A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Política de Relações com Investidores do Itaú

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Política de Relações com Investidores do Itaú"— Transcrição da apresentação:

1 A Política de Relações com Investidores do Itaú
Geraldo Soares Superintendente de RI - Banco Itaú Holding Financeira S.A. Vice-Presidente do IBRI

2 Coletar, analisar, sintetizar e uniformizar informações internas
O papel do RI Empresa Mercado Áreas da Empresa Analistas Coletar, analisar, sintetizar e uniformizar informações internas Disseminar informações transparentes democráticas tempestivas acessíveis Acionistas RI Investidores Mídia Academia, etc Retroalimentação O RI é a voz do mercado dentro da empresa e a voz da empresa no mercado.

3 Principais Canais de Relacionamento
Atendimento a analistas: one-on-one e roadshows 2004: • 9 reuniões Apimecs (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais), com aproximadamente participantes, incluindo a reunião Apimec São Paulo, com 650 pessoas presentes e mais que acompanharam ao vivo pela internet, um recorde para o Itaú e para a Apimec – em 2005 serão 13 apresentações; • 9 roadshows / conferências no Exterior (Estados Unidos e Europa); • 15 apresentações no Brasil, em seminários, conferências e congressos sobre os mais variados assuntos ligados ao mercado de capitais; • 230 analistas atendidos pelos executivos em reuniões na sede do Itaú em São Paulo.

4 Principais Canais de Relacionamento
13 Reuniões APIMEC em 2005: 04/05 no Rio de Janeiro (pelo 7º ano consecutivo) 05/05 em Brasília (pelo 7º ano consecutivo) 31/05 em Uberaba (primeira vez – inaugurado em 2005) 31/05 em Uberlândia (primeira vez - inaugurado em 2005) 01/06 em Goiânia (pelo 2º ano) 06/06 em Florianópolis (pelo 4º ano consecutivo) 07/06 em Salvador (pelo 4º ano consecutivo) 08/06 em Recife (pelo 4º ano consecutivo) 29/09 em Juiz de Fora (primeira vez – inaugurado em 2005) 08/11 em Belo Horizonte (pelo 7º ano consecutivo) 10/11 em Fortaleza (pelo 7º ano consecutivo) 05/12 em São Paulo (pelo 10º ano consecutivo) 07/12 em Porto Alegre (pelo 7º ano consecutivo) Atendimento a analistas: one-on-one e roadshows 2004: • 9 reuniões Apimecs (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais), com aproximadamente participantes, incluindo a reunião Apimec São Paulo, com 650 pessoas presentes e mais que acompanharam ao vivo pela internet, um recorde para o Itaú e para a Apimec – em 2005 serão 13 apresentações; • 9 roadshows / conferências no Exterior (Estados Unidos e Europa); • 15 apresentações no Brasil, em seminários, conferências e congressos sobre os mais variados assuntos ligados ao mercado de capitais; • 230 analistas atendidos pelos executivos em reuniões na sede do Itaú em São Paulo.

5 Principais Canais de Relacionamento
Atendimento a analistas: one-on-one e roadshows Alert / Divulgação Global • Mailing list com mais de 12,5 mil usuários cadastrados; • Cadastramento de usuários disponível no site separado por assuntos, como comunicados, fatos relevantes, apresentações, dividendos e outros; • Parceria com a PR Newswire para disseminação dos mais importantes comunicados (ex. divulgação de resultados) para o mundo todo via wire, repercussão em diversos sites de notícias – efeito multiplicador.

6 Principais Canais de Relacionamento
Atendimento a analistas: one-on-one e roadshows Alert / Divulgação Global Relatórios Trimestrais e Anuais • Relatórios anuais e trimestrais com as Demonstrações Financeiras Completas (obrigatórias), bem como a Análise Gerencial da Operação (disclosure voluntário), disponíveis no site no mesmo dia da divulgação; • Evolução da transparência das Demonstrações Financeiras: em notas explicativas; em notas explicativas, com acréscimo de 126% no volume de informações publicado; além disso, publicação anual dos resultados em US GAAP; • Em 2004 e 2005 disponibilizamos o Relatório Anual Online no site de RI no mesmo dia da divulgação dos resultados anuais; • Balanço Social publicado anualmente desde 1999.

7 Principais Canais de Relacionamento
Atendimento a analistas: one-on-one e roadshows Alert / Divulgação Global Relatórios Trimestrais e Anuais Ações Itaú em Foco • Iniciado em 2004 e publicado trimestralmente, o “Ações Itaú em Foco” é direcionado especificamente aos acionistas; • Resultado de pesquisa iniciada com grupos foco e posteriormente ampliada para todos os acionistas do Itaú, que definiram o formato e conteúdo do informativo; • Informações sobre resultados, estratégia, desempenho das ações, atividades de relações com investidores e responsabilidade corporativa em formato sucinto e linguagem acessível aos investidores não-profissionais.

