A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mercado de Crédito Visa a suprir as necessidades de caixa de curto e médio prazos das pessoas físicas e empresas. No mercado de crédito, as instituições.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mercado de Crédito Visa a suprir as necessidades de caixa de curto e médio prazos das pessoas físicas e empresas. No mercado de crédito, as instituições."— Transcrição da apresentação:

1 Mercado de Crédito Visa a suprir as necessidades de caixa de curto e médio prazos das pessoas físicas e empresas. No mercado de crédito, as instituições financeiras podem atuar na intermediação de forma direta ou indireta. Quando atua de forma direta, a instituição recebe recursos de poupadores (agentes superavitários), assumindo a obrigação de devolver o principal acrescido de juros.

2 Mercado de crédito A instituição financeira fica devedora dos recursos captados e, no jargão bancário, diz‑se que essa é uma “posição passiva”. De posse desses recursos, a instituição realiza empréstimos e financiamentos a tomadores de crédito (agentes deficitários), o que, no jargão bancário, é chamado de “posição ativa”. Os juros cobrados pelo banco na “posição ativa” são mais altos do que os pagos na “posição passiva”, cuja diferença de taxas é denominada spread bancário. Na intermediação financeira indireta, que é mais comum nas operações de longo prazo, as instituições atuam apenas como intermediadores da operação financeira, cobrando uma comissão pelo serviço.

3 Mercado de Crédito Na intermediação financeira indireta, o empréstimo é feito diretamente pelos agentes superavitários aos agentes deficitários.

4 Pessoas Físicas - Instrumentos de crédito utilizados:
Cheque especial - contrato entre o banco e o correntista para que este tenha, em caso de necessidade, um crédito automaticamente disponível em sua conta corrente. Crédito pessoal - empréstimo em dinheiro, às vezes sem comprovação de renda, em geral, mas não necessariamente, garantido por em cheque pré-datado. Cartões de crédito - têm um limite de crédito pré-aprovado, de forma a que os usuários possam fazer compras até o referido limite. Crédito consignado - modalidade de empréstimo com desconto das prestações diretamente na folha de pagamento. Crédito direto ao consumidor (CDC) - modalidade de financiamento para aquisição de bens ou serviços, sendo a quitação normalmente em prestações mensais, iguais e sucessivas.

5 Pessoas jurídicas - Instrumentos de crédito utilizados:
Desconto de títulos - modalidade de financiamento, em que a instituição financeira antecipa para a empresa os valores a receber de vendas a prazo, mediante garantia de um título representativo de crédito futuro. Contas garantidas - empréstimos rotativos que os bancos concedem à empresas clientes para suprir eventuais necessidades de fluxo de caixa, sendo realizados com abertura de uma conta empréstimo. Créditos rotativos - operações semelhantes às contas garantidas, mas exigem a entrega de duplicatas como garantia. Hotmoney – operações de curtíssimo prazo para suprir necessidades imediatas de caixa das empresas.

6 Pessoas Jurídicas Capital de giro - operação de crédito cujo objetivo é atender as necessidades de capital de giro das empresas. Vendor - operação de crédito cujo objetivo é financiar as vendas a prazo. É uma operação na qual quem contrata o crédito é o vendedor do bem, mas quem paga é o comprador, sendo o vendedor o avalista do financiamento. Compror - utilizada por pequenas empresas para vender a grandes lojas de varejo, sendo o próprio comprador o avalista do financiamento, que realiza o pagamento do financiamento de forma parcelada e o vendedor recebe o valor à vista.

7 Pessoas Jurídicas Adiantamentos sobre contratos de câmbio (ACC) - operações de financiamento voltadas para empresas exportadoras, onde a empresa recebe antecipadamente (até 180 dias antes do embarque da mercadoria) o valor em moeda nacional, equivalente ao valor em moeda estrangeira, da exportação efetuada. Adiantamentos sobre contratos de exportação (ACE) - semelhantes aos ACC, diferenciando-se destes por serem utilizadas quando a mercadoria já está pronta e embarcada. Export Note - operação em que o exportador cede seus direitos em moeda estrangeira referentes à exportação realizada, recebendo em troca o valor correspondente em moeda nacional.

8 Pessoas Jurídicas Além desses instrumentos, o mercado de crédito conta ainda com outros instrumentos e outras instituições criadas pelo governo com intuito de atender às políticas de desenvolvimento e fomentar áreas específicas da economia, como o Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco da Amazônia (Basa) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB). As instituições bancárias no Brasil, em geral, não fornecem financiamentos de longo prazo a seus clientes. O crédito de bancos de desenvolvimento é assim uma importante alternativa para suprir a lacuna do longo prazo. O BNDES financia grandes empreendimentos industriais e de infraestrutura, com linhas de longo prazo e custos competitivos.

9 Pessoas Jurídicas O BNDES possui duas subsidiárias:
Finame ( Agência Especial de Financiamento Industrial) - responsável por financiar a comercialização de máquinas e equipamentos; e BNDESPar - responsável por administrar as participações do BNDES em diversas empresas. Basa – recebe fundos governamentais para aplicá-los em programas específicos para a região Norte. BNE – recebe fundos governamentais para aplicá-los em programas específicos para a região Nordeste. Outro mercado de crédito de longo prazo é o de financiamento imobiliário, cujas formas de financiamento são decorrentes de Programas governamentais, Sistema Financeiro Imobiliário ou financiamento direto com construtoras.


Carregar ppt "Mercado de Crédito Visa a suprir as necessidades de caixa de curto e médio prazos das pessoas físicas e empresas. No mercado de crédito, as instituições."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google