Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRegina do Amaral Alves Alterado mais de 7 anos atrás
1
EAD-667 Logística e Cadeia de Suprimentos
AULAS 01 e 02 Prof. Dr. Alvair Silveira Torres Junior
2
Conceitos básicos de Logística e Cadeia de Suprimentos
3
07/16 Rede de Suprimentos; 4PL
Fulfillment stream; Plataformas Logìstica Reversa, Economia Circular
4
LOGER SUPRIR, APROVISIONAR
(do Francês) SUPRIR, APROVISIONAR
8
O inglês Keith Oliver, vice-presidente da consultoria americana Booz Allen Hamilton, foi quem cunhou o termo supply chain management (gestão da cadeia de suprimentos) num artigo publicado no jornal Financial Times em 1982
10
BIO, Sergio. LOGICOM, FIPECAFI-USP
11
SCM /SCM / SCM
12
Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos - Definição
“Gestão dos Fluxos correlatos de informações e de produtos que vão do fornecedor ao cliente, tendo como contrapartida os fluxos financeiros” (Wanke, Peter).
13
Logística - Definição Parte do SCM responsável pelo planejamento, execução e controle do fluxo e armazenagem de produtos e informações relacionadas, do ponto de origem ao consumo, visando atender as necessidades dos clientes. (Council of Logistics Management)
14
SCM X Logística Processos de Negócios Integrados X fluxo de produtos e informações relacionadas ; Estratégia Negócios X Estratégia Operacional Competências Essenciais X Competências Logísticas
16
Visões de Processo da Cadeia
Cadeia é uma seqüência de processos e fluxos dentro de cada estágio e entre os estágios Duas maneiras de analisar esses processos: Visão de ciclo Visão de empurrar e puxar (push/pull)
17
Visão de Ciclo Chegada de cliente Pedido do cliente
Atendimento do pedido Cliente recebe o pedido Gestão de estoque do varejo: ponto de pedido, tamanho do pedido, etc (EAD-662) Planejamento e programação de produção (EAD-661) Exemplos para o ciclo de pedido de cliente: supermercado e telemarketing. Objetivo do processo de atendimento de chegada de clientes: maximizar a conversão de chegadas de clientes em pedidos de clientes. Discutir os objetivos de diferentes processos dentro de cada ciclo. Nos ciclos de reposição, manufatura e de compras, indica que esses processos foram conteúdos de disciplinas do EAD. Gestão de estoque: ponto de pedido, tamanho do pedido, etc
18
Visão de Push / Pull Processos PULL – os executados em resposta aos pedidos de clientes A demanda é conhecida ao executar PULL É um processo reativo Processos PUSH – os executados antecipando os pedidos de clientes A demanda é prevista ao executar PUSH É um processo prospectivo Fronteira PUSH / PULL na cadeia separa os dois processos
19
Push/Pull: Dell Computer
20
Push/Pull: Empresa de Telemarketing
21
Objetivo da Cadeia de Suprimento
Maximizar a agregação total de valor ( = o valor do produto para cliente - o esforço gasto pela cadeia para atender o cliente) Valor total agregado ~ = lucratividade da cadeia (em geral) Lucratividade da cadeia é compartilhada pelos membros da cadeia, conforme os relacionamentos estabelecidos
25
Decisões na Gestão da Cadeia
Exemplos Características Estratégicas ou de projeto (design) Relacionamentos, Localização, capacidades, Push/Pull Longo prazo, difícil de mudar a curto prazo Planejamento Política de gestão de estoque, formatos dos relacionamentos Médio prazo, decisões de projeto são restrições Operacionais Definir datas de entrega, designação de caminhão por rota Semanas ou dias, menor incerteza
27
Representação de redes
28
Integração vertical
29
Clusters/ APLs Cluster Usuário Empresa Empresas cooperando localmente
Produção de matéria prima componentes submontagens montagens Montagem do produto Distribuição Varejo Usuário Empresa Empresas cooperando localmente Cluster
30
Redes em serviços Fluxo de serviço Fluxo de pagamento Plano de saude
radiologia Serviço de limpeza Hospital Cliente Médicos Serviço de alimentação Fabricante de equipamento Locadora de equipamento Laboratório de análise Serviço de laboratório Fornecedor de reagentes Fluxo de serviço Fluxo de pagamento
31
Cadeia do iPod da Apple Apple terceiriza toda manufatura de iPod
Flextronics, Solectron, Foxconn, Quanta, Compal Produto específico: iPod de quinta geração Video iPod de 30GB Preço de varejo Video iPod: US$ 299 no mercado dos EUA em 2006
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.