A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mercados e Instrumentos Financeiros I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mercados e Instrumentos Financeiros I"— Transcrição da apresentação:

1 Mercados e Instrumentos Financeiros I
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - FEA-RP Graduação em Ciências Contábeis Mercados e Instrumentos Financeiros I Prof. Dr. Marcelo Augusto Ambrozini

2 Módulo 2 Produtos e serviços financeiros

3 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Depósitos à vista – conta corrente Atividade típica de bancos comerciais e representa dinheiro (funding) gratuito para o Banco (não há remuneração). Os Bancos podem cobrar tarifas e exigir a manutenção de um saldo mínimo na conta corrente. 45% depósito compulsório no BC; 27% crédito rural; 2% microcrédito; 26% livre movimentação do banco. Destinação 3 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

4 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Contas Especiais de Depósito Têm como objetivo permitir o acesso de pessoas de baixo poder aquisitivo ao sistema financeiro. As contas são individuais, movimentáveis apenas por cartão ou eventualmente cheque avulso. O Banco não pode cobrar tarifas de abertura, de manutenção e de movimentação de contas. O correntista só poderá fazer 4 saques, 4 depósitos, tirar 4 extratos por mês e não ter saldo acima de R$ 1 mil. 4 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

5 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Caderneta de Poupança Aplicação tradicional onde mesmo pequenas somas têm rentabilidade, liquidez imediata e isenção de IOF e IR. É remunerada mensalmente com juros de 0,5% + TR na data do aniversário da poupança. A Taxa Referencial (TR) representa a média dos juros dos CDB´s dos maiores bancos brasileiros, conforme praticados no mercado financeiro, descontado por um redutor definido pelo Banco Central. Contas abertas nos dias 29, 30 e 31 começam a contar a partir do dia 1º do mês seguinte. Resgates antes do aniversário não são remunerados naquele mês 5 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

6 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Caderneta de Poupança Pode ser feito por pessoa física ou pessoa jurídica (empresas). Fundo garantidor de Crédito (FGC) cobre até R$ 250 mil por CPF por conglomerado financeiro. Os bancos podem cobrar tarifas para manutenção da caderneta de poupança (extratos, cartões, etc.). 65% financiamento imobiliário; 20% encaixe obrigatório do BC. Destinação 6 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

7 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Cartões de crédito Utilizados para aquisição de bens ou serviços nos estabelecimentos credenciados (que pagam comissão à administradora do cartão). Os clientes têm maior prazo de pagamento e possibilidade de pagar parte da fatura (os BANCOS concedem financiamento para a quitação do débito restante junto à empresa administradora). Existem cartões para pessoa física (retailer cards) e pessoa jurídica (corporate, purchaising, distribution entre outros). Os juros do crédito rotativo são os mais altos dentre as operações financeiras. 7 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

8 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Crédito Direto ao Consumidor É um financiamento concedido por uma instituição financeira para que o cliente compre um bem de uso. Podem ter taxas prefixas ou pós-fixadas. Os prazos vão de, geralmente, 6 a 72 meses. O próprio bem é oferecido como garantia da operação (alienação). Tinham como principal funding as letras de câmbio, mas atualmente são os CDBs e os CDIs. 8 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

9 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Planos de Previdência Complementar Representam uma alternativa de aposentadoria complementar à previdência social, classificada como seguro de renda. O objetivo é manter a qualidade de vida após a aposentadoria. Uma instituição de previdência privada pode constituir-se como uma Sociedade Fechada ou Aberta. Formado nas empresas, fundos de pensão (ex: Previ). Oferecida a todas as pessoas. Caráter mais individual (ex: Brasilprev) 9 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

10 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Planos de Previdência Complementar Tipos de planos: Plano benefício definido: o valor do benefício final é estabelecido previamente na proposta de inscrição e poderá ser resgatado de uma única vez ou sob a forma de uma renda mensal. Plano contribuição definido: a contribuição é definida na contratação, mas o valor do benefício é permanentemente ajustado. Contribuição variável: tanto o benefício quanto a contribuição podem variar ao longo do período de acumulação. 10 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

11 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Plano Gerador de Benefícios Livres (PGBL) Funciona como um fundo de investimento comum. Os recursos são aplicados em títulos públicos, títulos de renda fixa, ou renda variável (não pode ultrapassar 49% do patrimônio do fundo). Não há garantia mínima de rendimentos para os investidores. As contribuições periódicas podem ser deduzidas do IRPF até um limite de 12% da renda bruta do investidor. Sobre os valores resgatados no PGBL incide imposto de renda pela alíquota progressiva para Pessoas Físicas. 11 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

