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1 MICROECONOMIA Site:

2 1.4 - Economia de Mercado e Estado
MICROECONOMIA 1.4 - Economia de Mercado e Estado MERCADO Consiste em um “grupo de compradores e vendedores que, por meio de suas interações efetivas ou potenciais, determinam o preço de um produto ou de um conjunto de produtos” (PINDYCK; RUBINFELD, 2010, p. 7). Esse mercado, que é formado pelos agentes econômicos (indivíduos e empresas, que são os demandantes e os ofertantes de bens e serviços), funciona praticamente de forma automática (lembra da mão invisível de Adam Smith?),

3 1.4 - Economia de Mercado e Estado
MICROECONOMIA 1.4 - Economia de Mercado e Estado MERCADO Mas como os compradores e vendedores chegam a uma situação favorável para ambos, de forma automática? A resposta para esta pergunta está no preço Em uma situação de concorrência perfeita, as empresas tomam os preços para se inserirem no mercado. Se os preços estão muito altos, os consumidores não vão demandar a mercadoria, forçando os ofertantes a diminuírem seus valores para não ficarem com mercadorias paradas nos estoques.

4 1.4 - Economia de Mercado e Estado
MICROECONOMIA 1.4 - Economia de Mercado e Estado Vamos pesquisar sobre o seguinte produto: Geladeira/Refrigerador Electrolux CycleDefrost! Duplex DC Litros Branco. Ao pesquisar em um site gratuito especializado em comparação de preço de produtos, verificamos que as lojas que ofertam esse produto praticam os seguintes preços:?

5 1.4 - Economia de Mercado e Estado
MICROECONOMIA 1.4 - Economia de Mercado e Estado Vamos pesquisar sobre o seguinte produto: Geladeira/Refrigerador Electrolux CycleDefrost! Duplex DC Litros Branco. Ao pesquisar em um site gratuito especializado em comparação de preço de produtos, verificamos que as lojas que ofertam esse produto praticam os seguintes preços:?

6 1.4 - Economia de Mercado e Estado
MICROECONOMIA 1.4 - Economia de Mercado e Estado Ao compararmos os preços, vemos que a média é de R$ 1.688,71. Mas, o maior preço está bem acima dos demais e, se retirarmos este mais caro veremos que a média reduzirá para R$ 1.631,27. Percebemos que a diferença de preço do ofertante II para o ofertante III é de R$ 61,99, enquanto a diferença do ofertante III para o ofertante IV é de R$ 81,90.

7 1.4 - Economia de Mercado e Estado
MICROECONOMIA 1.4 - Economia de Mercado e Estado Assim, podemos perceber que, por meio de uma escolha racional, o demandante tenderá a optar pela compra com a empresa IV; Porém, podemos trazer o conceito dos incentivos já que o diferencial de uma empresa ofertante pode não estar no preço, mas, talvez, no serviço de frete grátis, na opção de garantia estendida, nos juros do parcelamento etc.

8 1.4 - Economia de Mercado e Estado
MICROECONOMIA 1.4 - Economia de Mercado e Estado MERCADO Porém, nem todas as situações de economia de mercado podem se desenrolar com a simples interação entre demandantes e ofertantes. Em muitas situações, aparecem falhas que o mercado, sozinho, não possui condições de resolvê-las, Havendo a necessidade de uma intervenção do Estado nas relações de mercado.

9 1.4 - Economia de Mercado e Estado
MICROECONOMIA 1.4 - Economia de Mercado e Estado MERCADO Normalmente, nós, enquanto consumidores, não podemos escolher se vamos comprar energia elétrica da empresa X ou Y, já que só podemos comprá-la de uma única empresa). Esta situação configura um monopólio (quando há apenas um vendedor) que poderia fazer a única empresa que oferece o serviço cobrar um preço abusivo por sua oferta. Assim, para que este abuso não ocorra, o Estado faz uma intervenção para garantir um melhor funcionamento do setor.

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MICROECONOMIA 1.4 - Economia de Mercado e Estado MERCADO Normalmente, nós, enquanto consumidores, não podemos escolher se vamos comprar energia elétrica da empresa X ou Y, já que só podemos comprá-la de uma única empresa). Esta situação configura um monopólio (quando há apenas um vendedor) que poderia fazer a única empresa que oferece o serviço cobrar um preço abusivo por sua oferta. Assim, para que este abuso não ocorra, o Estado faz uma intervenção para garantir um melhor funcionamento do setor. Todas as situações que pedem a presença do governo para melhorar alguma imperfeição do relacionamento entre compradores e vendedores são chamadas de falhas de mercado

11 1.4 - Economia de Mercado e Estado
MICROECONOMIA 1.4 - Economia de Mercado e Estado MERCADO Externalidades Consistem na realização, por um agente econômico, de uma ação que ocasiona um impacto no bem-estar de um terceiro que não está relacionado diretamente a esta ação. As externalidades podem ser: Positivas Negativas

12 1.4 - Economia de Mercado e Estado
MICROECONOMIA 1.4 - Economia de Mercado e Estado MERCADO Externalidades Positivas Consistem na realização, por um agente econômico, de uma ação que ocasiona um impacto no bem-estar de um terceiro que não está relacionado diretamente a esta ação. As externalidades podem ser: Positivas Negativas

13 1.4 - Economia de Mercado e Estado
MICROECONOMIA 1.4 - Economia de Mercado e Estado MERCADO Externalidades Negativas Positivas Consistem na realização, por um agente econômico, de uma ação que ocasiona um impacto no bem-estar de um terceiro que não está relacionado diretamente a esta ação. As externalidades podem ser: Positivas Negativas

14 “procura; quantidade de um bem ou de um serviço que o mercado ou um
MICROECONOMIA 2.1 - Demanda Segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa (2015), a palavra demanda significa: “procura; quantidade de um bem ou de um serviço que o mercado ou um conjunto de consumidores quer comprar, por oposição à oferta”.

15 MICROECONOMIA 2.1 - Demanda

16 2.1 - Demanda MICROECONOMIA
Para a variação da quantidade demandada, conforme se altera o preço de uma mercadoria, temos uma escala de demanda (que forma a Curva da emanda).

17 2.1 - Demanda MICROECONOMIA
Porém, esta escala pode sofrer mudanças, caso existam fatores externos que vão influenciar no comportamento do consumidor. Ao mudar de semestre, o número de alunos na sala da vendedora de trufas aumenta (ou seja, a população que pode comprar aquele bem aumentou). Desta forma, se ela mantiver o preço da trufa em R$ 2,00, em vez de termos seis alunos interessados em comprar a trufa, teríamos dez alunos comprando (já que tem mais gente na classe).

18 2.1 - Demanda MICROECONOMIA
tudo aquilo que eleva a demanda por uma mercadoria, sem que o preço dela tenha sido reduzido, desloca a Curva da Demanda para a direita, conforme o Gráfico

19 Excedente do consumidor.
MICROECONOMIA 2.1 - Demanda Vamos supor que você esteja “namorando” um pacote de viagem para a maravilhosa praia de Jericoacoara (CE), cujo primeiro preço (P1) que está disposto a pagar é de R$ 1.780,00. Ao chegar à agência para fechar o pacote, você vê que este mesmo item está em promoção, e o novo preço (P2) é de R$ 1.660,00! Assim, você percebe que obtém um ganho de R$ 120,00 (R$ 1.780,00 menos R$ 1.660,00). Chamamos a este ganho de: Excedente do consumidor.

20 MICROECONOMIA 2.1 - Demanda


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