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INSTRUMENTOS BÁSICOS DE ENFERMAGEM

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Apresentação em tema: "INSTRUMENTOS BÁSICOS DE ENFERMAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 INSTRUMENTOS BÁSICOS DE ENFERMAGEM
Disciplina: Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem INSTRUMENTOS BÁSICOS DE ENFERMAGEM Profa Dra Maria Helena Pinto 2017

2 Plano de Aula Objetivo Geral: Apresentar noções sobre os instrumentos básicos de enfermagem Objetivos específicos: O aluno deverá: Compreender as funções básicas do enfermeiro; Listar os instrumentos básicos de enfermagem; Demonstrar atributos para comunicação, planejamento, avaliação, método científico, observação, trabalho em equipe, Destreza manual, criatividade. ?:

3 Estratégia de ensino: Exposição dialogada Recursos: Multimídia
Plano de Aula Estratégia de ensino: Exposição dialogada Recursos: Multimídia Avaliação: Durante a disciplina em avaliações teóricas e ensino clínico Referências: -Horta WA, Hara Y, Paula NS. O ensino dos instrumentos básicos de enfermagem. Disponível em: -Bachion MM. Intrumentos Básicos do Cuidar: Observação, Interação e Mensuração. Simpósio Brasiliense de Sistematização da Assistência de Enfermagem. Brasília, 22 a 24 de Abril de Disponível em:

4 Instrumentos básicos de enfermagem
Conjunto de conhecimentos e habilidades fundamentais para o exercício de todas as atividades profissionais.

5 Considera-se que as Funções Básicas do Enfermeiro sejam :
A determinação do diagnóstico de enfermagem, A elaboração e execução do plano de cuidados, A liderança da equipe de enfermagem A colaboração com outros profissionais para o atendimento das necessidades globais do cliente.

6 INSTRUMENTOS BÁSICOS DE ENFERMAGEM
Comunicação Planejamento Criatividade Avaliação Destreza manual Método científico Trabalho em equipe Observação

7 Comunicação - Ato ou efeito de comunicar: fazer saber, tornar comum, participar. A mensagem transmitida pela fonte deve ser compreendida pelo recebedor. - A interação enfermeiro-paciente é constituída essencialmente de comunicação - Esses conhecimentos são aplicados nas entrevistas específicas para contato com a equipe de enfermagem e de saúde, entrevistas com pacientes...

8 É a ação de planejar, elaborar um programa de ação.
Planejamento É a ação de planejar, elaborar um programa de ação. É um processo intelectual, a determinação consciente d o curso de ação, tomada de decisão com base em objetivos, fatos e estimativas submetidas à análise. - Unidade de ação - Continuidade - Precisão - Flexibilidade - Prioridade O atendimento de enfermagem em qualidade e quantidade só é adequado resultante de um planejamento eficiente.

9 Eu observo- avalio – tomo decisão - avalio após Teve qualidade?
Avaliação Eu observo- avalio – tomo decisão - avalio após Teve qualidade? Surtiu efeito? Ex: Temperatura 40ºC – administro medicação – volto a verificar Paciente suado – dou banho – avalio depois Paciente hipertenso – medico – verifico novamente.

10 - É um processo integrante do desenvolvimento da aprendizagem.
Avaliação - É apreciação, medida. - Na educação - é a verificação do rendimento da aprendizagem em sua extensão e profundidade, tendo em vista os objetivos propostos. - É um processo integrante do desenvolvimento da aprendizagem. Para poder bem avaliar é necessário, inicialmente, que o indivíduo possa se auto avaliar objetivamente. Na enfermagem seres humanos uso constante do poder de avaliação.

11 - Identificação do problema - Definição e isolamento do problema
Método científico/ resolução de problema É o método lógico que utiliza o método científico, que consta das seguintes fases: - Observação - Identificação do problema - Definição e isolamento do problema -Emissão de hipóteses ou teoria -Comprovação das hipóteses por experimentação, raciocínio lógico ou pesquisa bibliográfica - Análise e conclusões - Generalização

12 Olhar com atenção para examinar minúcias Saber o que observar?
Observação Olhar com atenção para examinar minúcias Saber o que observar? Saber o que procurar? Uso dos sentidos - Olfato –cheira álcool? - Audição – ouvir o barulho de um respirador, água pingando - Paladar – perceber o gosto do amargo, azedo - Tato – sentir a pele fria, o suor; - Visão - ver

13 - Aspecto incisão cirúrgica - Cor da secreção
Observação Observa-se: - Ritmo cardíaco - Expressão facial - Odor (fezes...) - Aspecto incisão cirúrgica - Cor da secreção - Alteração nível consciencia - Disposição móveis para o banho - Disposição móveis após o banho - Jejum - Conforto do paciente

14 - Hoje não se concebe mais um profissional que trabalha isoladamente.
Trabalho em equipe - Atividade sincronizada e coordenada, sem atrito desenvolvido em um grupo estreitamente unido. - Hoje não se concebe mais um profissional que trabalha isoladamente. - Na complexidade da estrutura social moderna, um indivíduo depende do outro no desempenho de suas tarefas que geralmente são especializadas

15 - É a capacidade que um indivíduo tem de executar trabalhos manuais
Destreza Manual - É a capacidade que um indivíduo tem de executar trabalhos manuais - É indispensável na enfermagem um bom desenvolvimento de habilidade manual como um instrumento de trabalho e não como um fim. - O desenvolvimento da destreza manual se faz por meio de aprendizagem das técnicas que exijam tal habilidade. - Tal ensino se dá considerando-se o aumento gradativo da sua complexidade.

16 Criatividade - É a capacidade que um indivíduo tem de criar, utilizando-se de seus recursos de imaginação e espirito criador. - É uma necessidade humana, e todos os serem humanos apresentam em maior ou menor escala. - Sendo a Enfermagem uma ciência aplicada, exige-se do seu profissional a utilização de recursos de imaginação e criatividade na aplicação dos princípios científicos para a assistência de enfermagem.

17 *Compreende-se que a interdependência entre os instrumentos básicos, um reforçando o efeito do outro resulta em: Observações mais objetivas mais significativas e em maior número; identificação de problemas com menos dificuldade e mais rapidez; Histórico de enfermagem mais completo, elaboração e execução de bons planos de cuidados; habilidade manual mais aprimorada; Trabalho em equipe harmonioso e com maior rendimento; Avaliações construtivas e objetivas; Iniciativa e criatividade na solução de problemas.

18 OBRIGADA!


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