A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O projeto #AminhaEscolaNãoTemCor, reliazado nos dias 17/18-11-2016, no Colégio Sagrado Coração- Caruarau – PE tomou contornos que traspuseram as fronteiras.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O projeto #AminhaEscolaNãoTemCor, reliazado nos dias 17/18-11-2016, no Colégio Sagrado Coração- Caruarau – PE tomou contornos que traspuseram as fronteiras."— Transcrição da apresentação:

1 O projeto #AminhaEscolaNãoTemCor, reliazado nos dias 17/ , no Colégio Sagrado Coração- Caruarau – PE tomou contornos que traspuseram as fronteiras da sala, da escola, da geografia, das redes virtuais e alcançaram o mundo, tocando na ferida de um tema que a todos indigna e mobiliza, e ousou em não apenas se voltar ao debate e buscou na ação envolver alunos, pais, professores, funcionários, comunidade escolar e sociedade num amplo cenário de interações e discussões que tinham no negro sua figura central, dando-lhe espaço, vez e voz. Oficinas de arte, dança, construção de instrumentos musicais, produções visuais, composição de poemas, apresentações teatrais, mesa redonda, foram algumas das muitas ações desenvolvidas pelo projeto que ganhou a mídia e serviu de ambiente para a realização do programa jornalístico de maior audiência no horário vespertino da principal emissora de TV local, que transmitiu, na integra, Salão Mandacaru, espaço de convivência do Colégio Sagrado Coração, de Caruaru.

2 #AminhaEscolaNãoTemCor

3 #AminhaEscolaNãoTemCor
Escola: Colégio Sagrado Coração Cidade: Caruarau ( PE) Categoria: Cidadania Professor responsável: Patrícia Januária da Silva

4 #AminhaEscolaNãoTemCor
Natureza do projeto : Na década de 1970, um grupo de quilombolas no Rio Grande do Sul escolheu o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra: uma data para lembrar e homenagear o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, assassinado nesse dia pelas tropas coloniais brasileiras, em A representação do dia ganhou força a partir de 1978, quando surgiu o Movimento Negro Unificado no País, que transformou a data em nacional e foi instituído oficialmente pela lei nº , de 10 de novembro de 2011.  A lei brasileira obriga as escolas a trabalharem temas relativos à história dos povos africanos em seu currículo. Além disso, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) estabelecem que a diversidade cultural do país, deve ser trabalhada no âmbito escolar.  Assim sendo, faz- se necessário que os alunos vivenciem a prática da conscientização e que a partir dela busquem construir novos significados para vivencia social e que essa conscientização desperte- os para o contexto social vivido pela população negra no Brasil e no mundo e compreenda que formamos uma sociedade plural.

5 #AminhaEscolaNãoTemCor
Objetivos ou Resultados esperados do projeto: Conscientizar o aluno da existência das práticas cotidianas do racismo. Estudar e debater o Estatuto da Igualdade Racial. Conscientizar e valorizar sobre a importância da cultura africana na formação cultural brasileira; Oportunizar o conhecimento básico em conceitos como história, economia, sociedade e cultura africana; Sensibilizar o estudante acerca da importância da população negra no contexto mundial; Contextualizar as diversas influências africanas em nossa sociedade, tais como, na linguagem, vestimenta, alimentação e manifestações artísticas; Desenvolver o gosto pela música e pela dança através de interpretação de letras de música e conhecimento de alguns passos de dança de origem negra.

6 #AminhaEscolaNãoTemCor
Metodologia Este projeto será desenvolvido paralelamente a outras atividades durante o IV bimestre, no que diz respeito à leitura e produção de textos escritos, músicas, elaboração de cartazes com fotos e levantamentos de dados interligando os conteúdos programáticos relacionados a população negra no Brasil e nos Estado Unidos da América. Criação de uma página da no facebook para possíveis postagens de foto e vídeos dos alunos. Criação de Vídeo chamado para o projeto. Postagens de fotos a partir do tema do projeto – A minha escola não tem cor.

