A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Origem do conceito  Até meados do séc. XX FAZIA-SE DE TUDO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Origem do conceito  Até meados do séc. XX FAZIA-SE DE TUDO"— Transcrição da apresentação:

1 A Origem do conceito  Até meados do séc. XX FAZIA-SE DE TUDO PRODUTORES VERSÁTEIS  Desenvolvimento dos centros urbanos Informação – tecnologia  Surgem as empresas “antes e depois da porteira”

2

3

4

5

6

7

8 VISÃO SISTÊMICA DO AGRONEGÓCIO
Importante para apoiar o processo da tomadas de decisão pelas: - autoridades publicas; - agentes econômicos privados. Objetivando Maior assertividade na formulação de políticas e estratégias com maior previsibilidade e eficiência.

9

10 Segmentos Devem ser tratados como um sistema Antes da Porteira
Dentro da Porteira Após a Porteira

11 Segmentos O que esta Antes da Porteira?

12 Antes da Porteira Ou Montante da produção Agropecuária Composto por:
Fornecedores de Insumos ou Serviços; Máquinas; Equipamentos; Implementos; Defensivos; Fertilizantes; Corretivos; Sementes; Tecnologia; Financiamento.

13 Segmentos E Dentro da Porteira?

14 Dentro da Porteira Ou Produção Agropecuária: Conjunto de atividades dentro das unidades produtivas agropecuárias (fazendas), Composto por: Manejo de solos; Tratos culturais; Irrigação; Colheita; Criações entre outras.

15 Segmentos Após a Porteira, o que temos?

16 Após a Porteira Ou “Jusante da Produção Agropecuária”, referindo-se às atividades de: Armazenamento; Beneficiamento; Industrialização; Embalagens; Distribuição; Consumo dos Produtos Agropecuários; Logística Reversa.

17

18 Juntando tudo O agronegócio envolve as seguintes funções:
Suprimentos à produção agropecuária; Produção Agropecuária propriamente dita; Beneficiamento, processamento e transformação; Acondicionamento e armazenagem; Distribuição; Consumo; Serviços complementares (publicidade, bolsa de mercadorias, políticas públicas, etc.)

19

20

21 Os primeiros trabalhos nesta concepção foram desenvolvidos por John Davis e Ray Goldberg, da Universidade de Harvard, e publicados em 1957 sendo aprofundados em estudos de casos (produtos agrícolas) específicos, apresentou a necessidade de entender o Agronegócio em uma visão de Sistemas Agroindustriais, introduzindo o conceito de agronegócio sob a denominação de Commodity System Approach (CSA) para analisar sistemas de produção específicos presentes nos Estados Unidos (laranja, trigo e soja). Ficando evidente que a análise centra-se numa dada matéria-prima ou commodity que pode ser a base para vários produtos diferentes, ou seja, preocupa-se com as transformações sequenciais pelas quais passa esta matéria-prima até chegar ao produto final, estabelecendo-se aqui uma visão sistêmica.

22

23 Conceito de Commodity System Approach (CSA)
“todos os participantes envolvidos na produção, processamento e marketing de um produto específico. Inclui o Suprimento das fazendas, as fazendas, operações de estocagens, processamento, atacado e varejo envolvidos em um fluxo desde a produção de insumos até o consumidor final. Inclui as instituições que afetam e coordenam os estágios sucessivos do fluxo do produto, tais como governo, associações e mercados futuros”. Ray Goldberg, 1968

24 A concepção de sistemas agroindustriais foi evoluindo
A concepção de sistemas agroindustriais foi evoluindo. Em 1991 propôs um fluxograma (figura a seguir), objetivando melhor visualizar o assunto.

25 A concepção de sistemas agroindustriais foi evoluindo
A concepção de sistemas agroindustriais foi evoluindo. Em 1991, Shelman propôs um fluxograma (figura a seguir), objetivando melhor visualizar o assunto.

26 Divisão utilizada pela ABIA – Associação Brasileira da Industria da Alimentação.
Mais recentemente, em 1993, ABIA concebe diferenças entre o Sistema Agroalimentar e Sistema Agroindustrial Não Alimentar conforme abaixo: Sistema Agroalimentar – Como sendo o conjunto de atividades que concorrem à formação e à distribuição dos produtos alimentares e, em consequência, o cumprimento da função de alimentação; Sistema Agroindustrial Não Alimentar – Como sendo o conjunto das atividades que concorrem à obtenção de produtos oriundos da agropecuária, florestas e pesca, não destinadas à alimentação mas aos sistemas energéticos, madeireiro, couro e calçados, papel, papelão e têxtil.

27

28

29 Vantagens da Visão Sistêmica
Melhor compreensão do funcionamento da atividade agropecuária; Auxilia na aplicação imediata para a formulação de estratégias corporativas; Facilita a precisão com que as tendências são antecipadas;

30

31

32


Carregar ppt "A Origem do conceito  Até meados do séc. XX FAZIA-SE DE TUDO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google