Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouFelipe Dinis Philippi Alterado mais de 6 anos atrás
1
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Dr. Carlos Fernando de Araújo Junior SETEMBRO
2
Contextualização Cruzeiro Educacional Cruzeiro do Sul Virtual
Agenda Contextualização Cruzeiro Educacional Cruzeiro do Sul Virtual Abrangência de Atuação Mineração de Dados Educacionais e Learning Analytics Análise de BI acadêmico Learning Analytics Perspectivas para o uso do BI acadêmico Futuras pesquisas
3
Educação Básica e Profissional
Grupo Cruzeiro do Sul Educacional Educação Básica e Profissional Polos
4
Educação a Distância | Abrangência da atuação
5
Estrutura da Pró-Reitoria de Educação a Distância
6
+6.000 alunos matriculados pós-graduação EAD.
Números alunos matriculados pós-graduação EAD. alunos matriculados em graduação EAD. +430 alunos matriculados em cursos técnicos EAD. 46 cursos de pós-graduação EAD. 54 cursos de graduação EAD. 3 cursos técnicos EAD. matrículas em disciplinas online nos cursos de graduação presenciais. +126 Polos de apoio presencial.
7
Mais de 70 instituições no Brasil usam o Blackboard;
Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem É um sistema desenvolvido e comercializado pela empresa americana privada de nome Blackboard; É um provedor de softwares e serviços para educação online (Blackboard, 1997). Grande parte dos usuários deste ambiente encontra-se nos EUA, porém a empresa possui seu produto distribuído e instalado em milhares de instituições em mais de 100 países; Mais de 70 instituições no Brasil usam o Blackboard; São Milhões de usuários que acessam o Blakcboard diariamente no mundo; Ex. Projeto Sena na Colombia 1 milhão e 200 mil usuários no Blackboard só em 2007.
8
Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem
9
Modelo de Educação a Distância
10
MATERIAIS DIDÁTICOS INTERATIVOS
11
Adaptável Responsivo Interativo Ágil Dinâmico Acessível
Inovação em Design e Tecnologia Adaptável Responsivo Interativo Ágil Dinâmico Acessível
12
Blackboard mobile: Pós-Graduação
Conteúdo Responsivo Blackboard mobile: Pós-Graduação
13
Animações Recursos Atividades interativas Recursos Interativos
Elementos Motivacionais Atividades interativas
14
Elementos de Comunicação – Síncronas e Assíncronas
15
Inovação Tecnológica e Pedagógica
Unidade 1 Unidade 2
16
Elementos Visuais
17
Inovação Tecnológica e Pedagógica
18
Resolução de exercícios
19
PDF Interativo
20
Ambientação Online (Gamificação)
21
Cruzeiro do Sul do Virtual
Estratégias Inovadoras com o uso do AVA Business Inteligence (BI) na esfera acadêmica Business Inteligence (BI) na esfera administrativa Sistema de gerenciamento de produção de material didático – BPM Ferramentas de apoio ao ensino e aprendizagem Webinars
22
Educational Data Mining (EDM):
Fundamentação Educational Data Mining (EDM): em português mineração de dados educacionais refere-se ao desenvolvimento de pesquisa e a aplicação de métodos computacionais para se detectar padrões em grandes conjuntos de dados educacionais, que de outra maneira, seria difícil ou impossível de se analisar, dado o enorme volume de dados existente.
23
Learning Analytics (LA):
Fundamentação Learning Analytics (LA): é uma área de pesquisa relacionada a business inteligence, web analytics, análise acadêmica, análise de ações e análise preditiva são mensurações, coleções, análise e relatórios sobre estudantes e seus respectivos contextos, se propõe a entender e otimizar a aprendizagem e os ambientes onde ocorre.
24
Propósito da análise de dados
A aplicação dos algoritmos para reconhecimento de padrões usando as técnicas de LA e EDM poderão ilustrar os comportamentos e estilos de aprendizagem dos estudantes, a posterior análise e interpretação dos resultados permitirão a criação dos modelos preditivos de desempenho e evasão, do modelo para aprendizagem adaptativa e para a aprendizagem ubíqua.
25
Concepção do BI
26
O que é Business Inteligence (BI) De onde vêm os dados
Concepção do BI Acadêmico O que é Business Inteligence (BI) De onde vêm os dados Business Inteligence (BI) na esfera acadêmica Visão do mundo acadêmico como um Cubo: Face Geral (informações consolidadas para Pró-Reitoria) Face Aluno Face Sala Virtual Face Tutoria Face Avaliação
27
Quantidade/tempo de acesso Evasão/Rematrículas Notas de avaliações
Face Geral Quantidade/tempo de acesso Evasão/Rematrículas Notas de avaliações Professores Tutores
28
Formas de Filtros: Polo Modalidades Instituições Curso Acessos
Face Aluno Formas de Filtros: Polo Modalidades Instituições Curso Acessos Notas de avaliações Interações no AVA Chamados Distribuição de notas
29
Validação do modelo de disciplina Quantidade de recursos
Face Sala de Aula Validação do modelo de disciplina Quantidade de recursos Exercícios e tipos Distribuição de notas Ferramentas usadas
30
Interação do tutor no ambiente Mensagens Fóruns
Face Tutoria Interação do tutor no ambiente Mensagens Fóruns Atividades recebidas/Corrigidas Cancelamentos Métrica de interação
31
Análises dos tipos de questões Qualidade de uma questão
Face Avaliação Análises dos tipos de questões Qualidade de uma questão Médias de acertos por questão Alunos avaliados Distribuição de notas
32
Análise de todos os dados do ambiente virtual Blackboard
Blackboard Analytics Análise de todos os dados do ambiente virtual Blackboard Acessos Conteúdos Fóruns Ferramentas Comparação entre alunos Comparação entre turmas Dados dos Sistemas acadêmicos Criação de novos relatórios Acesso a filtros e interface para análise
33
MUDANÇAS E MELHORIAS
34
Integração do BI acadêmico e administrativo:
Perspectivas de uso Integração do BI acadêmico e administrativo: Análise dos perfis para captação Análise do perfil do evasor Análises financeiras X acadêmicas Intensificar o uso do BI acadêmico pelas coordenações de cursos Disseminar o uso do Blackboard Analytics por professores, alunos e coordenadores
35
Aprendizagem Adaptativa
36
LEARNING ANALYTICS
37
Aprendizagem Ubíqua & Computação Pervasiva
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.