7 #AminhaEscolaNãoTemCor
Cronograma básico 1.Divulgação:4 a 7 de outubro 2016: Apresentação do projeto para a equipe coordenadora e turmas envolvidas ( ensino fundamental e ensino médio ). 2. Execução das ações: 11 a 31 de outubro de 2016: Realização de estudos e pesquisas no que diz respeito à leitura e produção de textos escritos, vídeos, músicas, elaboração de cartazes com fotos e levantamentos de dados . 2.1 Execução das ações: 1 a 11 de novembro de 2016: Apresentação das pesquisas e dos trabalhos em grupo, gravação dos vídeos para a página do projeto. 3. Culminância do projeto :17 e 18 de novembro de 2016: Apresentações artísticas e palestras com representantes dos diversos segmentos sociais referente ao dia da Consciência Negra.

8 #AminhaEscolaNãoTemCor
Desenvolvimento - Temas trabalhados nas disciplinas da educação infantil e ensino fundamental : História – A escravidão na América no período colonial do Brasil. Geografia e Ciências Sociais - Direitos sociais (A história de Ruby Briges:Primeira negra a ir para escola nos EUA) Filosofia- Liberdade (Como me manifesto na sociedade) Religião-A Igreja de Nossa Senhora dos Pretos ( Irmandades negras). Artes- Mistura de cores (Os diversos tons de cor da pele)

9 #AminhaEscolaNãoTemCor
Desenvolvimento - Temas trabalhados nas disciplinas da educação infantil e ensino fundamental : Português – Contos africanos ( Todos dependem da boca, O Jabuti e o Leopardo e O rato e o caçador) Matemática- Tipos de gráficos ( Dados estatísticos sobre a participação da população negra na sociedade brasileira) Inglês- Leitura e pronuncia de texto em inglês (Discurso de Martin Luther King – “ Eu tenho um sonho” ) Ciências – Conceitos básicos de genética ( Diversidade humana) hereditariedade

10 #AminhaEscolaNãoTemCor
Desenvolvimento - Temas trabalhados nas disciplinas do ensino médio :  Português -Lendas e mitos afro – brasileiros. Matemática- Dados estatísticos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre : população,educação , emprego e saúde). Inglês-Tradução musical - Oh happy day ( U.s.a Gospel Choir). Ciências – Conceitos básicos de genética ( Hereditariedade). História – A guerra civil dos Estados Unidos da América e a Sociedade da Ku Klux Klan. Geografia e Ciências Sociais -A segregação dos espaços geográficos na America Latina. Artes- Artesanato ( Oficina de bonecas negras de nó)

11 #AminhaEscolaNãoTemCor
Grupo de capoeira Grupo de maracatu

12 #AminhaEscolaNãoTemCor
Educação infantil Ensino fundamental

13 #AminhaEscolaNãoTemCor
Ensino médio Professores, coordenação,orientação,gestão,todos os setores do colégio, pais e anônimos que visitaram a página do projeto.

14 #AminhaEscolaNãoTemCor
Transmissão ao vivo

15 #AminhaEscolaNãoTemCor
Para saber sobre todas as atividades do projeto acesse a página:

16

17 #AminhaEscolaNãoTemCor
Referências brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-da-consciencia-negra.htm

18 Especificação do gasto
#AminhaEscolaNãoTemCor Especificação do gasto Valores cobrados referentes ao pagamento : - Camisa do projeto -Decoração -Transporte do grupo de dança(capoeira e maracatu ) -Lanche -Iluminação Bannes -Figurino para a apresentação musical

19 Obrigado! Obrigado!


Carregar ppt "O projeto #AminhaEscolaNãoTemCor, reliazado nos dias 17/18-11-2016, no Colégio Sagrado Coração- Caruarau – PE tomou contornos que traspuseram as fronteiras."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google