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PublicouIsabella Martinho Medina Alterado mais de 6 anos atrás
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Autora: Cap PM Sheila Ricarda Berbel Chefe da Seção de EaD PMESP
EaD na Polícia Militar do Estado de São Paulo, desenvolvimento e expectativas emergentes: estrutura idealizada Autora: Cap PM Sheila Ricarda Berbel Chefe da Seção de EaD PMESP
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Histórico e expectativas EaD PMESP
De 2007 a 2013: (05 Sgt, 02 Cb/Sd, 02 Temp) 300 alunos/ ano plataforma; Moodle (CAES) Teleduc (APMBB); Treinamentos e estágios (DP, DFP, GrPAe).
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2014 - Atualização versão Moodle - 10.000 alunos/ano;
2015/ Moodle alunos/ano aproximadamente; (01 Cap, 01 Sgt, 01 Cb/Sd) 2017: ampliação de ofertas, melhora estrutural e pedagógica. (CFS, CorregPM, CPTran, DP).
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Hipótese Inexistência de estrutura física, de pessoal e tecnológica capaz de atender às demandas emergentes na EaDPM.
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Metodologia de estudo:
Pesquisa exploratória por meio de aplicação de questionários aos profissionais da PMESP envolvidos com a EaDPM e de questionário aplicado em seis Instituições (PMERJ, PMDF, UNESP, UNIVESP, Universidade Mackenzie, Universidade Metodista). Princípio de Pareto 80/20.
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Pesquisa com policiais militares das Unidades que realizam cursos híbridos
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Pesquisa com policiais militares das Unidades que realizam cursos híbridos
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Pesquisa com policiais militares das Unidades que realizam cursos híbridos
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Pesquisa com Instituições que realizam cursos EaD (PMERJ, PMDF, UNESP, UNIVESP, Mackenzie, Metodista)
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Pesquisa com Instituições que realizam cursos EaD (PMERJ, PMDF, UNESP, UNIVESP, Mackenzie, Metodista)
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Pesquisa com Instituições que realizam cursos EaD (PMERJ, PMDF, UNESP, UNIVESP, Mackenzie, Metodista)
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Pesquisa com oficiais superiores nível gerencial master PMESP turmas 1991, 1992 e 1993 352 respostas
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Pesquisa com oficiais intermediários nível gerencial PMESP turmas 1994, 1996 e 1997
398 respostas
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EaD Corporativa
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Conclusão Objetivo principal - investigação das possibilidades de expansão da EaDPM; A pesquisa aplicada comprova que o principal desafio é a falta de estrutura de recursos humanos, materiais e tecnológicos seguido do necessário empenho pela mudança da cultura organizacional de aprendizado.
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Estrutura NEaD PMESP - porposta
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Referências BENTO, Alexander Gomes. Planejamento Estratégico para a produção de ensino a distância na PMESP - proposta de Instrução Provisória PM. Monografia apresentada no Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais I de 2011 (CAO I-2011). São Paulo: Centro de Altos Estudos de Segurança da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CAES), 2011. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Referenciais da Qualidade para Educação Superior a Distância. Disponível emhttp://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao2007/refead1.pdf. Acesso em 21 de Abril de 2016. DA SILVA, Augusto Bispo. Proposta de EaD para a Polícia Militar – desmistificando o design instrucional. São Paulo: Centro de Altos Altos Estudos de Segurança da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CAES), 2007. FIALHOA, Francisco Antonio Pereira; SPANHOL B, Greicy Kelli. A importância da Educação a Distância ara a educação Corporativa. Disponível em file:///C:/Users/user/Downloads/dialogo-2015.pdf. Acesso em 03 de Junho de 2016. GAMBARONI, Ricardo. Gestão do Conhecimento e Aprendizado Organizacional na Polícia Militar do Estado de São Paulo. São Paulo: Centro de Altos Estudos de Segurança da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CAES), 2009. MILL, Daniel; BRITO, Nara D. Gestão da Educação a Distância: Origens e Desafios. Disponível em Acesso em 14 de Abril de 2016.
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