A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fontes de Financiamento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fontes de Financiamento"— Transcrição da apresentação:

1 Fontes de Financiamento

2 Linhas de financiamento no Brasil
Altos encargos financeiros; Baixa oferta interna de crédito de longo prazo; Restrições a ofertas de novas ações no mercado, determinada principalmente pelo estágio pouco desenvolvido do mercado de capitais no Brasil.

3 Os bancos privados têm dificuldades em oferecer créditos de longo prazo, explicadas principalmente pela baixa oferta de poupança interna de maturidade similar. O crédito de longo prazo costuma ter um custo elevado. As operações de prazo mais longo são oferecidas no Brasil por instituições financeiras oficiais, como o sistema BNDES.

4 O “Sistema BNDES” é formado pelo banco e suas duas subsidiárias:
FINAME: Agência Especial de Financiamento Industrial: criada com o objetivo de financiar o comércio de máquinas e equipamentos; BNDESPAR – BNDES Participações: promove a subscrição de valores mobiliários no mercado de capitais brasileiro.

5 Fontes de financiamento de Longo Prazo:
Subscrição de novas ações: Nesse caso, a empresa de capital aberto emite novas ações no mercado primário buscando mais recursos para realizar seus investimentos;

6 Fontes de financiamento de Longo Prazo:
Empréstimos e financiamentos diretos: As empresas que precisam de recursos os captam por uma instituição financeira componente do mercado de capitais.

7 Fontes de financiamento de Longo Prazo:
Subscrição de debêntures: As debêntures (conversíveis ou não conversíveis) são títulos privados de crédito, emitidos exclusivamente por companhias de capital aberto e colocadas no mercado à disposição de investidores interessados.

8 Fontes de financiamento de Curto Prazo:
Mercado aberto: essas operações são fundamentadas pela compra e venda de títulos da dívida pública no mercado, processadas pelo Banco Central na qualidade de agente monetário do governo.

9 Fontes de financiamento de Curto Prazo:
O factoring destina-se basicamente a negociar créditos (valores a receber) de curto prazo das empresas transformando-os em recursos de disponibilidade imediata.

10 Fontes de financiamento de Curto Prazo:
Crédito rotativo: refere-se a uma conta tipo empréstimo (ou conta corrente garantida) aberta pelos bancos comerciais visando ao financiamento de curto prazo das empresas. A garantia dos bancos são duplicatas a receber da empresa.

11 Fontes de financiamento de Curto Prazo:
Vendor: é uma modalidade de financiamento de vendas, que permite que empresas vendedoras de bens e serviços levantem, junto a uma instituição financeira, crédito para seus clientes. O risco recai sobre a empresa vendedora.

12 Fontes de financiamento de Curto Prazo:
Compror: equivale a um limite de crédito concedido a uma empresa compradora, visando financiar compras de bens de transformação, mercadorias e serviços.

13 Condição para o endividamento:
 = custo dos capitais de empréstimo ou custo de oportunidade do acionista.  = retorno do investimento; Portanto,  < 


Carregar ppt "Fontes de Financiamento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google