A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Série Mordomia Cristã Estudos mensais enviados a todos os pastores e lideranças da IELB, elaborados pelos pastores.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Série Mordomia Cristã Estudos mensais enviados a todos os pastores e lideranças da IELB, elaborados pelos pastores."— Transcrição da apresentação:

1 Série Mordomia Cristã Estudos mensais enviados a todos os pastores e lideranças da IELB, elaborados pelos pastores Martinho Sonntag (VPEC) e Geraldo W. Schüler (VPEM), visando assessorar os pastores e congregações para efetuarem estudos sobre a Mordomia Cristã.

2 Igreja Evangélica Luterana do Brasil
Série Mordomia Cristã Estudo 04 Tema: A MORDOMIA DO CORPO

3 Igreja Evangélica Luterana do Brasil
A MORDOMIA DO CORPO

4 Nós cristãos são pessoas muito privilegiadas!
Por que?

5 Fomos redimidos pela graça salvadora de Jesus Cristo
Fomos redimidos pela graça salvadora de Jesus Cristo. Jesus derramou seu santo e precioso sangue, conquistando para nós o perdão gratuito e a salvação eterna. Lutero escreveu a seguinte explicação no 2º Artigo do Credo Apostólico: “Pois me remiu a mim, homem perdido e condenado, me resgatou e me salvou de todos os pecados, da morte e do poder do diabo; não com ouro ou prata, mas com seu santo e precioso sangue e sua inocente paixão e morte, para que eu lhe pertença e viva submisso a ele, em seu reino, e o sirva em eterna justiça, inocência e bem-aventurança”. Fomos libertados das trevas da morte e dos terríveis sofrimentos do inferno pelo Salvador Jesus Cristo. Agora Deus nos diz: “Não sois de vós mesmos”. Temos aqui a base, o coração da mordomia cristã. Neste estudo: a Mordomia do Corpo.

6 O salmista Davi falou uma profunda verdade quando exclamou: “Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem” (Sl ).

7 Muito se fala das maravilhas do universo, das belezas do reino animal, mineral e vegetal. Ficamos extasiados quando contemplamos a vastidão sem limites do espaço sideral. Mais grandioso, porém, que tudo isto é o corpo humano, o mais complexo e o mais completo organismo sobre a terra.

8 Muito poderia ser dito sobre as maravilhas do corpo humano
Muito poderia ser dito sobre as maravilhas do corpo humano. Por exemplo, poderíamos dizer que o coração humano dá, por hora, batidas e bombeia 57 litros de sangue, que bate 40 milhões de vezes por ano, que possui km de veias pelas quais o sangue flui regularmente.

9 Poderíamos, também, chamar a atenção para as maravilhas do olho humano, ou do ouvido, ou das mãos e de muitas outras partes do corpo, cada qual um milagre em si.

10 Analisando o corpo humano de um ponto de vista puramente materialista, não encontramos nele coisa que cause grande impressão. Os cientistas nos afirmam que do ponto de vista químico seu valor não passa de alguns reais.

11 Mas Deus estabelece um valor totalmente diferente para o corpo humano: Criou-o à sua Imagem e semelhança (Gn ), deu-lhe uma alma imortal. Cristo declarou que o homem tem muito mais valor que toda a exuberância das riquezas e tesouros da terra juntos. (Mc 8.36,37; Sl 8.4-8; Sl 82.6; Mt 6.26; Mt 12.12).

12 Como coroa da criação divina, como aquela que deve desfrutar a comunhão eterna com Deus, como aquela que deve refletir a bondade, santidade, amor e glória de Deus, a vida do homem deve, na sua totalidade, ser vivida para o louvor do seu Criador e Redentor. Para esta finalidade seu corpo foi dado como um compromisso sagrado, e o homem deve exercer mordomia fiel sobre ele.

13 Isto é uma verdade inquestionável do cristão, que pertence a Deus, não apenas porque Deus o criou para o seu louvor, mas também porque Ele o salvou através de Cristo para que possa ser sua propriedade e viva para Ele em seu reino e o sirva (1 Co 6.19,20).

14 Mordomia cristã significa, antes de tudo, que lutemos para guardar nossos corpos puros, que não os sujemos pelo pecado. - Fomos lavados pelo sangue de Cristo 1 Jo 1.7; Cl 1.14; 1 Co 6.11; Hb 10.22; Ef ; Ap 1.5; Ap 7.14.

15 Isto aconteceu conosco no Batismo ( At 22. 16; Tt 3. 5-7)
Isto aconteceu conosco no Batismo ( At 22.16; Tt 3.5-7). Como resultado da graça divina e deste lavar, Deus quer que apresentemos nosso corpo a Ele como sacrifício vivo (Rm 12.1; Rm 6.3-6, 12-13).

16 Ameaças ao corpo humano
A mais flagrante violação da mordomia do corpo é quando as pessoas entregam seus corpos às impurezas carnais e sexuais. 1 Co ; Ef 5.3

17 Mas os pecados grosseiros da impureza não são de modo algum os únicos que destroem o corpo. Há também outros pecados, como os da intemperança (excessos, exageros), contra os quais as Escrituras advertem Entre estes estão a bebedeira, a glutonaria e a preguiça (Pv 23.21; Lc 21.34; 1 Co 6.10; Ef 5.18; Fp 3.19; Rm 13.13). “Vivamos decentemente, como pessoas que vivem na luz do dia. Nada de farras e bebedeiras, nem imoralidade ou indecência, nem brigas ou ciúmes” BLH.

18 Vícios: Cigarro, bebidas alcoólicas, outras drogas representam uma séria ameaça ao nosso corpo.
Fígado cirrótico

19 Vaidade: Regimes, dietas, intervenções cirúrgicas, etc
Vaidade: Regimes, dietas, intervenções cirúrgicas, etc., têm causado muitos males ao corpo das pessoas que se deixam levar pela vaidade Anorexia

20 Espírito de aventura: Esportes radicais, disputas
Espírito de aventura: Esportes radicais, disputas. Noites de sono perdido nas baladas: bailes, festas, etc.

21 Tais abusos retardam as funções normais do corpo tornando-o incapaz de realizar seu melhor trabalho (Pv 23.21). Visto que que nós cristãos também estamos expostos a tais abusos, a mordomia do corpo requer que nos disciplinemos a nós mesmos em relação a eles (Gl 5.24; 1 Co 9.27; Tt 2.11,12).

22 Na mesma relação devemos acrescentar que excesso de trabalho, falta de sono e uma dieta inadequada também militam contra a mordomia do corpo. “Um dos estranhos espetáculos para ser visto diariamente em todo lugar é homens acionando seus corpos para a perda a fim de acionarem seus negócios para o lucro.” (William Hodges)

23 A mordomia do corpo requer, ainda, que protejamos a nossa saúde e a saúde dos outros da melhor forma que pudermos.

24 Referências já tem sido feitas ao fato de que a mordomia do corpo requer moderação no trabalho, apropriado período de descanso e alimentação saudável. E a isso nós acrescentamos a necessidade de diversão, recreação e férias (Mt 6.31)

25 MODERAÇÃO e RESPONSABILIDADE são duas palavras que merecem destaque especial na mordomia cristã do corpo. E esta moderação e responsabilidade nós somente temos quando estamos em comunhão com Cristo, pela fé, pois Ele sacrificou seu corpo na cruz do Calvário para que nós possamos andar em novidade de vida.


Carregar ppt "Série Mordomia Cristã Estudos mensais enviados a todos os pastores e lideranças da IELB, elaborados pelos pastores."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google