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Mackely Ribeiro Borges

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Apresentação em tema: "Mackely Ribeiro Borges"— Transcrição da apresentação:

1 Mackely Ribeiro Borges
IV ENABET – Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia Maceió Candomblé e Umbanda: o compartilhamento de práticas e repertórios musicais pelas  entidades caboclas Mackely Ribeiro Borges Sonia Chada

2 O compartilhamento de práticas e repertórios musicais pelas entidades caboclas
Práticas e repertórios musicais relacionados às entidades caboclas; “A prática dos povos de origem banto¹ de cultuar os ancestrais e antigos donos da terra permitiu a integração dos Caboclos (entidades brasileiras) nos candomblés baianos, cultuados lado a lado com os Orixás (deuses africanos). A difusão dos candomblés baianos para o Rio de Janeiro adota, por conseguinte, as entidades caboclas, sendo conhecido, nesta cidade, com o nome genérico de Macumba e, mais tarde (por volta das décadas de 1920 e 30), de Umbanda. Esta última adapta as influências já presentes no culto aos Caboclos no Candomblé e, consequentemente, traços do repertório e da prática musical, embora apresentando características diferenciais que os distinguem, altamente dependentes do contexto” (p. 435) ¹  Grande conjunto de línguas do grupo nigero-congolês oriental faladas na África

3 Origem das religiões afro-brasileiras
As religiões afro-brasileiras originaram-se dos negros bantos, que ocuparam a Bahia no séc. XVII para trabalho escravo no Brasil Colônia; Contribuiu para a formação das religiões afro-brasileiras: suas crenças, músicas e práticas religiosas

4 A Umbanda Em 1763: Rio de Janeiro passou a receber africanos originários da Angola e do Congo; O Candomblé difundiu-se pela cidade com o nome genérico de Macumba, mediante as sobrevivências bantas, índias e o espiritismo; Após, Macumba passou a receber a designação de Umbanda; Edison Carneiro (1991), diz: as confrarias, chamadas a princípio de macumbas, compreendiam a linguagem mágica dos tambores e a possessão da divindade de acordo com o modelo original – e por isso se viram expulsas do perímetro urbano carioca; as sucessoras, ou aquelas que se adaptaram às novas exigências policiais, passaram a chamar-se umbanda Umbanda: identificada como a religião brasileira por excelência – formada no Brasil

5 Culto aos Caboclos A prática de cultuar os caboclos surgiu com o intuito de cultuar os aspectos dos ancestrais e antigos donos da terra Por considerarem a terra sagrada, os donos da terra são obrigatoriamente respeitados e reverenciados por seus descendentes –> como os bantos não eram os donos da terra no Brasil, estes passaram a prestar homenagem aos que consideravam os primeiros donos: os Caboclos (espíritos dos ancestrais indígenas), já que não tinham direito ou domínio sobre à terra

6 Caboclo O Caboclo incorpora três virtudes: fé, esperança e caridade;
É uma linha da direita, da prática do bem; É sinônimo de força, vitalidade e juventude; É uma entidade ligada à terra; São guias espirituais, vêm para indicar o caminho, proteger e ajudar o homem a realizar seus desejos; O Caboclo, representando um brasileiro que com a morte foi transformado em um ser sobrenatural, permite uma relação contínua entre o passado, o presente e o futuro que só podem ser entendidas através da participação nos rituais do canto e da dança (p. 437)

7 O Caboclo e a divindade “Há em ambas [as religiões, candomblé e umbanda] a crença em um Ser Superior, embora a Ele não se façam rituais. Em seu lugar são cultuadas, através da música, várias divindades com características específicas, que servem de elos entre Deus e os homens. A manifestação das divindades nos iniciados se dá através dos rituais, propiciando a relação entre o mundo real e o sobrenatural. Nas duas religiões chega-se à Deus pela alegria. Acredita-se que não é necessário o sofrimento para a purificação, mas, se Deus é a essência e amor, essa essência é alegre, assim como o real é reconhecido na forma da alegria e por isso busca-se fazer tudo cantando, com alegria e amor” (p. 437)

8 Ritual dos Caboclos Os Caboclos, tanto no Candomblé quanto na Umbanda, são louvados em festas específicas, com música e dança, cujo objetivo principal é o fortalecimento do axé que protege o terreiro e seus membros; Manifestação: postura ereta, a cabeça erguida, movimentos rápidos e gritos de saudação (p. 441); Utilizam suas cantigas como meio de transmitir suas histórias, descrevendo o lugar de onde vieram, suas características particulares, suas preferências e sua missão; A música, com funções e usos variados, expressa os diversos aspectos do ritual religioso e acompanha todas as partes das cerimônias que apresentam estruturas rituais determinadas (p. 437) As cantigas/pontos cantados, são os mesmos ou muito semelhantes no Candomblé e na Umbanda um complexo processo de trocas, portanto

9 Ritual para a chegada dos Caboclos

10 Culto ao Caboclo - Música
Nos rituais da Umbanda: os pontos cantados são acompanhadas por apenas um ou dois atabaques e um agogô; Candomblé: o conjunto instrumental que acompanha todas as cantigas é composto por um trio de atabaques, de tamanhos distintos, e por um agogô; Nos dois casos os atabaques são considerados objetos sagrados responsáveis por estabelecer a comunicação com as divindades (p. 440) Nome dos toques que seguem como acompanhamento para as cantigas: Congo, Barravento e Samba Padrões rítmicos do agogô - Umbanda e Candomblé: igual Padrões rítmicos dos atabaques - Umbanda e Candomblé : diferentes

11 Conclusão autora “A presente pesquisa não é e nem pretende ser um trabalho conclusivo sobre a música dos Caboclos. É somente mais um passo na tentativa de explicar o significado do que a música pode representar para o homem que a produz. Tanto o Candomblé de Caboclo quanto a Umbanda, chegam a este século, no Brasil, como religiões atuantes, representativas da sociedade e inseridas nos vários estilos de vida de seus adeptos, com seus repertórios próprios, em parte compartilhados” (p. 443).


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