12 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Vida Gerador de Benefícios Livres (VGBL) Possui praticamente as mesmas características do PGBL. As contribuições periódicas NÃO podem ser deduzidas do IRPF. No VGBL o IR incide somente sobre os rendimentos acumulados e não sobre o total resgatado, como no PGBL. 12 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

13 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Tributação previdência complementar Fonte: 13 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

14 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Tributação previdência complementar Fonte: 14 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

15 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Títulos de Capitalização Investimento que funciona como uma poupança ou economia programada com característica de um jogo onde o apostador pode recuperar parte do valor gasto na aposta. Prevê uma taxa de carregamento sobre o valor investido e pode instituir penalidade no caso de resgate antecipado. Prêmio: é o valor pago pelo adquirente para quitar o título. Quota de capitalização: percentual de cada pagamento que será destinado à constituição do capital a ser resgatado. Quota de sorteio: destinada a custear os sorteios previstos no plano. Quota de carregamento: utilizada para cobrir as despesas gerais para colocação e administração do plano. Capital nominal: valor resgatado ao final do plano. Sorteios: podem ser semanais ou mensais. Carência: prazo definido para o resgate do título. Prazo de resgate: não pode ser inferior a um ano. Características 15 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

16 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Consórcio O consórcio é a reunião de pessoas, físicas ou jurídicas, em grupo fechado, com a finalidade de acumular poupança para adquirir bens ou serviços. A gestora do consórcio administra os recursos e realiza sorteios mensais para contemplação do prêmio aos participantes. Há possibilidade de oferecimento de lance. O interessado pode entrar em um grupo em formação ou em um grupo já formado, comprando cota de consorciado desistente ou excluído. 16 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

17 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Consórcio Podem ser objeto de consórcio: Classe I: veículos automotores, aeronave, embarcação, máquinas e equipamentos; Classe II: produtos eletroeletrônicos e demais bens móveis duráveis; Classe III: imóveis (residenciais, comerciais, rurais), terrenos e reforma de imóveis; Classe IV: serviço de qualquer natureza. 17 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

18 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Consórcio Composição da prestação mensal de um consórcio: Fundo comum: percentual sobre o preço do bem ou serviço destinado à aquisição dele; Taxa de administração: remuneração da administradora pelos serviços prestados; Fundo de reserva: destinado a garantir o funcionamento do grupo e a distribuição dos créditos (facultativo); Seguro prestamista: referente a algum seguro previsto na assembléia, tal como seguro de vida ou de inadimplemento (facultativo). 18 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

19 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Crédito Imobiliário Tem como objetivo conceder financiamentos para a aquisição de imóveis novos ou usados. O limite de financiamento (carta de crédito) é estabelecido de acordo com o rendimento do solicitante. As instituições financeiras concedem a quase totalidade dos recursos para a compra do imóvel. Os prazos chegam até 30 anos e há taxas de juros a partir de 6% aa. Possibilidade de utilização de recursos do FGTS. 19 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

20 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Arrecadação de tributos O objetivo desse serviço é promover a arrecadação de tributos e tarifas públicas dos contribuintes e repassar para as instituições públicas. Possível mediante um convênio que estabelece os parâmetros da arrecadação e prazos de repasse. Benefícios para o Banco: Float da aplicação do valor das tarifas arrecadadas; Possibilidade de conquista de novos clientes. 20 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

21 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Cobrança de Títulos A cobrança é o carro-chefe do relacionamento banco-cliente, devido ao contato diário. Graças ao sistema de compensação, os títulos podem ser pagos em qualquer agência até o vencimento. O banco ganha com o aumento dos depósitos à vista, a receita de tarifas e a inexistência de risco de crédito. 21 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

22 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Cobrança de Títulos 1 2 Cedente Sacado 3 4 Banco 6 5 22 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

23 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Cobrança de Títulos 1 – Cedente entrega mercadoria com NF de venda a prazo; 2 – Sacado aceita a emissão de duplicata junto ao banco como comprovação da sua dívida; 3 – Cedente informa ao banco o valor da duplicata e a data de pagamento (borderô); 4 – Banco registra o título e emite documentos de cobrança e os envia ao sacado para pagamento na data do vencimento(ficha de compensação); 5 – Sacado paga o título no vencimento 6 - O banco credita na conta corrente do cedente. 23 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

24 Hot Money Encargos incidentes na operação
É um empréstimo de curtíssimo prazo de 1 a 10 dias. É garantido por uma Nota Promissória previamente assinada. Comum para clientes tradicionais e a transferência dos recursos se dá por um simples ou telefonema. Taxa de juros: CDI + spread do banco; PIS (1,65%), COFINS (4%) s/ o faturamento; IOF (0,0082% ao dia até 3% ao ano). Encargos incidentes na operação 24 Módulo 3 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

