A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A História do Jornal Juliana Magella (16), Juliana Piovesan(17) e Flávia Brady(7) Turma: 9M1; Professora: Karla Faria.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A História do Jornal Juliana Magella (16), Juliana Piovesan(17) e Flávia Brady(7) Turma: 9M1; Professora: Karla Faria."— Transcrição da apresentação:

1 A História do Jornal Juliana Magella (16), Juliana Piovesan(17) e Flávia Brady(7) Turma: 9M1; Professora: Karla Faria

2 Configuração da 1ª página (XIX)
Alguns jornais se organizavam em colunas (“O Tiro”), já outros em uma larga e única coluna(“Gazeta do Rio de Janeiro”). A primeira página do jornal tratava normalmente de assuntos que interessavam o público leitor. Havia menos matérias por cada página. Menos e maiores manchetes. Larguras das colunas eram mais padronizadas. Mais elementos não textuais. Mais espaços em brancos.

3 Exploração das notícias
As notícias que eram consideradas mais importantes permaneciam na capa do jornal. Partes do jornal eram dedicadas a divulgação de eventos (como aberturas). Outras eram direcionadas à venda de produtos caseiros ou industriais. Além disso, na época em que a escravidão não tinha sido abolida, havia notícias direcionadas a procura de escravos que fugiam. Algumas publicações eram divididas em seções, como política, comércio e artes. Os jornais serviam como meios de críticas para os governos atuantes( na maioria das vezes através das charges ).

4

5 Cores e fotografias Diferentemente dos atuais, os jornais do século XIX não possuíam muitas imagens. Normalmente apresentavam um desenho próprio do jornal em questão. Além disso, o jornal era totalmente em preto e branco. As imagens apareciam normalmente em anúncios de escravos fugidos.

6 Capa Marcante As capas de jornal ao lado se referem a um fato importante para o Brasil: A Abolição da Escravatura. Essas notícias explicam detalhadamente o que acorreu e como ocorreu.

7 Folhetim do século XIX Narrativa literária, seriada dentro dos gêneros prosa de ficção e romance. Possui duas características essenciais: quanto ao formato, é publicada de forma parcial e sequenciada em periódicos como nos jornais e revistas. Quanto ao conteúdo: apresenta narrativa ágil, profusão de eventos e ganchos intencionalmente voltados para prender a atenção do leitor.

8 Configuração da 1ª página (XXI)
Na primeira faixa horizontal está o nome do jornal. Nas colunas verticais estão distribuídas as chamadas para as notícias. A manchete, que é o título principal da edição, aparece em fontes maiores, em negrito e centralizada. Em geral, na parte superior da página. Apresenta fotografias e charges.

9 Exploração das notícias
O jornal procura manter manter os princípios fundamentais do jornalismo: imparcialidade, abrangência e atualidade. Na capa estão as informações mais importantes para chamar a atenção do leitor (manchete e chamadas). Na primeira página o leitor se depara com o resumo de notícias de diferentes seções (Ex: política, economia, esportes etc).

10 Cores e Fotografias Fotografias e charges, junto com as cores e formatos da fonte, são os elementos visuais da capa. O estilo do jornal pode variar entre o mais sóbrio e o mais exuberante. A escolha das cores e fotografias contribuem para a construção do estilo do jornal.

11 Estilo sóbrio : cria efeito de seriedade, ordem e equilíbrio.

12 Estilo exuberante: cria efeito descontração e informalidade.

13 Capa marcante de um jornal brasileiro com um tema de relevância

14 Linha do Tempo 1808 1903 1980 2003 2017

15 Características do jornal online
O jornal online é como uma forma do jornal impresso nos meios digitais. Ele possui as seguintes características específicas: Instantaneidade: ele é mais atual do que o jornal impresso. Perenidade: o material produzido online é fácil de ser guardado indefinidamente, já que pode-se guardar grande informação em um espaço pequeno. Interatividade: há vários caminhos para ler as notícias e pode-se enviar comentários. Multimediação: há várias mídias na internet: como imagens, áudio, texto, hipertexto e vídeos. Hipertextualidade: é uma referência em um documento hipertextual para outro documento ou recursos ( citações de leitura ). Pesquisa rápida: o leitor pode pesquisar os assuntos que o interessam e ir diretamente para eles.

16

17 Como o jornal impresso se adaptou ao on-line
O jornal impresso é mais detalhado e organizado. O jornal online atualiza as notícias com maior agilidade e dispõe de recursos gráficos mais avançados. Para tentar se adaptar ao novo modelo crescente, o jornal impresso passou a buscar novas tecnologias de impressão para melhorar a apresentação gráfica. Ele também passou a publicar maior número de textos produzidos por profissionais renomados no assunto comentado.

18 O Jornal Impresso e Online Atualmente
O jornal impresso é o considerado “tradicional” já que começou no Brasil em 1808 (Gazeta). Porém, está perdendo, ao longo do tempo, o seu lugar para o jornal online. Este é mais eficiente e acessível do que o impresso. O papel do jornal online atualmente é informar o leitor de forma mais prática e dinâmica sobre as notícias. Isso se encaixa muito bem na correria e falta de tempo cada vez mais presente nos dias atuais. Embora tenham suas diferenças quanto à dinamicidade, interatividade e multimediação, ambos têm o objetivo de atualizar o leitor sobre as notícias.

19 Bibliografia https://pt.wikipedia.org/wiki/Folhetim


Carregar ppt "A História do Jornal Juliana Magella (16), Juliana Piovesan(17) e Flávia Brady(7) Turma: 9M1; Professora: Karla Faria."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google