A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MAPEAMENTO DE PROCESSOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MAPEAMENTO DE PROCESSOS"— Transcrição da apresentação:

1 MAPEAMENTO DE PROCESSOS
Prof. Dr. Carlos Henrique Pereira Mello 22/02/2017

2 Um processo é... Definição de processo
um fluxo de atividades cujo resultado é a entrega de produtos ou serviços. A melhoria no modo de realizar o trabalho é alcançada através da compreensão e gerenciamento dos processos.

3 Definição de processo

4 Definição de processo Processos individuais raramente ocorrem de forma isolada. As saídas de um processo geralmente formam parte das entradas do processo subseqüente Saídas Processo A Entradas Processo B Processo A Saídas Processo B Entradas Processo C Processo B Saídas Processo C Processo C Entradas Processo A

5 O que você gostaria que fosse...
Definição de processo Todo processo tem, no mínimo, 3 versões... O que você acha que é... O que realmente é... O que você gostaria que fosse...

6 Método para controle dos processos Ciclo PDCA ACTION Agir PLAN
Execução do plano Colocar plano em prática Verificar atingimento de meta Acompanhar indicadores Localizar problemas Estabelecer planos de ação Ação corretiva no insucesso Padronizar e treinar no sucesso ACTION Agir PLAN Planejar DO Fazer CHECK Checar

7 MAPEAMENTO DE PROCESSOS
O mapeamento de processo é uma ferramenta utilizada para definir, avaliar, melhorar e controlar processos complexos. Atividade de elaboração de fluxogramas detalhados dos processos de trabalho, indicando suas atividades de ação, inspeção, decisão e armazenamento, em seqüência.

8 MAPEAMENTO DE PROCESSOS
O mapeamento é indicado toda vez que se procura entender, documentar ou medir um processo. Objetivos do mapa Eliminar trabalho desnecessário Combinar operações e elementos Modificar a sequência das operações Simplificar as operações essenciais

9 MAPEAMENTO DE PROCESSOS
Símbolos padrão Atividade Decisão Documento Conexão Direção do fluxo Deve ser construído por aqueles que conhecem como o processo funciona no dia-a-dia

10 MAPEAMENTO DE PROCESSOS
Mapeando o processo primário O processo primário é formado pelas atividades básicas que irão produzir o resultado (saída), ou seja, é a espinha dorsal do processo de trabalho completo. Cada atividade é indicada por um retângulo: Dentro do retângulo indica-se a ação necessária para a execução da atividade: VERBO + SUBSTANTIVO CORTAR PEÇA EMITIR NOTA FISCAL

11 MAPEAMENTO DE PROCESSOS
Indicando a direção da sequência As atividades (retângulos) são dispostos na seqüência em que o processo acontece. A indicação da direção da seqüência do processo é feita através de setas: PREPARAR PEÇA CORTAR PEÇA EMBALAR PEÇA

12 MAPEAMENTO DE PROCESSOS
Processos Paralelos Em alguns casos, as atividades dos processos primários acontecem simultaneamente ou são compartilhadas por duas ou mais pessoas. São os chamados processos paralelos. LIMPAR MESA EMPILHAR PRATOS LIMPAR O CHÃO LAVAR PRATOS ENSACAR O LIXO

13 Fornecedor Qualificado?
MAPEAMENTO DE PROCESSOS Decisões ou caminhos alternativos Um caminho alternativo é uma parte do fluxograma compreendido por uma ou mais atividades opcionais ao longo do processo primário. As alternativas ou decisões são indicadas por um losango: O losango, sem exceção, exprime uma questão (pergunta) e requer uma resposta. Fornecedor Qualificado?

14 FORNECEDOR QUALIFICADO? QUALIFICAR FORNECEDOR
MAPEAMENTO DE PROCESSOS Decisões ou caminhos alternativos Na maioria dos casos, a resposta será do tipo SIM ou NÃO: FORNECEDOR QUALIFICADO? NÃO QUALIFICAR FORNECEDOR SIM RECEBER COTAÇÃO

15 MAPEAMENTO DE PROCESSOS
Pontos de inspeção Os pontos de inspeção servem para encontrar falhas antes que elas cheguem ao cliente (interno ou externo). Os pontos de inspeção também são indicados por losangos. Um ponto de inspeção é uma decisão do tipo passa/não passa, baseado em padrões objetivos, para testar uma saída dentro do processo. Um ponto de inspeção pode levar a um loop de retrabalho. Este loop deve retornar ao losango do ponto de inspeção.

16 MAPEAMENTO DE PROCESSOS
Pontos de inspeção ROUPA SELECIONADA? PENTEAR O CABELO NÃO SELECIONAR ROUPA SIM Ponto de inspeção VESTIR ROUPA VISUAL OK? NÃO SIM

17 MAPEAMENTO DE PROCESSOS
Conectando partes de um fluxograma Muitas vezes um mapa de processo (fluxograma), por apresentar diversas atividades, não consegue ser descrito desde o seu início até o seu final (por exemplo, por limitações do tamanho do papel). Utiliza-se o símbolo abaixo para conectar uma parte do mapa a outro: 1 Para não confundir os pontos de ligação, os mesmos são indicados por números ou letras.

18 Gestão da Qualidade – Abordagem por processos
MAPEAMENTO DE PROCESSOS Início, fim e documentos/registros O início e o fim do fluxograma são indicados pelo símbolo abaixo. Ele serve para tornar mais visível o ponto onde o fluxograma começa e o(s) ponto(s) onde ele termina. INÍCIO FIM Os documentos ou registros gerados por um processo são indicados pelo símbolo abaixo, sendo que a direção da seta sai dele para o fluxograma. Nome do documento Gestão da Qualidade – Abordagem por processos

19 MAPEAMENTO DE PROCESSOS

20 MAPEAMENTO DE PROCESSOS
Benefícios do mapa Fornecer exibição visual do processo atual Facilitar o projeto de um novo processo Ajudar a explicar um processo a alguém Indicar áreas problemáticas, ciclos desnecessários e pontos onde o processo pode ser simplificado Documentar e padronizar o processo

21 MAPEAMENTO DE PROCESSOS
Prof. Dr. Carlos Henrique Pereira Mello 22/02/2017


Carregar ppt "MAPEAMENTO DE PROCESSOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google