil de Interesse Público cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável
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Uma empresa socialmente responsável, de acordo com Laville (2002, p
Uma empresa socialmente responsável, de acordo com Laville (2002, p. 21), apresenta as seguintes características: Um forte envolvimento baseado em valores; Uma vontade de progresso contínuo e uma atitude baseada na humildade; Uma visão em longo prazo baseada na responsabilidade frente às gerações futuras; Uma compreensão e uma aceitação da integração da empresa com o meio ambiente na qual está inserida; O princípio da precaução como regra de decisão; Uma prática de dialogo e de consulta a todas as partes envolvidas, incluindo temas mais delicados; Uma vontade de informação e transparência; Uma capacidade de se responsabilizar por seus atos e de prestar contas sobre as consequências diretas e indiretas da sua atividade.
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A empresa socialmente responsável, na visão de Ashley (2002, p. 11), “é a empresa que possui postura pró-ativa, ou seja, considera responsabilidade buscar e implementar soluções para os problemas sociais”. Dessa maneira, esta empresa participa do processo social, e não apenas deixa as coisas acontecerem. Esta empresa busca incentivar um conjunto de valores explicitados em um código de ética, que passa a ser referência a todos os dirigentes em suas negociações.
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Tachizawa (2002) afirma que a responsabilidade social está relacionada ao conceito de governança corporativa e de gestão empresarial em situações cada vez mais complexas, nas quais questões ambientais e sociais são consideradas mais importantes para o sucesso e a sobrevivência nos negócios. Também no contexto internacional, os desafios nos campos éticos, cultural, político e comercial, fazem com que as empresas adotem ações que evite choques culturais, no âmbito interno e externo às empresas, e possibilite a aceitação e credibilidade dos novos mercados. Uma postura mais consciente e exigente dos clientes, atentos ao padrão competitivo das empresas em todo o mundo fez com que mudanças significativas ocorressem no campo empresarial.
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A responsabilidade social tem implicações diretas com relação a ética empresarial. A ética empresarial é o comportamento que uma empresa adota em suas relações diárias com a sociedade. A ética também diz respeito ao relacionamento que mantém com os clientes. A preocupação com a ética no meio empresarial também está relacionada à elevação do nível de competitividade no mundo dos negócios. Diante disto verifica-se que a ética empresarial se tornou fundamental para que as organizações obtenham sucesso, ou seja, elas não devem ficar apenas no plano das discussões teóricas, precisam se envolver com as questões sociais e ambientais. Neste contexto, a responsabilidade social empresarial surge como uma ação que as empresas podem colocar em prática, através da qual podem vivenciar o comportamento ético no âmbito organizacional.
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Assim sendo, o balanço social pode ser entendido como um instrumento que demonstra as ações das organizações com o objetivo de dar transparência nas informações que interessam tanto aos objetivos da empresa, quanto à comunidade (BÜHLER, 2009). A divulgação destas informações pode contribuir para promoção da confiabilidade às empresas, pois se apresenta como um compromisso ético das organizações para com a sociedade. Assim, elas poderão exercer seu papel de agente social e, além disto, incorporar ações que visam o fortalecimento de sua existência e consolidação de sua marca dentro da sociedade, aproximando-a do ambiente externo, ou seja, tais práticas poderão se tornar facilitadores para consolidar os laços com a sociedade na qual está inserida.
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CONCLUSÃO Os resultados deste estudo evidenciam que, com a divulgação de seu balanço social e de seus projetos de responsabilidade social, as empresas conseguem gerar valor, lealdade e aumento de produtividade. Outro aspecto demonstrado neste estudo é que a responsabilidade social agrega significativa contribuição ao desenvolvimento sustentável, e possibilita que as empresas mantenham competitividade no mercado em que atuam.
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Por meio da adoção de ações de responsabilidade social, as empresas vão além de apenas cumprirem as expectativas da sociedade, e com isso agregam valor aos seus produtos e serviços, pois, adotam práticas que contribuem para a evolução de uma sociedade sustentável. O presente estudo conclui que a responsabilidade social corporativa (RSC) beneficia a comunidade, empresas e colaboradores, numa iniciativa em que toda sociedade é beneficiada também do ponto-de-vista ético, social e ambiental.
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REFERÊNCIAS ASHELEY,P. A. Responsabilidade Social e ética nos negócios. São Paulo: Atlas, 2002. AZEREDO, B; ASTI, A. Balanço social e outros aspectos da responsabilidade social corporativa. Relato Setorial nº 2 -AS/GESET. Disponível em: < Acesso em: 3/jul./2016. BÜHLER, F A. Responsabilidade social empresarial: gerando diferencial competitivo entendendo sua influencia nos stakeholders organizacionais. Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Brasília, DF, Disponível em: <file:///C:/Users/69721/Downloads/responsabilidade-social-empresarial-gerando-diferencial-competitivo-entendendo-sua-influencia-nos-stakeholders-organizacionais.pdf>. Acesos em: 15/ago./2016. FORMENTINI, M. Responsabilidade social e imagem empresarial: um espaço para a atuação do relações públicas. In: UNESCOM - CONGRESSO MULTIDISCIPLINAR DE COMUNICAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL, 2006, São Bernardo do Campo/SP. Anais... São Bernardo do Campo/SP: Universidade Metodista de São Paulo, 2006, p Disponível em: < Acesso em: 4/jul./2016.
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INSTITUTO ETHOS. Indicadores Ethos de responsabilidade Social e Empresarial, Disponível em: < Acesso em: 12/jun./2016. KONO, F. J. C. Responsabilidade Social Corporativa: Motivações e Benefícios do Comportamento Socialmente Responsável no setor Bancário. Monografia (Graduação). Faculdade de Economia Administração e Contabilidade. Universidade de São Paulo, São Paulo, Disponível em: < Acesso em: 12/jun./2016. LAVILLE, J. L. Fato associativo e economia solidária. In: BAHIA: Análise e Dados. Salvador: Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, v. 12, n. 1, p , jun
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Responsabilidade Social Corporativa Como Gerador de Competitividade e o Desenvolvimento Sustentável
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