25 Desconto de Duplicatas e Notas Promissórias
É a antecipação que o Banco faz para a empresa quando esta fizer uma venda a prazo e necessitar dos recursos. O banco não assume a responsabilidade do não pagamento do título. Em caso de inadimplência, a empresa que descontou os títulos assume o ônus. Taxa de juros pré-fixadas; Imposto s/Operações Financeiras (IOF); Taxa de Abertura de Crédito (TAC); Tarifa de cobrança da duplicata. Encargos incidentes na operação 25 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

26 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Empréstimos para Capital de Giro Operação de curto prazo que tem como objetivo conceder crédito para o “giro” dos negócios. Tem como garantia duplicatas a receber em torno de 120% a 200% do crédito concedido. O prazo varia, geralmente, de 60 a 180 dias. As taxas de juros são prefixadas e variam de acordo com o risco do cliente e da garantia. 26 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

27 Vendor finance Quem contrata o crédito é o vendedor,
Quem contrata é o vendedor. É uma operação de financiamento que permite uma empresa vender seu produto a prazo para o seu cliente e receber à vista. O banco paga o vendedor à vista e financia o comprador, mediante uma taxa de intermediação. Quem contrata o crédito é o vendedor, mas quem paga o crédito é o comprador. Caso a empresa compradora não pague o financiamento, o Banco cobrará da empresa vendedora (que contratou o financiamento). Vantagem para empresa vendedora: a empresa vende seu produto a prazo e recebe à vista. Vantagem para empresa compradora: tem sua compra financiada por uma taxa mais baixa. 27 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

28 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Vendor finance Sem o Vendor Preço à Vista: $ Preço a prazo: $ Empresa vendedora Empresa compradora 28 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

29 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Vendor finance Com o Vendor Preço à Vista: $ Empresa vendedora Empresa compradora $ $ Banco 29 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

30 Compror finance Quem contrata é o comprador.
É uma operação que permite uma empresa comprar a prazo e o seu fornecedor receber à vista. Ocorre quando pequenas indústrias vendem para grandes lojas comerciais. Esta modalidade de financiamento, permite a empresa compradora dilatar o prazo de pagamento sem envolver o fornecedor (vendedor). 30 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

31 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Crédito Rural O Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR) foi instituído com base nas disposições transitórias (artigos 54 e 55) da Lei Bancária, que constituiu o Banco Central do Brasil (Lei n° 4.595/64) Posteriormente, a Lei 4.829/65 institucionalizou o Crédito Rural no Brasil, como um importante instrumento de incentivo à produção, investimento e comercialização agropecuária. Com o SNCR, os bancos públicos e privados passaram a ser obrigados a direcionar créditos ao setor agropecuário, ajudando a diversificar as fontes de recursos dos financiamentos rurais. 31 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

32 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Crédito Rural A principal fonte de financiamento do Crédito Rural são os recursos obrigatórios dos bancos comerciais, atualmente em 27% dos depósitos à vista. Repasses para o Crédito Rural (% dos depósitos à vista): Em outubro de 2008 – 30% 2012/2103 – 28% (Resolução do CMN de 26/03/2009) 2013/2014 – 27% 2014/2015 – 26% 2015/2016 – 25% (Alíquota original – Resolução do MN de 28/06/1996) 32 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

33 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Crédito Rural O crédito rural pode destinar-se a: Custeio (produção) – prazo de financiamento de 12 a 24 meses; Investimento (ativo fixo) – prazo de até 6 anos; Comercialização (beneficiamento e industrialização) – até 180 dias. Todas as operações de Crédito Rural exigem garantias (própria ou de terceiros), com ou sem garantia real, constituídas na forma de uma cédula. O Banco Central fixa a taxa máxima a ser cobrada. 33 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

34 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Financiamento à Exportação – ACC O Adiantamento de Contrato de Câmbio permite que o exportador receba antecipadamente o dinheiro de uma exportação. O objetivo do ACC é proporcionar recursos antecipados ao exportador para que ela possa produzir a mercadoria. Os custos são bem menores que as taxas de mercado. Há forte regulamentação do Bacen. Prazo máximo: 360 dias. 34 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

35 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Financiamento à Exportação – ACE O Adiantamento de Cambiais Entregues ocorre quando a mercadoria já foi entregue e o Banco antecipa o recebimento dos créditos ao exportador. Seu prazo pode se estender em até 180 dias da data do embarque das mercadorias ao exterior. Além da incidência de juros, as operações de financiamento à exportação estão sujeitas à variação cambial. 35 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