8 Principais Canais de Relacionamento
Atendimento a analistas: one-on-one e roadshows Alert / Divulgação Global Relatórios Trimestrais e Anuais Ações Itaú em Foco Fale Conosco • Grande canal de demanda dos investidores de varejo, academia e interessados; • Em 2004 recebemos em média 8 mensagens por dia de um público diversificado incluindo acionistas, público acadêmico, investidores individuais e outros interessados; nosso tempo médio de resposta é de 24 horas.

9 Principais Canais de Relacionamento
Atendimento a analistas: one-on-one e roadshows Alert / Divulgação Global Relatórios Trimestrais e Anuais Ações Itaú em Foco Fale Conosco Implantação do Microsoft CRM

10 Principais Canais de Relacionamento
Atendimento a analistas: one-on-one e roadshows Alert / Divulgação Global Relatórios Trimestrais e Anuais Ações Itaú em Foco Fale Conosco Implantação do Microsoft CRM Site de Relações com Investidores

11 Website de RI - www.itauri.com.br O que deve conter um site de RI?
Demonstrações Contábeis Completas trimestrais desde 1996 Histórico de dividendos pagos desde 1980 Simuladores, Cotações e gráficos das ações desde 1990 Press releases, fatos relevantes e comunicados desde 1995 Cobertura dos analistas e estimativa de lucros Calendário de eventos de interesse para o ano inteiro Teleconferências trimestrais desde 1999 Apresentações desde 1999 Alert

12 Website de RI - www.itauri.com.br O que deve conter um site de RI?
Demonstrações Contábeis Completas trimestrais desde 1996 Histórico de dividendos pagos desde 1980 Melhor Website de RI do Brasil - IR Magazine Brazil Awards 2005 Melhor Website de RI da América Latina - Investor Relations Magazine (2002) TOP 5 Website de RI no Brasil desde 1999 e na América Latina desde 2002 – Mz Consult Melhor Relatório Anual Online do Brasil desde 2001 e da América Latina desde 2002 – Mz Consult Melhor Website de RI do Brasil - Revista Executivos Financeiros (2002, 2003 e 2005) Simuladores, Cotações e gráficos das ações desde 1990 Press releases, fatos relevantes e comunicados desde 1995 Cobertura dos analistas e estimativa de lucros Calendário de eventos de interesse para o ano inteiro Teleconferências trimestrais desde 1999 Apresentações desde 1999 Alert

13 Criação de Valor com Ética e Governança Corporativa
2000 2001 2002 2003 2004 2005 Website de Relações com Investidores em 3 idiomas Código de Ética Corporativo Conselho Fiscal Totalmente Independente Eleição de Membros Independentes para o Conselho de Administração (atualmente 4 independentes) Adesão ao nível de Governança Corporativa da Bovespa Tag Along para TODOS os acionistas ADR Nível II na NYSE Status de Financial Holding Company Comitê de Divulgação de Fato ou Ato Relevante, com executivos e conselheiros independentes Comitê de Negociação de Valores Mobiliários, com executivos e conselheiros independentes Melhor Governança Corporativa em Mercados Emergentes (Euromoney) Programa de Recompra de Ações com prazo de um ano Publicação do Regimento Interno do Conselho Fiscal 1ª revisão do Código de Ética Corporativo Comitê de Auditoria (Padrões Internacionais): 3 conselheiros, sendo 2 totalmente independentes Regras Operacionais para a Tesouraria (1ª empresa brasileira) Nova comunicação com acionistas “Ações Itaú em Foco” Regras Operacionais para a Tesouraria Adesão aos Princípios do Equador (Agosto) Programa de Reinvestimento de Dividendos Criação do Comitê de Remuneração Comitês de Negociação e Divulgação tornaram-se estatutários Auditoria Corporativa Marca mais valiosa do Brasil pela Interbrand (4ª vez): US$ 1,3 bilhão Melhor Governança Corporativa no Brasil pela Investor Relations Magazine 2º semestre: Novo Código de Ética Corporativo Integrante desde a criação do Dow Jones Sustainability World Index (1999) Único banco latino-americano a fazer parte do índice 2005: O Banco Mais Ético e Melhor Administrado da América Latina – Revista Latin Finance / Management & Excellence

14 Valorização das Ações Preferenciais
Evolução de US$ 100 investidos em set/95 até set/05 Em US$ Valorização Média Anual em Dólar O Itaú é o banco de maior valor de mercado da América Latina 10 anos 5 anos 12 meses Itaú(1) 26,97% 26,09% 119,66% Itaú(2) 22,37% 21,62% 113,14% Ibov. 10,68% 9,35% 66,13% 1.089 753 Ataque ao WTC Crise Argentina Período Eleitoral Brasileiro Desvalorização do Real Crise Russa Crise Asiática 274 (1) Com Reinvestimento de Dividendos (2) Sem Reinvestimento de Dividendos

15 A Política de Relações com Investidores do Itaú
Geraldo Soares Superintendente de RI - Banco Itaú Holding Financeira S.A. Vice-Presidente do IBRI


Carregar ppt "A Política de Relações com Investidores do Itaú"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google