A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa. Consuelo Holanda

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa. Consuelo Holanda"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. Consuelo Holanda
Commedia dell’ Arte Surgida entre os séculos XV e XVI, na Itália, país que ainda mantinha viva a cultura do teatro popular da Antiguidade Clássica, a “Commedia dell’arte” vem se opor à “Comédia Erudita”, se afirmando até o século XVII. Também foi chamada de “Commedia All’improviso” e “Commedia a Soggetto”. Profa. Consuelo Holanda Chafic Jbeili -

2 Commedia dell’Arte: caracterísicas:
Suas apresentações eram feitas pelas ruas e praças públicas, ao chegarem a uma cidade pediam permissão para se apresentar, em suas carroças ou praticáveis, pois eram raras as possibilidades de conseguir um espaço cênico adequado. As companhias de Commedia dell’Arte eram itinerantes e possuíam uma estrutura de esquema familiar, excepcionalmente contratando um profissional. Chafic Jbeili -

3 Ela se fundamenta nos seguintes parâmetros: A ação cênica ocorria no improviso dos atores, que passavam a ser os autores dos diálogos apresentados, seguiam apenas um roteiro, que se denominava “canovacci”, possuindo total liberdade de criação; os personagens eram fixos, e muitos atores desta estética de teatro viviam seus papéis até a morte.

4 Os personagens da Commedia dell’Arte possuíam duas categorias distintas, que eram os patrões e os criados. Os personagens mais importantes eram: Arlequim,Pantaleão, Capitão, Polichinelo, e a Colombina. O Arlequim possuía habilidades acrobáticas, era um servo astuto e ignorante, um pouco ingênuo, e estava sempre envolvendo as pessoas em confusões. O Pantaleão era um comerciante idoso e mesmo com a idade avançada costumava se apaixonar facilmente, no entanto era avarento. O Capitão era um militar que gostava de festa, fanfarrão, mas com uma enorme insegurança, própria dos covardes. O Polichinelo era um criado simples e gracioso, que gostava de uma boa macarronada. Já a Colombina era uma criada com extrema agilidade, esperta e inteligente, ela costumava tirar proveito de todas as situações. A maioria dos personagens da Commedia dell’Arte foram incorporados pelo teatro de fantoches.

5 Personagens SOCIOLOGIA, 2º Ano do Ensino Médio Direitos Humanos e Cidadania É preciso que se entenda, desde o princípio, que Commedia dell’arte foi, naturalmente, um gênero de teatro bem distinto de qualquer outro (...) O termo Commedia dell’arte significa uma forma de comédia, a qual, em oposição a outras comédias escritas, não era e nem poderia ser representada a não ser por atores profissionais. (apud, DUCHARTRE, 1996:19-20). Um teatro que surge na Itália e de lá se propaga para o restante da Europa. Suas repercussões são sentidas na França, na Inglaterra, na Espanha, na Alemanha e na distante Rússia. (apud SCALA, 2003, p.19).

6 Commedia dell’Arte: espaço cênico e personagens
Arte mimética segundo a inspiração do momento, improvisação ágil, rude e burlesca. O grotesco de tipos baseada em conflitos humanos, matéria-prima da maioria dos comediantes. A fixação de tipos tornou-se seu traço característico. O contraste da linguagem, status, sagacidade ou estupidez dos personagens pré-determinadas assegurava o efeito cômico. A tipificação leva os intérpretes a especializar-se numa personagem em particular, num papel que se lhes ajustava tão perfeitamente e no qual se movimentavam tão naturalmente, que não havia necessidade de um texto teatral consolidado. Bastava combinar, antes do espetáculo, o plano de ação: a intriga, desenvolvimento e solução. Os detalhes eram deixados ao sabor do momento.  Uma vez inventado o roteiro (canovaccio), cada ator improvisa levando em conta os lazzi.