36 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Financiamento à Importação O FINIMP tem como objetivo financiar a aquisição de bens e serviços do Exterior. Os prazos do FINIMP são geralmente inferiores a 360 dias. Operação sujeita a juros (geralmente entre 7 e 12% a.a.) e correção monetária pela variação cambial. 36 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

37 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Leasing – arrendamento mercantil Leasing operacional Pode ser entendido como uma operação de aluguel entre o arrendador e o arrendatário (essência do leasing) As despesas de manutenção, assistência técnica geralmente são de responsabilidade da arrendadora. O arrendatário pode rescindir o contrato a qualquer tempo. Não pode haver previsão de pagamento de Valor Residual Garantido (VRG). O prazo vai de 90 dias a, no máximo, 75% da vida útil do bem. 37 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

38 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Leasing – arrendamento mercantil Leasing financeiro É uma operação parecida com um financiamento sob a forma de locação particular de médio e longo prazo para bens móveis ou imóveis. Há o estabelecimento de VRG que pode ser diluído nas prestações ou pago no vencimento do contrato. Se pago o VRG, a arrendatária fica com o bem. As despesas de manutenção, assistência técnica são de responsabilidade da arrendatária. 38 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

39 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Leasing Financeiro Leasing financeiro O contrato de leasing tem prazo mínimo definido pelo BC e não permite sua quitação antecipada (não desconta os juros) mas pode ser transferido a terceiros (desde que acordado). Prazos mínimos: Bens com vida útil de 5 anos – prazo mínimo de 24 meses (veículos, computadores, aparelhos de telefonia...) Bens com vida útil superior a 5 anos – prazo de 36 meses (máquinas, equipamentos, imóveis...) 39 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

40 Módulo 2– Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Leasing – arrendamento mercantil 1 Arrendatário Fornecedor 5 6 2 Arrendador (leasing) 4 3 7 Segurador Mercado 4 Contratação seguro 1 Negociação equipamento 5 Entrega do equipamento 2 Arrendador paga o fornecedor 6 Pagamento da contraprestação 3 O arrendador toma recursos 7 Reembolso dos recursos captados 40 Módulo 2– Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

41 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Factoring (ou fomento mercantil) O factoring é uma operação na qual os comerciantes (pequenos e médios) vendem suas duplicatas (direito de crédito) mediante um desconto sobre o valor de face do título. Ao contrário de uma operação bancária de desconto de duplicatas, no factoring não existe a possibilidade de regresso do título em caso de inadimplência do devedor (cliente da empresa que vendeu a duplicata). A casa de factoring pode também prestar serviços de consultoria de crédito e gestão de capital de giro em geral, entre outros. 41 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

42 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Mercado de Seguros Surgiu da necessidade que as pessoas têm de se associar para suportar coletivamente as perdas individuais. Após a perda (risco, alea) de um bem (sinistro) o segurado paga uma quantia (prêmio) do bem segurado para receber a indenização. A apólice do seguro (contrato bilateral) deve especificar o bem segurado, a importância segurada, o período de vigência, os riscos cobertos, etc. A fiscalização das seguradoras é de responsabilidade da SUSEP – Superintendência dos Seguros Privados. 42 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

43 Mercado de Seguros Sistema Nacional de Seguros Privados
MINISTÉRIO DA FAZENDA Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) Seguradoras Resseguradoras Corretores 43 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

44 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Mercado de Seguros Variedades de Seguros Automóveis. Residencial. Vida Tradicional. Acidentes Pessoais, etc. Seguros de risco/danos Seguros de pessoas Seguro de vida Consultas médicas. Internações hospitalares. Cirurgias. Seguro-saúde Previdência Complementar. Título de Capitalização. Seguros de acumulação 44 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini

45 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros. Marcelo Augusto Ambrozini
Bibliografia ANDREZO, Andrea Fernandes. LIMA, Iran Siqueira. Mercado financeiro: aspectos históricos e conceituais. 2ª ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. ASSAF NETO, Alexandre. Mercado financeiro. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2011. BRITO, Osias Santana de . Mercado financeiro. São Paulo: Saraiva, 2005. FORTUNA. Mercado financeiro: produtos e serviços. 16ª ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005. MISHKIN, Frederic S. Moedas, bancos e mercados financeiros. 5ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000. 45 Módulo 2 – Produtos e Serviços Financeiros Marcelo Augusto Ambrozini


Carregar ppt "Mercados e Instrumentos Financeiros I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google