7 Arlequim SOCIOLOGIA, 2º Ano do Ensino Médio Direitos Humanos e Cidadania Arlequim é um personagem que tem sua origem na commedia dell’arte italiana. Esse personagem cômico, uma espécie de bobo da corte, tem características que o identificam rapidamente: faz muitas trapalhadas e é malandro, fanfarrão e preguiçoso. Às vezes, é representado como ingênuo e gentil galanteador. No dicionário, Arlequim também é um substantivo comum: se alguém é chamado de “arlequim”, quer dizer que é uma pessoa irresponsável ou volúvel (muda constantemente de opinião). Além disso, é sinônimo de valentão e briguento

8 Adaptações do Arlequim (Polichinelo) para as HQ’s e Cinema
SOCIOLOGIA, 2º Ano do Ensino Médio Direitos Humanos e Cidadania

9 Arlequim e Briguella

10 Personagens da Commedia dell’Arte
Arlecchino – também conhecido como Harlequin, é um palhaço. Um dos zanni. Acrobata, amoral, glutão. É facilmente reconhecível pela roupa branca e preta com estampa em forma de diamantes, ou ainda na versão de losangos coloridos. O papel algumas vezes é substituído pelo Truffeldino, seu filho. Sua máscara possui uma testa baixa com uma verruga. Algumas vezes, usa um lenço negro sob o queixo e amarrado no alto da cabeça. Geralmente, Arlecchino é o servo do Pantalone, às vezes do Dottore. .

11 Brighella – Um trapaceiro, de pouca moral e desmerecedor de confiança
Brighella – Um trapaceiro, de pouca moral e desmerecedor de confiança. É retratado como agressivo, dissimulado e egoísta.    Il Capitano – Forte e imponente, mas não necessariamente heróico, geralmente usa uniforme militar, mas de forma exagerada e desnecessariamente pomposa. Conta vantagens como guerreiro e conquistador, mas acaba desmentido. Capa e espada são adereços obrigatórios Columbina – A contrapartida feminina do Arlecchino. Usualmente retratada como inteligente e habilidosa. É uma das servas, uma zanni. Algumas vezes, utiliza roupas com as mesmas cores do Arlecchino (Arlequim)

12

13 Personagens da Commedia dell ‘ Arte
Dottore – O doutor. Visto como o homem intelectual, mas geralmente essa impressão é falsa. Ele é o mais velho e rico dos vecchi. Geralmente, interpretado como um pedante, avarento e sem o menor sucesso com as mulheres. Usa uma toga preta com gola branca, capuz preto apertado sob um chapéu preto com as abas largas viradas para cima

14 Pantalone Um dos vecchi. Geralmente, muito rico e muito avarento. O arquétipo do velho pão- duro. Não se preocupa com mais nada além de dinheiro. O cavanhaque branco e o manto negro sobre o casaco vermelho, possui uma filha casadoira ou é ele próprio um cortejador tardio

15 Pedrolino, – Também conhecido como Pierrot ou Pedro, é o servo fiel
Pedrolino, – Também conhecido como Pierrot ou Pedro, é o servo fiel. Ele é forte, confiável, honesto e devotado a seu mestre. Ele também é charmoso e carismático e usa roupas brancas folgadas com um lenço no pescoço Pulcinella – Muitas vezes conhecido como “Punch”. O esquisito, inspirador de pena, vulnerável e geralmente desfigurado. Na maioria das vezes, com uma corcunda. Muitas vezes, não é capaz de falar e, por isso, comunica-se através de sinais e sons estranhos Sua personalidade pode ser a de um tolo, ou de um enganador. Tem a voz estridente e sua máscara tem um nariz grande e curvo, como o bico de um papagaio.

16 Scaramuccia – Também conhecido como Scaramouche, é um pilantra
Scaramuccia – Também conhecido como Scaramouche, é um pilantra. Usa uma máscara de veludo negro, assim como também são suas roupas e seu chapéu. Um bufão, geralmente retratado como um contador de mentiras covarde.

17 “Temos a arte para não morrer da verdade!” Nietzsche
Professora : Consuelo Holanda “Temos a arte para não morrer da verdade!” Nietzsche


Carregar ppt "Profa. Consuelo Holanda"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google